Desfile das Virgens ameaçado

4

Posted by Ciro Bezerra | Posted on sábado, 26 de janeiro de 2008


A prefeitura de Olinda tenta inviabilizar o 55º Desfile das Virgens do Bairro Novo.

Segundo o diretor do Bloco, Alexandre Maranhão, a prefeitura de Olinda está exigindo a documentação dos trios inscritos para o desfile, trios estes que já estão desfilando nas prévias de carnaval, cujos os documentos já estão (ou deveriam estar) em poder da prefeitura, apenas para tentar mudar a posição dos trios, que é definida por ordem de inscrição, critério da direção das Virgens.

Ainda segundo Alexandre, se a prefeitura de Olinda persistir com a exigência, o Bloco apenas irá se concentrar, não desfilará. O desfile só sairá com todos os trios e carros de apoio inscritos e na ordem pré-definida pela direção do Bloco.

Frevo na PAZ

0

Posted by Ciro Bezerra

O bloco do Comitê da Ação da Cidadania Brinque na Paz, realiza neste sábado(26), a partir das 15h30, seus segundo desfile do ano, com saída diante do Sindicato dos Jornalistas, na Praça Oswaldo Cruz. Este é o 12º ano de existência da agremiação que, segundo o coordenador do Comitê, Anselmo Monteiro tem como lemas a disseminação da cultura da paz e da solidariedade no período carnavalesco. Por isso, explica o coordenador, a proposta é mobilizar os foliões para levarem alimentos, livros e brinquedos para depois serem doados aos mais carentes.

Este ano o grande homenageado é o economista Maurício Andrade, que coordenou a campanha Natal Sem Fome por 10 anos e faleceu em julho do ano passado, que ganhou
um boneco gigante e será a atração do desfile, ao lado de outro boneco, o do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que criou o movimento da Ação da Cidadania em 1993.

A Orquestra de Frevo Lourdinha Nóbrega, a única formada exclusivamente por mulheres do Brasil, puxará o frevo e o cantor Ed Carlos vai animar a folia ao longo da Avenida Conde da Boa Vista.

Siri

0

Posted by Ciro Bezerra


O Blog, que não perde tempo, deu uma passadinha no "BAILE DO SIRI NA LATA", no Clube Português. Festa bonita, de muita gente interessante, fantasias criativas e a irrerverência própria da festa e do momento.

Mas, o Blog é exigente e não gostou nem um pouquinho da qualidade do som que, em alguns momentos, prejudicou a apresentação das atrações. Ficou um gostinho de quero mais no quesito som.

No mais, a festa foi bonita e reforça a máxima de que "tudo já é Carnaval"

Municipal da 3ª Idade revive a magia dos antigos carnavais

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O bom carnaval de antigamente com suas marchinhas antológicas, as fantasias ingênuas evocando personagens históricos ou dos tempos medievais, será revivido, na próxima terça-feira (29), durante a 6ª edição do Baile da Terceira Idade, no Chevrolet Hall. O baile tem como madrinha e grande incentivadora a primeira-dama do município, Luzia Jeanne Oliveira e Silva.

 
 

Coordenada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), a prévia acontecerá das 14h às 18h, aproveitando toda a estrutura do 44º Baile Municipal do Recife, incluindo a decoração e as Orquestras dos Maestros Spok e Ademir Araújo, além das animadas presenças do Rei e da Rainha do Carnaval de Recife.

PCR apóia ação ecológica no Capibaribe

0

Posted by Ciro Bezerra

Neste sábado (26), a partir das 11h, acontece uma importante ação em defesa do Rio Capibaribe. Um grupo de pescadores em 15 barcos vai remover o lixo do Rio, no trecho entre o Poço da Panela e o Parque da Jaqueira. Todo o material recolhido será doado aos catadores do Núcleo de Triagem do Peixoto, coordenado pela Prefeitura do Recife. A iniciativa é da ONG Recapibaribe, em parceria com a PCR e o Hospital Santa Joana.

Ô trem maluco!

0

Posted by Ciro Bezerra

*Karina Cardoso

Com três séculos de história, é impossível calcular a situação de degradação das Ferrovias Brasileiras. De Juscelino para cá nada mudou, foi só abandono, afinal não existe nem mesmo o policiamento dos bens que restaram das estações e prédios. O museu do Trem do Recife está há mais de 5 anos desativado. O quadro de Policiais Ferroviários Federais foi reduzido e eles foram retirados das estradas de ferro e dos prédios que fiscalizavam. Hoje estão restritos a plataformas de passageiros.

Historiadores, funcionários da Polícia Ferroviária Federal e ex-funcionários da extinta Rede Ferroviária Federal do Nordeste S. A apontam que o principal erro foi a falta de investimentos e incentivos de governos descomprometidos com o desenvolvimento do país. Com isso, em efeito cascata, vários obstáculos foram se acumulando e obstruindo a possibilidade do Brasil possuir uma Malha Ferroviária Federal, em sintonia com os avanços tecnológicos.

