BOVESPA APROVA CORTE DE JUROS E SOBRE 4,45%

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Corte inesperado da taxa básica nos EUA, anunciada hoje pelo Federal Reserve, gerou otimismo e fez mercado recuperar parte das perdas de 6,6% registradas na segunda-feira.
EFEITO NO BRASIL
Quando o Fed reduz os juros nos EUA, torna o crédito mais barato, o que aumenta a perspectiva de gastos dos consumidores e lucro e investimentos das empresas. Isso se reflete também no Brasil, que exporta muitos produtos para os EUA e para vários países que podem ser afetados por uma crise na economia norte-americana.
REAÇÃO DO DÓLAR
Com a queda na taxa de juros dos EUA, os investidores procuram papéis de países que pagam juros maiores, como o Brasil. Por isso, há um fluxo maior de investimentos em bolsa, especialmente de investidores estrangeiros em busca de rendimentos maiores. Com a entrada de mais dólares no país, o real se valoriza e a cotação da moeda americana cai, barateando também os preços das importações para o país.
IMPACTO NOS JUROS
A entrada de dinheiro no Brasil também reduz a pressão de alta dos juros no país, tanto no mercado financeiro quanto pelo Banco Central do Brasil, que define a taxa básica da economia (a Selic, atualmente em 11,25% ao ano) A taxa de juros dos EUA influencia as taxas dos outros países. Quando os juros americanos caem, há mais espaço para os outros bancos centrais cortarem suas taxas.
O QUE VAI ACONTECER AGORA?
O Fed se reúne novamente na próxima semana, quando pode reduzir novamente os juros. Não há unanimidade entre os economistas, no entanto, sobre a eficácia da ação do Fed, já que a redução dos juros pode demorar para se refletir na economia real. Portanto, permanece o clima de apreensão no mercado financeiro em relação à crise imobiliária nos EUA, e as bolsas podem voltar a cair neste ano.

Comments (0)