Fui!!!

1

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 31 de janeiro de 2008


O Blog do Ciro Bezerra vai fazer o passo. Agora, só quarta-feira de cinzas.

Aquele abraço e bom Carnaval!

NOVA

1

Posted by Ciro Bezerra

DEPOIS DO CARNAVAL A NOVA GRADE DE PROGRAMAÇÃO DO CANAL 14 TV ESTAÇÃO, NOTURNA, VAI FICAR ASSIM:

18H30 - JOTA FERREIRA

19H30 - ADERVAL BARROS

20H30 - CIRO BEZERRA

21H30 - JOÃO ALBERTO

DIA 11 DE FEVEREIRO, LOGO DEPOIS DA FOLIA, COMEÇA A NOVA PROGRAMAÇÃO DA NOITE DA TV ESTAÇÃO

Caos

0

Posted by Ciro Bezerra

Paremos um pouquinho de Carnaval e vamos falar de algo que continua preocupando e deixando todo mundo revoltado com a falta de sensibilidade da Prefeitura do Recife, com relação ao povo que mora e circula pelo bairro do Jordão.

Hoje, choveu apenas 5 minutos, pela manhã e o canal do Jordão transbordou alagando ruas e avenidas do local. Um verdadeiro caos e que ninguém conserta. Muda tudo, menos a ação das pessoas responsáveis por tudo isso.

Alô Prefeitura!!!

Mandou me chamar eu vou, pro Jordão me afogar!!!!!

Cuidado!!!

0

Posted by Ciro Bezerra

A Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), colocará faixas adesivas com alertas sobre a utilização das marquises localizadas na Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, ruas Imperial, Concórdia, 1º de Março e Avenida Guararapes, trajeto do desfile do Galo da Madrugada, que será realizado no próximo sábado (2). O objetivo da ação é alertar sobre o perigo de acidentes durante a festa.

Segundo Maria José de Biase, diretora da Dircon, a ação é muito importante e necessária, porque esse tipo de estrutura se projeta sobre o espaço público, podendo causar danos em caso de desabamento. "As marquises não foram feitas para este tipo de utilização, o que queremos é proteger o folião e tomar os cuidados necessários para que o desfile aconteça sem problemas", afirmou.

Esta ação preventiva, que está sendo realizada pelo terceiro ano consecutivo, teve início na segunda-feira (14), com a realização de vistorias feitas pela Dircon. Todos os proprietários foram orientados e 20 foram notificados para que realizem a recuperação das marquises que apresentam problemas de conservação.

Troça "Ora pílulas! Eu excomunguei o arcebispo..." sai no Carnaval

0

Posted by Ciro Bezerra

Com o objetivo de esclarecer a população sobre o uso da contracepção de emergência e de repudiar a reação da Arquidiocese de Olinda e Recife aos métodos contraceptivos, o movimento de mulheres colocará nas ruas do Recife e de Olinda a troça "Ora pílulas! Eu excomunguei o arcebispo, o papa e o diabo a 4!".

Hoje, dia 31, a ala sairá no Bloco Nem com uma Flor, no Marco Zero, no Recife, às 18h, e no sábado (02), na Rua do Bonfim, em Olinda, às 17h.

Paralelamente, o Grupo Curumim estará distribuindo 20 mil mini-folderes explicativos sobre contracepção de emergência hoje, a partir das 17h, durante o desfile da ala "Ora Pílulas!" e no lançamento da Campanha pelo fim da violência contra as mulheres no carnaval de Olinda, em frente à Prefeitura, às 15h.

Também haverá panfletagem no sábado, na Rua do Bonfim.

De acordo com o grupo, muita polêmica tem sido causada devido ao pouco conhecimento da Contracepção de Emergência. A CE atua como redutor de danos, evitando a gravidez indesejada e até mesmo abortos, após ato sexual desprotegido. O método pode ser utilizado até cinco dias após a relação sexual, sendo recomendado para casos de estupro, problemas com o método de uso regular (falha da camisinha, expulsão do DIU, deslocamento do Diafragma), e eventual relação sem proteção. É feito à base de doses fortes de hormônios (levonorgestrel) que impedem a ovulação e a mobilidade dos espermatozóides no útero, impossibilitando a fecundação e, conseqüentemente, a gravidez.