Isso é lamentável principalmente num país como o Brasil, de dimensões continentais, onde já se tinham investido durante séculos na criação de ferrovias por todo o país. Não é justificativa e nunca foi dizer que esse tipo de transporte pertence ao passado. Ele pertence não só ao presente como ao futuro das civilizações. Os países desenvolvidos provam isso.

A elite brasileira foi esquecendo-se do trem e o considerando ultrapassado. Deixaram de investir nas ferrovias para construir rodovias e abrir as portas para a entrada dos automóveis. Trazer novos investimentos ao país não significa jogar o que foi conquistado no lixo.

As ferrovias Brasileiras carregam até hoje uma forte memória emocional. Várias pessoas, que viveram na época em que Pernambuco era unido pelos trilhos relembram com emoção aquela época. E quem mais sofreu com a derrocada das ferrovias foi a população mais carente.

No início da década de 1990, o governo federal incluiu a RFFSA (Rede Ferroviária Federal) no processo de desestatização, dividindo-a em malhas. Há onze anos as atividades das ferrovias voltaram e não há nenhum patrulhamento policial nas ferrovias brasileiras sobre essas cargas. Alguns trechos em que elas percorrem fazem fronteiras com outros países como a Colômbia.

A malha nordeste foi leiloada no dia 18 de julho de 1997. A vencedora do leilão foi a Companhia Ferroviária do Nordeste, que iniciou sua operação em 1 de janeiro de 1998, operando atualmente 4.238 km de linhas e interligando os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A Polícia Ferroviária Federal está em processo de reestruturação desde o ano passado. No dia 25 de junho de 2007, em Brasília, aconteceu a primeira reunião de trabalho da Comissão Interministerial para estudar possíveis maneiras de reestruturar essa polícia, de acordo com o Decreto 6.061, de 15 de março de 2007. O grupo de trabalho formado pelos Ministérios da Justiça, Planejamento, Orçamento e Gestão, Transportes, Cidades e a Comissão Nacional dos Representantes da Polícia Ferroviária Federal tiveram 45 dias para a conclusão de suas atividades. O relatório foi entregue em novembro e aguarda-se a resposta do Ministro da Justiça, Tarso Genro. Nos tempos do PAC é bom não perder esse trem, o próximo ninguém sabe quando vai passar.

Karina Cardoso é jornalista


Baile Municipal terá esquema especial de trânsito e segurança

0

Posted by Ciro Bezerra

A organização do 44º Baile Municipal do Recife preparou uma festa alegre, cheia de atrações e motivos para o folião comemorar o início das festividades do Carnaval da cidade. E para garantir a segurança do folião, a Prefeitura do Recife preparou um esquema especial de serviços. Confira:

Segurança e saúde - Com o objetivo de garantir a tranqüilidade dos foliões nas imediações do Chevrolet Hall durante o 44º Baile Municipal do Recife, estarão de prontidão 200 policiais militares. Além disso, um Posto de Comando (PC) estará localizado no Chevrolet Hall. A Polícia Civil de Pernambuco também estará presente no local, através de uma delegacia móvel com um delegado e sete agentes de plantão.

A segurança da área interna e externa da prévia ainda contará com uma equipe de segurança privada, com 183 pessoas. A coordenação de segurança é formada por mais seis pessoas. Para casos de emergência, estará também disponível, ao lado do Chevrolet Hall, uma viatura de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros, com equipe de dez pessoas. No mesmo local, será posicionada uma ambulância com para-médicos de plantão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No total, entre policiamento, segurança privada, agentes de trânsito e fiscalização, 543 pessoas estarão trabalhando para garantir a segurança do 44º Baile Municipal do Recife.

Trânsito e estacionamento - O acesso do público ao Baile Municipal será realizado exclusivamente pela entrada localizada na avenida Professor Andrade Bezerra. Serão disponibilizadas 1.500 vagas no estacionamento de Centro de Convenções. O estacionamento custa R$ 3. Outra opção para quem vai de carro é usar o estacionamento localizado no Espaço Ciência. Custa R$ 5 e possui transporte para levar os foliões até o Chevrolet Hall. Ainda quem decidir estacionar no Shopping Tacaruna poderá ir até o local do 44º Baile Municipal através de um corredor iluminado e com seguranças.

 
 

Para orientar e monitorar o trânsito nas vias próximas ao Chevrolet Hall, estarão de prontidão 79 agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) da Prefeitura do Recife, Diretoria de Transportes e Trânsito da Secretaria de Planejamento, Transporte e Meio Ambiente (Seplama) da Prefeitura de Olinda e da Guarda Municipal do Recife. Serão monitoradas as avenidas Agamenon Magalhães, Pan Nordestina e Andrade Bezerra.

