RISCO DE USO DO CELULAR

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 29 de abril de 2008

Deu na Folha Online!

O MP (Ministério Público) do Rio de Janeiro instaurou uma investigação para analisar o impacto do uso de celulares para a saúde dos usuários. O MP está coletando dados sobre o assunto para embasar uma possível ação civil pública contra operadoras e fabricantes de celular, por não informarem aos consumidores sobre os supostos riscos desse uso.

O inquérito foi instaurado por Rodrigo Terra, promotor de Justiça de defesa do consumidor do MP do Rio, no início deste mês, após a divulgação de uma pesquisa no qual o médico Vini Khurana, da Faculdade Nacional de Medicina da Austrália, afirma que há ao menos oito estudos clínicos que indicam uma ligação entre o uso de celulares e certos tipos de tumor no cérebro.

"Se essa informação se confirmar, teremos que tomar medidas para que os efeitos nocivos do celular sejam informados pelos fabricantes", afirma.

Terra afirma que o MP pode entrar na Justiça com uma ação para obrigar as empresas a informarem sobre esses riscos. Seria algo similar ao que acontece atualmente com a indústria do cigarro. Isso deveria ocorrer nos anúncios e no rótulo dos produtos.

No entanto, a pesquisa do médico australiano, na qual Terra se baseou, é contestada pelo Centro Australiano para a Pesquisa de Bio-efeitos RF, organização que reúne diversos institutos científicos do país para promover pesquisas relacionadas à radiofreqüência.

"Khurana falha ao não considerar a relativa qualidade científica de estudos diferentes. Tal procedimento resulta em uma análise desequilibrada da literatura, que também é seletiva para sustentar as teses do autor", afirma em nota divulgada no site do centro no início do mês.

"Na verdade, a prevenção de um dano é mais importante que a reparação. Essa atuação tem o objetivo de evitar que vidas se percam pelo uso inadequado do aparelho ou a falta de informação sobre os riscos. É algo simples a se fazer", diz o promotor.

Fabricantes

Aderbal Bonturi Pereira, diretor para a América Latina da MMF (Mobile Manufacturers Forum), órgão que representa as principais fabricantes de celulares no mundo, como Nokia, Motorola e Samsung, afirma que o estudo de Khurana não tem credibilidade. "Essa não é uma opinião compartilhada pela comunidade científica internacional", diz.

Segundo Pereira, a investigação do médico não cumpriu a metodologia científica necessária para ser confiável e o que o médico fez não foi exatamente um trabalho científico, mas apenas um "apanhado" de notícias e pesquisas anteriores sobre o assunto. "Ele foi tendencioso, ele procurou todos aqueles trabalhos que davam para o caminho que ele queria chegar."

Ele diz que uma possível advertência incluída nos celulares ficaria sem fundamentação cientifica para se suportar. "Não faz sentido basear a ação em um trabalho distorcido e falho e desconsiderar mais de 25 mil estudos já realizados sobre radiofreqüência. A própria OMS [Organização Mundial da Saúde] diz em seu site que não há evidências de que o uso de celular possa causar algum dano à saúde", diz Pereira.

Operadoras

Entre as operadoras procuradas pela Folha Online, a Vivo informou que não faz os alertas porque não existe legislação ou comprovação de que a telefonia móvel faça mal à saúde.

A Sercomtel também afirma que confia nos estudos que têm sido realizados, mas que até agora há apenas especulações sobre o assunto, sem comprovação científica. A TIM informou que "cumpre todas as normas legais relativas ao assunto" e que não foi notificada pelo Ministério Público sobre a investigação.

As outras operadoras preferiram não comentar o assunto até a publicação da reportagem.

Chegamos à segunda-feira, 28 de abril

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 28 de abril de 2008

A CIDADE EM MOVIMENTO

HOJE É SEGUNDA-FEIRA, DIA 28 DE ABRIL DE 2008.// É DIA...

Da Educação, da Sogra, do Cartão Postal, do Cartofilista, do Trabalhador Joalheiro, Nacional da Caatinga

HOJE É DE GENTE BONITA COMPLETAR IDADE NOVA.// HOJE ANIVERSARIANDO...

Agildo Ribeiro, humorista (1932)
Eliakim Araújo, apresentador de TV (1941)
Stênio Garcia, ator (1932)

SANTO DO DIA É...

São Pedro Chanel – Valéria e Luquézio
Pedro Chanel nasceu na França, em 1803. Depois de se tornar sacerdote, Chanel aceitou ser vigário de Amberieu e de Gex. Ele ajudou a evangelizar a ilha de Futura, situada no Oceano Pacífico. Na ilha, que vivia uma luta entre tribos, São Pedro Chanel foi morto por um cacique que não aceitou a conversão de sua família ao cristianismo. Em 1954, São Chanel foi declarado padroeiro da Oceania.

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA...

1919
Foi criada a Liga das Nações, com Grã-Bretanha, França, Itália e Japão como membros permanentes. Em abril de 1946, a instituição foi desfeita e passou suas responsabilidades para a recém-formada Organização das Nações Unidas (ONU).

1940
Uma rodada dupla inaugurou o Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo. No primeiro jogo, o Palestra Itália venceu o Coritiba por 6 a 2. Na seqüência, o Corinthians fez 4 gols em cima do Atlético Mineiro, que marcou 2.

1945
O ditador italiano Benito Mussolini e sua mulher Claretta Petrucci foram mortos por ativistas do país.

1958
O primeiro automóvel de passeio fabricado no Brasil, o Sedan-Turismo da DKW-Vemag, foi apresentado durante o desfile da Bandeira Automobilística Brasileira.

1967
Alegando motivos religiosos, o lutador de boxe, Muhammad Ali, se negou a entrar no Exército.

2001
O primeiro turista espacial da história, o milionário americano Dennis Tito, foi lançado junto com a nave russa Soyuz.

Pílula anti-barriga será comercializada oficialmente no Brasil

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on domingo, 27 de abril de 2008

Após uma longa espera, o laboratório farmacêutico Sanofi-Aventis anunciou o início da venda do medicamento antiobesidade Acomplia (rimonabanto) no Brasil. De acordo com a empresa, até o fim do mês farmácias de todo o País já poderão comercializar o medicamento.

Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em abril de 2007 e liberado pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) em julho do mesmo ano, o remédio aguardava o fim das negociações do laboratório pelo preço de comercialização do produto.

Segundo a assessoria de imprensa do laboratório, o preço máximo para o medicamento será de R$ 225 para a caixa com 28 comprimidos. O Acomplia só poderá ser comprado em farmácias mediante receita controlada. No entanto, antes mesmo de ser comercializado oficialmente no Brasil, o remédio podia ser encontrado em sites de negócios, como o Mercado Livre.