TV Pernambuco no Carnaval de Olinda

0

Posted by Ciro Bezerra


O Blog registra recebimento do convite enviado pelo presidente do Detelpe e TV Pernambuco, André Luiz Farias, para a inauguração, hoje, das instalações da TV Pernambuco Canal 12 Caruaru e Canal 46 Recife, na Rua São Bento, ao lado da casa de Alceu Valença, em Olinda. Alf informa que da lá, da Casa do Carnaval da TV Pernambuco, em Olinda, será transmitida ao vivo para todo o País a folia da Marim dos Caetés em rede nacional com a TV Brasil. Durante os quatro dias, o telejornal da emissora estatal será gerado diretamente de Pernambuco.

Parabéns, Alf!

Maior orquestra de frevo do Brasil desfila pelas ladeiras de Olinda

1

Posted by Ciro Bezerra

Orquestra Jaguar, liderada pelo maestro Ademir Araújo, quebrou o recorde nacional,
desfilando com 560 músicos. Feito será publicado em livro no fim do ano

A tarde de hoje (30) vai entrar para história do frevo e do carnaval pernambucano. Nas ladeiras de Olinda, 560 músicos participaram do cortejo da Orquestra Jaguar - regida pelo maestro Ademir AraújoTrajeto - que quebrou o recorde nacional figurando como a maior orquestra de frevo do Brasil. A façanha foi acompanhada de perto por Luciano Cadari, diretor e auditor da Rank Brasil, empresa especializada em registrar grandes feitos nacionais. O desfile, que faz parte do Carnaval de Todos do Governo de Pernambuco, terminou às 18h, no palco montado em frente ao Fortim de Olinda, onde houve uma homenagem ao ritmo centenário e show da mega-orquestra acompanhando a jovem e a velha guarda da música pernambucana.

Desde às 15h, os integrantes do projeto já se concentravam no Largo do Mosteiro de São Bento, quando às 17h partiram em cortejo, passando em frente ao Palácio dos Governadores (sede do município de Olinda), e seguiram pela Rua 27 de Janeiro, Praça de São Pedro, Avenida Marcos Freire até chegar ao Fortim. De acordo com Cadari, da Rank Brasil, foram realizadas duas contagens em diferentes momentos: uma antes de o desfile sair e outra quando o grupo chegou no seu destino final. "Foram contados um a um somente os que estavam tocando instrumentos", frisou o auditor.

O maestro Admir Araújo esteve presente durante todo o trajeto. Quando os instrumentistas terminaram a apresentação, um grupo de passistas já os recepcionavam, executando coreografias impulsionadas pelo alto volume dos metais e percussão. O maestro Ademir, então, subiu ao palco para reger a maior de todas as orquestras já vista no País. "Se o frevo tem 100 anos, é só por causa dos músicos da nova e velha gerações que mantêm a tradição viva", falou, emocionado.

Na seqüência, a Jaguar continuou a executar frevos clássicos, sendo que dessa vez acompanhando cantores pernambucanos. O primeiro a se apresentar foi o inconfundível Claudionor Germano, seguido de Fábio Trumer, Expedito Baracho, China, Dalva Torres, Mônica Feijó, Getúlio Cavalcanti, Alessandra Leão e Walmir Chagas. O recorde da maior orquestra de frevo do mundo também estará disponível no site www.rankbrasil.com.br a partir do próximo mês.

Levando em consideração comentário postado na sequência e já que o Blog não tem a menor intenção de suprimir os créditos, seja lá de quem for, mas seguiu apenas as informações enviadas pela assessoria de comunicação do evento, lembra que o Sr. Ivonaldo Von é criador e produtor da maior orquestra do mundo. Desta forma, o Blog espera está atendendo as necessidades do crédito reclamadas pelo Sr. Ivonaldo Von.

PRECISANDO DE AMOR

0

Posted by Ciro Bezerra

Quem não gosta de ser amado? Ser paparicado? Receber atenção especial, presentinhos e beijinhos doces?

Quem não gosta de surpresinhas gostosas, beijo na boca e abraços apertados?

Quem é que de livre e espontânea vontade prefere a solidão a uma boa companhia?

Ora, todo mundo quer uma boa companhia e de preferência para o todo sempre. Mas conviver com essa "boa companhia" diariamente por 3, 5, 10, 15, 25 anos é que é o difícil.