Cena Livre

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

NESTE SÁBADO, AO MEIO DIA, NA TV UNIVERSITÁRIA, CANAL 11, O PROGRAMA CENA LIVRE É ESPECIAL COM ALCEU VALENÇA, QUE CONVERSA COM MARCOS SANTANA E FALA SOBRE SUAS INFLUÊNCIAS MUSICAIS, SOBRE SEU FILME CORDEL VIRTUAIS, SOBRE O TRAUMA DE SE ACHAR DESCOMPASSADO, SOBRE O TAXISTA QUE FALOU QUE ELE ESTAVA ACABADO E DE VÁRIOS OUTROS ASSUNTOS.

A MÚSICA DE ALCEU TAMBÉM ESTÁ NO PROGRAMA.

PROGRAMA CENA LIVRE

SÁBADO - MEIO DIA - TV UNIVERSITÁRIA - CANAL 11

DIREÇÃO E APRESENTAÇÃO: FABIAN MIRANDA

A CORROSÃO DO NOSSO CARÁTER

0

Posted by Ciro Bezerra

Augusto Lessa

Dias atrás, durante o programa de Ciro Bezerra, A Cidade e Você, participei a seu pedido, aconselhando um livro de Richard Sennett chamado "A Corrosão do Caráter". Sennett, sociólogo de primeira linha do time norte-americano, tem seu nome marcado para sempre na história por causa de outro livro, clássico e referência na sociologia do século XX, "O Declínio do Homem Público". Na hora do bate-papo com o Ciro, eu dizia que o livro não era um lançamento, mas que, por sua atualidade, a editora Record mantinha-o sempre em catálogo e nas prateleiras das livrarias que se prezam (ao contrário da admirável Cia. Das Letras, que não reedita "O Declínio do Homem Público" há anos).

Por que então recomendei "A Corrosão do Caráter"? Bom, em primeiro lugar, já é uma visão inicial de Sennett sobre o século XXI e suas inseguranças sociais, uma garantia de, pelo menos, sabedoria com responsabilidade. Sennett discute as constantes reviravoltas do capitalismo e as saídas achadas pelos picaretas de plantão para justificar as mais loucas estratégias administrativas das empresas. Reengenharias e outras patifarias encontradas por "consultores de empresas", título até hoje não esclarecido, como também observa Roberto Pompeu de Toledo (meus respeitos) em Veja desta semana, ao referir-se à nova profissão de Zé Dirceu.

Nossas empresas, e refiro-me aqui exclusivamente ao Brasil, são verdadeiros jardins de infância no mundo corporativo (essa expressão e seu conceito moderno são estúpidos demais), todas sofrendo de um profundo "complexo de Peter Pan". Nos anos noventa, quando se iniciaram os processos de privatização, quando as empresas privadas tiveram de entender seu papel num "novo capitalismo", não entenderam nada. Uma horda de "consultores" invadiu nossas tribos empresariais cheia de fórmulas mágicas para revitalizar os processos de produção. Eram, principalmente, picaretas norte-americanos que, com esse título na bagagem, um discurso parecido com o lábia de pastor evangélico, encantaram empresários que se diziam astutos. Reengenharia, 4S, 6Z, Flexibilidade, e outras safadezas invadiram os departamentos de Recursos Humanos.

O Plano Collor já havia feito dos nossos empresários figuras assustadas, tendentes a esconder sua grana sob colchões. Não podemos esconder: ainda somos bodegueiros vestindo a ultima moda, usando notebooks caríssimos, utilizando os celulares mais sofisticados do mundo. Essas maquininhas são aconselhadas pelos "consultores". Ora, o que eles deveriam aconselhar seria uma instrução escolar pelo menos mediana a esses homens, as noções de que curto, médio e longo prazos não são brincadeiras na implantação de uma empresa. Deveriam ter ensinado que Flexibilidade nada tinha a ver com o demite e admite funcionários de maneira indiscriminada; nada a ver com fechamento e abertura de filiais aqui, ali e acolá; nada tinha a ver com a remodelação de um sistema administrativo estruturado sobre bases podres.

Com esses "consultores", a ganância varejista e senso bodegueiro de administração estavam fadando suas empreitadas ao esgoto. Os departamentos de Recursos Humanos com seus psicólogos e administradores trabalhando no modelo da Revolução Francesa eram feitores de Robespierres cotidianos. O homem (funcionário) passou a viver na insegurança e sob o terror da Flexibilização, que é, na verdade, unicamente a incapacidade de prever racionalmente às tendências de mercado e trabalhar honestamente sobre bases sólidas (não me interessa a carga de tributação: se você quer ser empresário sabe que ela é assim, e que tem de ser mudada pela Lei e não pela sonegação. Dizia mamãe: quem não pode com o pote não pega na rodilha).


