Bloco do DEFUNTO

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 7 de janeiro de 2008


O Carnaval do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, parece que quando começa não quer mais parar. Para se ter uma idéia da alegria do povo dessa cidade, existe um bloco que desfila no último minuto da quarta-feira de cinzas e só termina na quinta-feira. É o Bloco do Defunto, que completa em 2008 nove anos de irreverência pelas ruas da cidade e coloca o folião pra dançar e pular a meia-noite da quarta-feira, em pleno cemitério local.

E o que aparenta ser sinistro não causa medo a ninguém. Pelo contrário, cerca de 10 mil pessoas acompanham o bloco todos os anos. Muitos destas pessoas se agrupam em calçadas, cais, praças e marquises, mais não deixam de ver o "defunto" passar. Outras milhares fazem questão de acompanhar tanto o velório, realizado em frente ao cemitério, quanto o enterro, que acontece pelas principais ruas e ladeiras do município, finalizando no Pátio de Eventos da cidade, conhecido como Mercadão. Chegando lá um concurso de fantasia e apresentações locais encerra o cortejo.

O objetivo do Bloco do Defunto é fazer de forma simbólica um enterro para o político que nada faz durante os 365 dias do ano. O nome do enterrado só é divulgado minutos antes pela organização do bloco. É uma forma criativa que o povo tem de cobrar aos políticos mais trabalho e ainda pular carnaval em plena madrugada.

Três orquestras de frevo, carros de som, showpiroténico, batida grátis e um vídeo com os melhores momentos do Bloco do Defunto nos anos anteriores fazem parte da programação do desfile 2009, que acontece dia 06 de fevereiro, quarta-feira de cinzas no cemitério e São José, no centro do Cabo de Santo Agostinho.


Contato para informações:

blocododefunto@hotmail.com


Comments (0)