No começo dos relacionamentos e até 1 ano de vida amorosa, tudo são mais ou menos flores, (se o seu relacionamento tem menos de um ano e já é mais de brigas e discussões, caia fora dessa fria). Não adianta você dizer  depois de três meses apenas que "encontrou o amor de sua vida", porque o amor precisa de convivência para ser devidamente testado.

Nesse mundo maluco e agitado, as pessoas estão se encontrando hoje, se amando amanhã e entrando em crise depois de amanhã. Uma coisa frenética e louca, que tem feito muita gente que se julgava equilibrada perder os parafusos e fazer muita besteira.

Paixão, loucura e obsessão, três dos mais perigosos ingredientes que estão crescendo nos relacionamentos de hoje em dia por causa da velocidade das informações e o medo de ficar sozinho.

As pessoas não estão conseguindo conviver sozinhas com seus conflitos, vícios e qualidades, e partem desesperadamente para encontrar alguém, a tal da alma gêmea, e se entregam muitas vezes aos primeiros pares de olhos que piscam para o seu lado. Vale tudo nessa guerra, chat, carta, agência, festas e até roubar o parceiro de alguém. É uma guerra para não ficar sozinho.

Medo, medo de se encarar no espelho e perceber as próprias deficiências, medo de encarar a vida e suas lutas. Então a pessoa consegue alguém (ou acha que está nascendo um grande amor), fecha os olhos para a realidade e começa a viver um sonho, trancado em si mesmo, nos quartos e no seu egoísmo, a pessoa transfere toda a sua carência para o(a) parceiro(a), transfere a responsabilidade de ser feliz para uma pessoa que na verdade ela mal conhece.

Então, um belo dia, vem o espanto, vem a realidade, o caso melado, o "falso amor" acaba, e você que apostou todas as suas fichas nesse romance fica sem chão, sem eira nem beira, e o pior: muitas vezes fica sem vontade de viver.

Pobre povo desse século da pressa! Precisamos urgentemente voltar o costume "antigo" de "ter tempo", de dar um tempo para o tempo nos mostrar quem são as pessoas. Namorar e conhecer, e reconhecer, é época de pesquisas, de reconhecimento.

Se as pessoas não se derem um tempo, não buscarem se conhecerem mais, logo em breve teremos milhares de consultórios lotados de "depressivos" e cemitérios cada vez mais cheios de "suicidas" cansados de si mesmos.

Faça um bem para si mesmo e para os outros, quando iniciar um relacionamento procure dar tempo para tudo: passeie muito de mãos dadas, converse mais sobre gostos e preferências, conheça a família e mostre a sua, descubra os hábitos e costumes.

Parece careta demais? Que nada, isso é a realidade que pode salvar o relacionamento e muitas vidas. Pense nisso e se gostar, passe essa mensagem para frente quem sabe se juntos, não ajudamos alguém carente de amor a encontrar um motivo para ser feliz.

Muita pretensão?Não, só vontade de te ver feliz. Eu acredito em você! E acredito no
amor que faz bem.....

Autor

Luís Fernando Veríssimo

Jeito zen de João Paulo é fantasia

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quarta-feira, 30 de janeiro de 2008


Se fosse um jogo de xadrez a gente podia dizer que o prefeito João Paulo deu um xeque-mate em Humberto Costa e saiu vitorioso na briga pela indicação do candidato que vai disputar sua cadeira na Prefeitura do Recife.

Se fosse uma luta de boxe, com certeza o juiz declararia nocaute de Humberto Costa e ergueria o braço de João Paulo como o grande vencedor.

Mas como se trata de política, pode-se dispensar essas metáforas e ir direto ao assunto sem tantos enfeites: o prefeito do Recife, João Paulo, ganhou com facilidade a disputa com a mais forte tendência do PT em Pernambuco - Unidade na Luta - comandada pelo ex-ministro e atual secretário do governador Eduardo Campos, Humberto Costa.

E de quebra ainda afastou do seu caminho Maurício Rands e Pedro Eugênio, que Humberto Costa sonhava colocar na disputa para tirar da corrida municipal João da Costa, o candidato que João Paulo escolheu e por ele lutou até vencer.

Por ironia o grupo de João Paulo é identificado pela sigla CEU (Campo de Esquerda Unificado), a essa altura motivo de todas as brincadeiras possíveis e imagináveis com a figura do prefeito, o próprio Deus nesse episódio, do qual saiu fortalecido para fazer e acontecer até o dia da eleição.