Flexibilização foi uma palavra inventada para definir incompetência e experimentalismo irresponsável, era e é, mais uma vez, o homem máquina, o homem parafuso, o homem "coisa nenhuma" na mão de doidos em busca dos seus trocados imediatos para sustentarem empreitadas particulares que nada têm a ver com o progresso econômico social. Enquanto o empresariado brasileiro não entender que seu funcionário não tem nenhuma obrigação de sustentar suas amantes e seus empreendimentos imobiliários, viveremos nesse feudalismo. Hoje em dia, mais uma vez o homem, empregado brasileiro, continua a ser desrespeitado e aprende a desrespeitar como troco. Agora, de forma muito pior: com o desrespeito patrocinado pelo homem e pelo partido que combateram isso por toda a vida (inúteis!).


Sennett, a certa altura do seu "A Corrosão do Caráter" diz que "um regime que não oferece aos seres humanos motivos para se ligarem uns aos outros não pode preservar sua legitimidade por muito tempo". É isso o que ocorre com nossas empresas: ofertam-nos migalhas para uma produção sadia e competitiva. Mas, o saudável Bill Clinton, diz em seu livro de memórias que "qualquer emprego é melhor do que nenhum emprego". Não, Mr. Clinton, não é não. Um emprego é uma ocupação muito mais sagrada do que uma agregação a uma religião. Um emprego é uma base para uma família, que – mesmo sendo velho o que digo – é uma base para a sociedade. Se a família se estraga, se corrompe e se corrói, se seus elementos não têm caráter definido, a sociedade também não tem. Desse modo, não tem o País nem o planeta em que ele está fincado.

Termino não com um político nem com um sociólogo, mas com um poeta. Gonzaguinha: "sem o seu trabalho o homem não tem honra, e sem a sua honra se morre, se mata".


Quinta-feira de folia nas ruas do Recife

0

Posted by Ciro Bezerra

O aquecimento para o Carnaval Multicultural do Recife continua nesta quinta-feira (24). A partir das 19h, acontece mais um ensaio de batuqueiros comandado pelo percussionista Naná Vasconcelos. A prévia acontece na sede do Maracatu Nação Gato Preto, na Rua Laje Grande, 155, no Alto dos Coqueiros.

Já no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, às 20h será realizado o ensaio do Bloco "Eu Quero Mais". Ao final da apresentação, prevista para as 23h30, a orquestra e os integrantes do bloco sairão em cortejo pelas ruas do Recife até o Pátio do Terço.


Banho de Frevo

0

Posted by Ciro Bezerra

Três dias de muita folia, na cidade de Paudalho, zona da mata norte de Pernambuco. A cidade tem o tradicional Carnaval de rua com os desfiles dos clubes Estrela, Lenhadores e Cruzeiro do Sul. Mantém, ainda as prévias dos clubes com grandes orquestras de frevo e, durante dos três dias pra valer, são vários pólos de animação. Confira a programação:


 

PÓLO BANHO DE FREVO - (Parque de Eventos Beira Rio)


 

Dia 03.02.08 (Domingo).

    12h00min h. – Orquestra de Frevo 22 de Novembro

    14h00min h. – Lobalipso Elétrico

    16h00min h. – ALMIR ROUCHE

    

Dia 04.02.08 (Segunda-feira)

    12h00min h. – Renato Barros e Banda

    14h00min h. – Orquestra Show de Frevo e Rosimar Lima

    16h00min h. – MARROM BRASILEIRO

    

Dia 05.02.07 (Terça-feira)

    12h00min h. – Orquestra Fênix de Frevo e Rosimar Lima

    14h00min h. – Capim Elétrico

    16h00min h. – EDCARLOS

Casa da Cultura recebe atrações consagradas no segundo fim-de-semana de prévias

0

Posted by Ciro Bezerra

Lia de Itamaracá, Maciel Salu e o Terno de Terreiro e a Banda de Música Saboeira

são algumas das atrações que marcarão presença nesta sexta-feira e sábado

Atrações consagradas da cultura popular do Estado sobem ao palco da Casa da Cultura na programação deste segundo fim-de-semana de prévias carnavalescas. Lia de Itamaracá, Banda Música Saboeira e Maciel Salu e o Terno de Terreiro se apresentam nesta sexta-feira (25) e sábado (26), no Carnaval 2008 promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A manhã da sexta-feira é aberta com os metais da Orquestra Super Frevo, que se apresenta a partir das 9h. O frevo continua animando a Casa da Cultura, mas em sua forma lírica. O Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde divulga e resgata a tradicional cultura dos antigos carnavais de clube. Fundado em 1991, O Bonde desfila suas canções saudosistas e nostálgicas para os visitantes do espaço. Fechando a programação matinal, Lia de Itamaracá, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, mostra sua famosa ciranda, representando o Ponto de Cultura Estrela de Lia, do Governo Federal. Ao meio-dia, é a vez do Afoxé Oxum Panda mostrar a cultura negra aos presentes e do grupo instrumental Treminhão, que mistura rock e Latin Jazz com elementos do movimento armorial, choro, maracatu, baião, frevo, caboclinho, cavalo-marinho, ciranda e coco, fazendo uma releitura dos ritmos pernambucanos.

