Prefeitura do Recife abre 8 mil vagas para cursos profissionalizantes

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on sábado, 12 de janeiro de 2008

A Prefeitura do Recife inicia, na próxima terça-feira (15), em 16 das  18 unidades profissionalizantes do município, o processo de inscrição  para diversos cursos básicos de formação profissional em 11 áreas de  ensino. As inscrições, que terminam na quarta-feira (16), são  gratuitas e podem ser feitas nas próprias escolas, entre 8h e  12h e das 14h às 20h. Poderão disputar as oito mil vagas  oferecidas qualquer pessoa, a partir dos 14 anos, desde que resida nos  limites físicos da cidade do Recife e nas comunidades próximas às unidades de ensino. O sorteio das vagas acontece no dia 18 de janeiro nas próprias unidades de ensino envolvidas.

 
 

A ação faz parte da política de governo do prefeito João Paulo, que  trabalha pensando no futuro dos recifenses. "Essas oito mil vagas vão  garantir mais capacitação profissional para os cidadãos do Recife,  gerando mais emprego e renda. Nosso governo está preocupado com a educação do nosso povo e está trabalhando para garantir um futuro 

melhor para todos", afirmou o prefeito João Paulo.

 
 

No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar a carteira de  identidade e o CPF originais, comprovante de residência e declaração de escolaridade (dependendo do curso escolhido). Terão prioridade  durante o sorteio os estudantes da rede municipal de ensino e as  pessoas inscritas nos programas sociais mantidos pela Prefeitura do Recife, como Projovem, Brasil Alfabetizado, entre outros. Para isso, a  vinculação deverá ser comprovada com apresentação do encaminhamento do órgão ou secretaria responsável.

 
 

De acordo com o gerente de Educação Profissionalizante do Recife, Antônio Tadeu de Oliveira, ficarão de fora do processo seletivo o  Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, na Boa  Vista, e a Associação Pestalozzi Anexa à Escola Casarão do Barbalho,  na Iputinga. "No primeiro caso, nós já temos uma demanda de inscrições definida, que é formada por pessoas previamente cadastradas no Bolsa Emprego da Prefeitura do Recife, funcionários do município, alunos das escolas situadas na RPA-1 (bairros do centro) e comerciários encaminhados pela Associação dos Comerciantes da Rua da Imperatriz", ressalta Tadeu.

 
 

Na Pestalozzi, as vagas são destinadas apenas às pessoas com  deficiência mental e às pessoas com Síndrome de Down. As famílias  interessadas devem entrar em contato direto com a escola pelo  telefone: 81. 3453.5979. Os resultados do sorteio serão divulgados nas próprias escolas no dia 22 de janeiro. Já a efetivação das matrículas estão marcadas para os dias 23 e 24. As aulas começam no dia 14 de fevereiro. Estão sendo oferecidos cursos, com cargas horárias de 250h/a e 450 h/a. "Para os cursos de 250 h/a haverá um novo período de inscrições, nos dias 03 e 04 de julho", explica o gerente.

 
 

Cursos - Os cursos oferecidos pelas escolas municipais vão abranger as  áreas de doces e salgados, corte e costura, serigrafia, marcenaria, 

idiomas, estética facial e corporal, artes, acompanhamento de idosos, 

artesanato e atendente administrativo. Pelo 2º ano consecutivo, estão sendo oferecidos em duas escolas, cursos de Garçom e Garçonete e Grafitagem.

 
 

Critérios para inscrição:

 
 

- A partir de 14 anos, nas áreas de Alimentação, Artesanato e Arte;

- A partir de 16 anos, nas áreas de Higiene e Beleza (Cabeleireiro, 

Manicure, Maquiagem e Penteado); Escritório; Indústria (Exceto 

Caldeiraria); Turismo; Vestuário; Idiomas; Educação e Saúde 

(Recepcionista na área de saúde);

- A partir de 18 anos, nas áreas de Educação e Saúde (Cuidador de 

Idoso); Higiene e Beleza (Estética Facial e Estética Corporal); 

Indústria (Caldeiraria); Alimentação (Garçom e Garçonete).

 
 

Documentos a serem apresentados no ato da inscrição: Comprovante de residência; Declaração de escolaridade (dependendo do curso que vai se inscrever); Identidade e CPF; Encaminhamento dos Programas da Rede Municipal de Ensino.

 
 

Cursos / Carga Horária:

 
 

Cursos com 250 h/a

- Recepcionista na área de Saúde;

- Atendente Administrativo;

- Vendas/Técnicas de Vendas;

- Turismo;

- Manicure;

- Maquiagem e Penteado;

- Estética Corporal;

- Idiomas: Inglês, Árabe, Espanhol, Alemão, Italiano, Francês, Latim, Grego;

- Decorações de Mesas e Festas;

- Artigos Decorativos;

- Biscuit;

- Bijuteria;

- Bordado;

- Crochê;

- Estamparia;

- Pintura em Tecido;

- Pintura em Caixas;

- Serigrafia;

- Grafitagem;

- Tapeçaria;

- Confeitaria;

- Culinária;

- Doces e Salgados;

- Pastelaria;

- Eletricidade Predial;

- Bombeiro Hidráulico;

- Solda Elétrica;

- Solda Oxi-Acetilênica.

 
 

Cursos com 450h/a

 
 

- Garçom e Garçonete

- Estética Facial

- Cabeleireiro

- Corte e Costura

- Caldeiraria

- Marcenaria

- Serralharia

- Cuidador de Idoso

- Arte: Teatro, Música, Canto, Prática de Instrumento.

 
 

Cursos com 700h/a

- Auxiliar Serviços Gerais (Atende exclusivamente portadores de 

deficiência mental)

Comments (0)