E se alguém imaginava que o prefeito se curvaria diante de Humberto Costa, certamente não conhece direito João Paulo. Ele jogou pesado na mesa e no ringue e o resultado surpreendeu o Palácio do Campo das Princesas e os adversários do petista. Eles apostaram todas as fichas numa eventual jogada errada que, fatalmente, o enfraqueceria.

Ledo engano. Aquele jeito zen de falar e agir do prefeito é só sua marca fantasia, digamos assim, de fazer política. No hora agá ele é rápido, intuitivo e duro, muito duro, porque em política tem que ser assim mesmo, todo mundo sabe.

Agora, essa história de que com esse final da arenga o partido de Lula está dividido em Pernambuco, que João Paulo vai perder a eleição com João da Costa porque a Unidade na Luta vai cruzar os braços, tudo isso não passa de enganação para os adversários, que continuam sem entender nada do PT nem dos petistas.

Terminada essa batalha, ninguém se engane: eles vão se unir lá na frente porque o partido é cheio de altos e baixos, mil briguinhas internas, o escambau. Mas como a dissimulação é marca registrada dos petistas, quando chegar a hora de aderir ou perder a eleição, a adesão será geral. É só esperar outubro chegar.

Do Blog da Divane Carvalho

Krause fora do Galo da Madrugada

0

Posted by Ciro Bezerra

Nesta quinta-feira, no Hospital Esperança, o ex-ministro, ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife será submetido a uma artroscopia sob o comando do médico e irmão Romeu Krause. Por conta disso, Krause estará fora do desfile do Galo da Madrugada, neste sábado, pelas ruas centrais do Recife.

Gustavo Krause, folião e um dos maiores incentivadores do clube de máscaras do bairro de São José, disse que teve problemas no menisco esquerdo depois de uma pela de futevôlei que ele considerou completamente inocente.

Desde a criação do Galo da Madrugada, Gustavo Krause participou de 28 desfiles, sempre fantasiado, como manda a tradição do clube de máscaras. Ele disse que lamenta não estar presente ao 30º aniversário do Galo e que aproveitará o período carnavalesco para se recuperar da cirurgia.


Contas rejeitadas

0

Posted by Ciro Bezerra

A prestação de contas da Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife do exercício financeiro de 2005 foi julgada irregular pelo TCE, que aplicou multa no valor de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) ao ordenador de despesas Elísio Soares de Carvalho Júnior.

De acordo com o relator do processo, conselheiro Carlos Porto, a Secretaria pagou irregularmente o 13º salário ao prefeito João Paulo e ao vice Luciano Siqueira, contrariando o entendimento do Superior Tribunal de Justiça segundo qual em se tratando de cargo eletivo o seu ocupante eventual não faz jus àquele benefício. O prefeito e o vice já providenciaram o ressarcimento dos citados valores, mas, dizem os auditores do TCE, "não descaracteriza a irregularidade cometida".

A equipe técnica constatou também fracionamento de despesa para compra de material de expediente, equipamento de processamento de dados e serviços gráficos, uma dispensa indevida de licitação, um serviço pago "a maior" sem justificativa e o pagamento a uma empresa antes do término da prestação do serviço.

DETRAN entrega 5 mil bafômetros nesta quinta

0

Posted by Ciro Bezerra


O DETRAN, repassa nesta quinta-feira (31), às 10h, no gabinete da presidência, 5 mil bafômetros descartáveis que serão utilizados pelos órgãos fiscalizadores de trânsito e da área de Saúde nas operações de Carnaval.

Os bafômetros serão repassados aos batalhões de Polícia de Trânsito (BPtran) e de Polícia Rodoviária (BPRV), a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) e às secretarias de Saúde do Recife e de Olinda.

A entrega dos bafômetros será na sala do diretor-presidente, na Sede do DETRAN-PE, na Iputinga, às 10h. Na ocasião também será apresentado o novo fardamento da equipe de Fiscalização do DETRAN.

Ameaça: quem deixou o "Pânico" vai se dar mal, aposta Tutinha

0

Posted by Ciro Bezerra

Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, enviou nota ao Adnews para desmentir informações divulgadas nesta terça-feira. O texto, de autoria do colunista do UOL News, Ricardo Feltrin, abordava o programa sob pontos negativos após sofrer um baque no início de 2008 e que agora tenta se recuperar da perda de dois humoristas para a Record e uma redatora para a Band. A matéria ainda falava sobre reunião realizada esta semana entre Tutinha e Emilio Surita, apresentador do Pânico, para "resolver os buracos" que a concorrência fez na equipe.