No sábado, quem retorna ao palco do Carnaval 2008 da Casa da Cultura é a banda de música mais antiga de Pernambuco, a Saboeira, que inicia o frevo a partir das 9h. Fundada em 1849 em Goiana, Zona da Mata Norte, a orquestra chegou a se apresentar ao Imperador Pedro II e foi escola para os maestros Duda e Spok. Também se apresenta pela manhã, o caboclinho Índio Tupi Guarani, da cidade de Buenos Aires e um dos mais tradicionais bonecos gigantes de Olinda, o Filho do Homem da Meia Noite, criado em 1980. A partir das 12h, a UR Frevo Orquestra também volta a se apresentar na Casa da Cultura, levando mais frevo para os presentes.

O maracatu de baque virado Encanto da Alegria - ligado ao Ponto de Cultura Encanto da Alegria, do Ministério da Cultura – também se apresenta à tarde. E encerrando a programação do sábado, Maciel Salu e o Terno de Terreiro leva o som da rabeca e as suas marcantes percussões. O grupo, conhecido por sua autenticidade musical, integra a cena contemporânea pernambucana, renovando as tradições e ligando o tradicional ao novo.

Até a semana pré-carnavalesca serão 67 atrações, entre clubes de frevo, afoxés, bois, bandas locais, grupos de percussão, cavalos marinhos, blocos e escolas de samba, blocos afro, maracatus de baques solto e virado, ursos, blocos líricos e cocos, que terão passado pelo Carnaval 2008 da Casa da Cultura. A programação continua na segunda-feira (28) e segue até o dia 31 deste mês, sempre às 9h da manhã e ao meio-dia.

 
 

SERVIÇO
Carnaval 2008 da Casa da Cultura


Sexta-feira - 25/02


 9h - Orquestra Super Frevo, Bloco Lírico O Bonde e Lia de Itamaracá
12h – Afoxé Oxum Panda e Treminhão
Sábado - 26/02
9h – Banda de Música Saboeira, Índio Tupi Guarani e Filho do Homem da Meia Noite
12h – UR Frevo Orquestra, Encanto da Alegria e Maciel Salu e o Terno de Terreiro

Entrada Franca
A programação segue de segunda-feira (28) a quinta-feira (31)

Oiti na rua

0

Posted by Ciro Bezerra


Mais um convite para uma grande prévia do nosso Carnaval. Hoje cedo, ligou pra mim o nosso querido amigo e grande rubro negro Marcos Belfort e me fez uma verdadeira intimação. Sintam o drama:

BLOCO DO OITI 2008

Concentração neste sábado (26), 12 horas, na Rua Barão de Itamaracá com Rua da Hora, no bairro do Espinheiro. Segundo Belfort, o bloco sairá por volta da cinco da tarde. Eu não sei não, viu?

Atrações:

D´breack, Maracatu, Frevioca, 15 Bonecos gigantes de Olinda, 50 passistas do frevo sincronizado, desfile com duas rainhas e um show pirotécnico com 10 mil tiros.

Homenageados:

Edmir Régis - político, jornalista, procurador aposentado e escritor e Dílson Prado CAvalcanti.

Belfort, tô chegando!

Shows carnavalescos movimentam o Recife neste sábado

0

Posted by Ciro Bezerra

 
 

Neste sábado (26), as prévias do Carnaval Multicultural do Recife movimentam o público recifense e turistas. No bairro de Água Fria, Naná Vasconcelos comanda ensaio com batuqueiros na nação Maracatu Cambinda Estrela. A apresentação acontece às 19h, na Rua Aurilândia, nº 151.

No Pátio de São Pedro, bairro de São José, acontece o Sábado Mangue. A partir das 21h, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério dita o passo do frevo. Às 22h30, quem se apresenta é a Trombonada. Para a meia-noite, está programada a participação do cantor Ortinho.

No pólo Moeda/Arsenal, a programação começa às 19h com desfile de agremiações e apresentações de músicos. A primeira atração é uma Orquestra de Frevo Itinerante acompanhada de passistas. Às 20h, desfila o Boi Cara Branca de Limoeiro, em seguida, o Urso do vizinho (20h30), Clube de bonecos da Ilha do Maruim (21h), Grêmio Recreativo Escola de Samba Galeria do Ritmo (21h30), Maracatu de Baque virado Cambinda Estrela (22h), Orquestra de Frevo itinerante com passistas, e fechando a noite, Clube de Frevo Girafa em Folia (22h30).

ALFREVO

0

Posted by Ciro Bezerra


O Blog recebe convite do amigo ALF - André Luis Farias, presidente da Tv Pernambuco e pré-candidato à convenção do PDT a prefeito de Olinda, para inauguração do POLO ALFREVO, que funcionará como QG do frevo, durante os dias de folia. O POLO ALFREVO promete ser um espaço disputadíssimo por muitas lideranças políticas que passarem pela cidade patrimônio.

Homenagem ao FREVO!

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ed Carlos, cantor que interpreta a música que homenageia os 100 do frevo, será um dos meus entrevistados, nesta quarta-feira (23), 7h15 da manhã, no programa "A CIDADE E VOCÊ", na TV Estação Canal 14.

FAÇA O TESTE E SE PREVINA CONTRA O CÂNCER

1

Posted by Ciro Bezerra

*Uma dica do nosso Chico Carlos

Conhecido desde o início da história da medicina, o câncer ocupa hoje o terceiro lugar entre as causas de morte em nosso meio. A origem do câncer está associada em 85% dos casos aos fatores ambientais tais como hábitos alimentares, fumo, álcool, produtos químicos, exposição ao sol e tantos outros e em 15% à hereditariedade.

Todas as pessoas podem ter câncer, porém quando os fatores de risco são conhecidos, o câncer pode ser evitado, ou pelo menos detectado precocemente e tratado em tempo de cura. Os conhecimentos de biologia molecular, de carcinogênese, dos marcadores tumorais e dos métodos de imagem têm permitido diagnósticos precoces mais freqüentes, oferecendo melhores condições de tratamento a cada paciente.

A prevenção é possível em várias etapas da história da doença: antes dela se manifestar, aos primeiros sinais e sintomas da mesma, ou ainda para a minimização das complicações quando a doença já está estabelecida. Características próprias dessa doença e do seu tratamento levaram à evolução de uma especialidade médica [Oncologia] que abrigasse as particularidades do diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer.

Na realidade, um terço dos casos de câncer no mundo - quase 4 milhões a cada ano - poderia ser evitado se fossem adotadas medidas preventivas, segundo a União Internacional contra o Câncer. No Brasil, onde ocorrem 472 mil novos casos a cada ano [17.620 em Pernambuco], a situação é ainda mais preocupante porque boa parte da população desconhece que hábitos como vida sedentária e alimentação rica em gorduras podem levar ao surgimento de um tumor.

Um terço dos casos de câncer no mundo - quase 4 milhões a cada ano - poderia ser evitado se fossem adotadas medidas preventivas, segundo a União Internacional contra o Câncer. No Brasil, onde ocorrem 472 mil novos casos a cada ano [17.620 em Pernambuco], a situação é ainda mais preocupante porque boa parte da população desconhece que hábitos como vida sedentária e alimentação rica em gorduras podem levar ao surgimento de um tumor.

Vale destacar que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e o médico cancerologista Jaime de Queiroz Lima, chefe do Departamento de Diagnóstico, Prevenção e Tratamento do Hospital do Câncer de Pernambuco, desenvolveram um site que oferece ao internauta o teste de detecção do grau de risco para nove tipos diferentes de câncer, além de informações sobre a doença, medidas e exames.

Dentro dessa finalidade, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco [SIMEPE] se associa na trabalho de divulgação junto aos seus associados, bem como a opinião pública em geral para participar do teste de detecção do grau de risco de câncer.

* Chico Carlos é jornalista da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Médicos.

Acesse agora o site:
http://www.previnaocancer.com.br/

Casas Bahia fatura R$ 13 bilhões

0

Posted by Ciro Bezerra

A Casas Bahia fechou o ano de 2007 com faturamento da ordem de R$ 13 bilhões, crescimento de 13% sobre a base de 2006, ficando acima da previsão inicial da empresa. Os R$ 1,5 bilhão a mais no caixa da rede é significativo.

Afinal, o valor é maior que a soma dos resultados obtidos por todos os concorrentes do setor de varejo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis durante 2007 e trez vezes maior que os 4,5 % do PIB.

Renascer diz que bispa Sônia se apresentou à Justiça dos EUA

0

Posted by Ciro Bezerra


Segundo igreja, Sônia Hernandes se apresentou à Justiça americana na segunda-feira.Bispa deverá cumprir cerca de cinco meses em regime fechado.