Em comunicado, Tutinha saiu em defesa do "Pânico, mas não dispensou o tom sarcástico para negar as informações de Feltrin. Disse que os comentários foram bons, mas não verdadeiros. De início, ironizou o suposto encontro com Emilio, que nem chegou a acontecer nesta semana. "A reunião deve ter sido tão secreta, pois estou esquiando em Aspen, nos EUA", diz.

Quanto à saída dos profissionais, o empresário adotou o discurso de quem ninguém é insubstituível. E mais, previu dias difíceis para aqueles que deixaram a casa: "azar dos que saíram, vão se dar mal. Faço uma aposta", detona o desafiante Tutinha. No caso da redatora Rosana Hermann, confirmou que já esperava por isso e ratifica que outros profissionais podem substituir o trabalho exercido por ela. O mesmo acontece quando o assunto é em torno de Vinicius Vieira e Carlos Alberto, que representavam respectivamente os personagens "Gluglu" e "Mendigo". "Eles não vão fazer falta". A prova disso, de acordo com ele, é a atuação satisfatória dos personagens "Cristian Pior" e "Carioca" ao suprirem o trabalho anteriormente realizado pelos humoristas, atualmente na Record.

Emilio foi o único a receber elogios. Foi considerado "peça fundamental" para o sucesso do programa. "O Pânico é um sucesso vai continuar a ser, pois a alma do programa é o Emilio, que trabalha 20 horas para atração dar certo."

Confira o texto de Ricardo Feltrin.

Caranaval de cabelo em pé!

0

Posted by Ciro Bezerra


Para os políticos que mudaram de partido, simplesmente por oportunismo, sem nenhuma explicação plausível, o Carnaval não será dos melhores. Principalmente para os vereadores.

Amanhã, o Tribunal Regional Eleitoral julga dois processos de perda de mandato contra vereadores que mudaram de partido após o prazo determinado pelo TSE.

Os dois vereadores que terão seus casos apreciados são: Zeverland Vírginio Lima, que trocou o PPS pelo PSB, em Solidão e Maurício Firmino da Silva, que deixou o PPS e foi se abrigar no PSB em Passira.

Pílula no Carnaval pode. Espuminha não pode!

0

Posted by Ciro Bezerra

Do site da PCR

Para quem está pensando em comprar espuminha de carnaval para brincar na Folia de Momo da capital pernambucana, é bom mudar de idéia.

A Prefeitura do Recife lembra aos foliões que a comercialização e uso dos aerossóis de neve e serpentina artificiais estão proibidos na cidade desde o ano passado, conforme o Decreto Municipal nº 22.646/07. Quem descumprir a regra pode ter o produto recolhido e responder a processo administrativo.

Para garantir o cumprimento da lei, a Vigilância Sanitária Municipal está realizando fiscalizações no comércio da cidade, identificando pontos de venda e apreendendo o produto. Este ano, já foram recolhidas cerca de 600 espuminhas. Durante o carnaval de 2007, a vigilância apreendeu do comércio 9.950 aerossóis de neve e serpentina artificiais. O trabalho de fiscalização continua até os dias da festa.

A proibição visa proteger os foliões dos perigos da utilização das espuminhas, tendo em vista as ocorrências de irritação na pele, mucosas e olhos causados por esse tipo de produto. Estudos científicos apontam a existência de substâncias químicas nocivas ao organismo. "Além dos danos à saúde, há que se levar em conta todo o desconforto e constrangimento que esse tipo de produto provoca às pessoas", diz o gerente da Vigilância Sanitária, Luiz Paulo Brandão.

Recife é uma das poucas cidades brasileiras onde os aerossóis de neve e serpentina são proibidos. Conforme a lei, os estabelecimentos que forem pegos vendendo o produto terão o material apreendido e responderá um processo administrativo, que pode levar desde uma advertência até multa (entre R$ 40,19 e R$ 401.900,00) e interdição da empresa. Aos foliões que forem vistos utilizando as espuminhas, a Vigilância deverá realizar uma ação educativa. "Não vamos ter uma atitude repressiva. Não é essa a nossa intenção. Vamos conversar com ele e falar a respeito dos riscos que as espumas podem provocar", explica Luiz Paulo.