BOVESPA APROVA CORTE DE JUROS E SOBRE 4,45%

0

Posted by Ciro Bezerra

Corte inesperado da taxa básica nos EUA, anunciada hoje pelo Federal Reserve, gerou otimismo e fez mercado recuperar parte das perdas de 6,6% registradas na segunda-feira.
EFEITO NO BRASIL
Quando o Fed reduz os juros nos EUA, torna o crédito mais barato, o que aumenta a perspectiva de gastos dos consumidores e lucro e investimentos das empresas. Isso se reflete também no Brasil, que exporta muitos produtos para os EUA e para vários países que podem ser afetados por uma crise na economia norte-americana.
REAÇÃO DO DÓLAR
Com a queda na taxa de juros dos EUA, os investidores procuram papéis de países que pagam juros maiores, como o Brasil. Por isso, há um fluxo maior de investimentos em bolsa, especialmente de investidores estrangeiros em busca de rendimentos maiores. Com a entrada de mais dólares no país, o real se valoriza e a cotação da moeda americana cai, barateando também os preços das importações para o país.
IMPACTO NOS JUROS
A entrada de dinheiro no Brasil também reduz a pressão de alta dos juros no país, tanto no mercado financeiro quanto pelo Banco Central do Brasil, que define a taxa básica da economia (a Selic, atualmente em 11,25% ao ano) A taxa de juros dos EUA influencia as taxas dos outros países. Quando os juros americanos caem, há mais espaço para os outros bancos centrais cortarem suas taxas.
O QUE VAI ACONTECER AGORA?
O Fed se reúne novamente na próxima semana, quando pode reduzir novamente os juros. Não há unanimidade entre os economistas, no entanto, sobre a eficácia da ação do Fed, já que a redução dos juros pode demorar para se refletir na economia real. Portanto, permanece o clima de apreensão no mercado financeiro em relação à crise imobiliária nos EUA, e as bolsas podem voltar a cair neste ano.

Taxistas operam com Bandeira 2 no Carnaval

0

Posted by Ciro Bezerra

A Prefeitura do Recife autorizou o uso de Bandeira 2 para os serviços de táxi da cidade durante o Carnaval. A mudança, publicada em Diário Oficial nesta semana, estará em vigor exclusivamente no período de 1 a 6 de fevereiro. A Bandeira 2 começa a partir das 22h da Sexta-feira (1°) até às 6h da Quarta-Feira de Cinzas (6).

Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a tarifa deixará de custar R$ 1,55 e passará para R$ 1,86, tanto de dia quanto à noite. Os táxis que operam no Serviço do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) utilizarão a tabela B e os que ficam no Aeroporto Internacional dos Guararapes usarão tarifa adicional, ou seja, será aumentado 20% no valor das tarifas conforme tabela do local.

Apagando a idéia

0

Posted by Ciro Bezerra

A partir do dia 12 de fevereiro será proibido fumar em restaurantes, bares e boates do Recife. Trata-se de uma lei federal que não vem sendo cumprida, mas que a Procuradoria Geral do Trabalho decidiu exigir a aplicação. Só será permitido o fumo em estabelecimento que tenham áreas especiais e abertas.

Os clientes terão que se acostumar como fizeram nos aviões e shppings centers, onde o fumo é proibido.

Tá na Folha

0

Posted by Ciro Bezerra

Primeira página da Folha de Pernambuco de hoje (22): 6 MORTOS EM 6 HORAS - Noite e madrugada de muito sangue na Região Metropolitana do Recife. A matança começou às 21 horas e só terminou às 3 da madrugada.

Cansou do tempero de casa?

0

Posted by Ciro Bezerra

Segue aqui uma super dica pra você que adora brincar Carnaval e aproveita a irreverência do momento: SÓ COMO NA RUA. Primeiro bloco gastronômico do país.
O objetivo é unir os chefs, estudantes de gastronomia, empresários do setor e profissionais dos bares, restaurantes e indústrias alimentícias.
O bloco é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e da Engenho Comunicação.
A concentração acontecerá a partir do meio dia, no Pólo Pina, com orquestras de frevo, samba do Preto Velho, além de Patusco e maestro Spock, criador do Hino do Bloco.

Galo Salgado!

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife, inicia a partir desta terça-feira (22) as vendas dos camarotes para o desfile do Galo da Madrugada, que acontece no próximo dia 2 de fevereiro.

Os valores podem variar de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

Estão disponíveis para a venda 36 camarotes, divididos para abrigar grupos de 20, 30, 40 ou 50 pessoas, em espaços que variam de 11m2 a 22 m².

Os camarotes, que estão localizados na Rua do Sol e Avenida Guararapes, só poderão ser adquiridos por um grupo fechado.

Os locais autorizados para a venda são o Paço Alfândega e o Shopping Boa Vista.

Turismo

0

Posted by Ciro Bezerra

Depois de realizarem uma reunião nesta tarde, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, Infraero e Polícia Federal prometeram melhorar o atendimento aos turistas que chegam a Pernambuco no período do verão.

O turista dos vôos internacionais passarão menos tempo para desembarcar no Recife.

Atualmente, o visitante leva cerca de uma hora e meia para se desembaraçar da burocracia e entrar no país. Com as novas medidas, a demora será reduzida para 40 a 50 minutos, tempo que está dentro das recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional.

O superintendente da Polícia Federal informou que haverá um aumento no efetivo da instituição, dentro do Aeroporto, com a contratação de mais 30 pessoas e qualificação profissional para a emissão de passaportes.

"Vamos trazer a Delegacia de Imigração para o terminal aéreo de passageiros e ampliar o atendimento para garantir uma maior agilidade na emissão de passaportes", anunciou Angelo Gioia.

Crise

0

Posted by Ciro Bezerra

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, admitiu nesta segunda-feira que o Brasil não está imune a uma recessão dos Estados Unidos. Ele ressaltou, no entanto, que, hoje, o país está mais preparado para enfrentar um cenário adverso.

"Não temos a ilusão que o Brasil está imune a desenvolvimentos externos. Mas cremos que estamos mais preparados para enfrentar cenários adversos", disse Meirelles.

Segundo ele, o BC estará preparado para tomar medidas no caso de um agravamento do cenário externo, mas avisou que elas terão caráter preventivo e não emergencial. "Se necessário tomaremos medidas, mas sempre medidas preventivas para evitar problemas no futuro". Da Folha Online.

Cobra engole bezerro em fazenda em Minas

0

Posted by Ciro Bezerra

Uma cobra, com cerca de cinco metros, foi capturada após engolir um bezerro de uma fazenda de Pirajuba, distante 90 Km de Uberaba, em Minas Gerais. Muitas pessas pararam para ver o animal, que foi levado pela Polícia do Meio Ambiente, para uma reserva ecológica em Volta grande.

Venda de bebida alcoólica em estradas federais será proibida a partir de fevereiro

0

Posted by Ciro Bezerra

A venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais vai ser proibida a partir de 1º de fevereiro.

A determinação consta de medida provisória assinada nesta segunda (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a MP, fica proibida a comercialização de qualquer bebida que contenha álcool em sua composição com grau de concentração igual ou acima de 0,5º. O descumprimento da norma implicará multa de R$ 1.500 ao comerciante.

Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado, e o acesso ao estabelecimento pela rodovia suspenso por um período de dois anos.Os estabelecimentos comerciais situados às margens das rodovias federais deverão fixar avisos indicando a proibição em locais de ampla visibilidade. Caso contrário, estarão sujeitos a multas de R$ 300. Os comerciantes têm até o dia 31 de janeiro para se adequar à nova legislação, cuja fiscalização caberá à Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo o Ministério da Justiça, o ministro Tarso Genro disse que a MP representa um avanço importante no combate à violência no trânsito e à mortalidade nas estradas. "Trabalhos do Centro de Estudos de Prevenção e Reabilitação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) destacam que mais de 88% das vítimas mortais dos acidentes de trânsito apresentavam álcool no sangue", informou a nota do ministério.

De acordo com o Ministério da Justiça, a PRF reforçará a fiscalização nas estradas já na Operação Carnaval, que será lançada pelo ministro Tarso Genro no dia 31 de janeiro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Dica

0

Posted by Ciro Bezerra

Frevo e samba marcam a terça-feira na Casa da Cultura

Nesta terpa (22) a Orquestra Revoltosa abre a programação da Casa da Cultura com muito frevo, a partir das 9h. O maracatu de baque solto da Cambindinha Dourada de Carpina também se apresenta pela manhã, que é encerrada com mais frevo, desta vez levado pelas integrantes da Orquestra 100% Mulher. A partir das 12h, o Boi Faceiro sobe ao palco e, logo depois, o bloco D´Breck conclui a festa do dia com muito samba.


Banda de Música Saboeira leva o frevo tradicional à Casa da Cultura

As apresentações de quarta-feira (23) do Carnaval 2008 da Casa da Cultura vão ser iniciadas, às 9h, pela segunda banda de música mais antiga do Estado. Fundada em 1849, a Banda Saboeira, de Goiana, chegou a se apresentar ao Imperador Pedro II. O maestro Duda, arranjador, músico e compositor pernambucano reconhecido, e o famoso saxofonista maestro Spok, começaram a carreira musical na Saboeira. Depois dela, o grupo recifense de percussão Raízes Negras – ligado ao Ponto de Cultura Centro Maria da Conceição, do Governo Federal - e O Urso Cangaçá, de Água Fria, encerram as atrações matinais. A partir do meio-dia, o Clube de Frevo Bola de Ouro ferva ainda mais o espaço. Para fechar o dia, o Maracatu Baque Livre Batucada Badia, mais conhecido como Maracatu Badia, se apresenta, com o primeiro grupo de maracatu com formação inteira de mulheres.


A programação segue de segunda a sábado, até o dia 31/01