Além das espuminhas, a Vigilância Sanitária está reforçando as inspeções junto a farmácias, bares, restaurantes, fábricas de gelo, entre outros estabelecimentos, a fim de garantir um Carnaval tranqüilo este ano. Ao todo, 80 técnicos estarão atuando durante os dias da folia nos oito pólos centrais - com direito a um posto fixo na Avenida Alfredo Lisboa -, além dos pólos descentralizados e polinhos comunitários. Durante a folia momesca, também entre 8h e meia-noite, a população poderá fazer denúncias e obter informações pelo telefone 3413.1254.

Dicas do folião Ângelo Labanca (Gino)

0

Posted by Ciro Bezerra



Frevo nº 1 do Recife

Ô ô ô ô saudade
Saudade tão grande
Saudade que eu sinto
Do Clube das Pás, do Vassouras
Passistas traçando tesouras
Nas ruas repletas de lá
Batidas de bombos
São maracatus retardados
Chegando à cidade, cansados,
Com seus estandartes no ar.
Não adianta se o Recife está longe
E a saudade é tão grande
Que eu até me embaraço
Parece que eu vejo
Valfrido, Cebola no passo
Haroldo Fatias, Colaço,
Recife está perto de mim.

Frevo nº 3 do Recife

Sou do Recife com orgulho e com saudade
Sou do Recife com vontade de chorar
O rio passa levando barcaça pro alto do mar
E em mim não passa essa vontade de voltar

Recife mandou me chamar
Capiba e Zumba essa hora onde é que estão
Inês e Rosa em que reinado reinarão
Ascenso me mande um cartão

Rua antiga da Harmonia
Da Amizade, da Saudade, da União
São lembranças noite e dia
Nelson Ferreira toque aquela introdução

Antonio Maria

http://www.pe-az.com.br/turismo/recife_antonio_maria.htm

Nome consagrado da Música Popular Brasileira, Antônio Maria

costumava dizer que o Recife é uma cidade para se sentir saudade.

E foi com esse sentimento em relação a sua terra natal que ele

compôs o "Fervo nº 1", pois em 1952 ele já morava no Rio de Janeiro,

tentando a vida.

Além dessas três composições de Antônio Maria,

o Recife já foi exaltado em outros nove frevos considerados antológicos.

São os seguintes: Veneza Americana (Ziul Matos e Nelson Ferreira),

Voltei, Recife (Luiz Bandeira), Evocação nº 1 (Nelson Ferreira),

Tornar a Pernambuco (Genival Macedo), Pernambucana (Irmãos Valença),

Sonhei que estava em Pernambuco (Clóvis Macedo),

Conhece o Recife? (Gildo Moreno),

Menino do pirulito (Toinho Alves e Luciano Lira)

e Novamente (Meu Recife), de Luiz Bandeira.


Se você tem alguma sugestão de bloco, troça, festinha ou música de Carnval é só enviar para o e-mail cirobezerra@gmail.com que nós teremos o maior prazer em postar

Achados e Perdidos no Carnaval do Recife

0

Posted by Ciro Bezerra

Um dos serviços de maior utilidade oferecidos pela Central do Carnaval ao folião pernambucano e aos turistas é o setor de achados e perdidos. Documentos e pertences recuperados serão entregues no Terminal Marítimo graças a uma parceria da Secretaria de Turismo do Recife com a Guarda Municipal. De 30 de janeiro até terça de Carnaval, o serviço funciona das 15h à meia-noite. Nos dias 7 e 8 de fevereiro, quem perder objetos deve se dirigir à Prefeitura do Recife e de 11 de fevereiro em diante os documentos seguem para a Agência Central dos Correios.

0

Posted by Ciro Bezerra

O que abre e o que fecha no Carnaval

0

Posted by Ciro Bezerra

A Prefeitura do Recife funciona normalmente nesta sexta-feira e não  abrirá durante o Carnaval (sábado à Quarta-feira de Cinzas). Confira  os horários de funcionamento dos órgãos municipais e o esquema especial de serviços desta sexta-feira (1º) até a quarta-feira (6).

Mercados e feiras livres - Durante o Reinado de Momo, os horários de funcionamento dos mercados e centros de negócios populares do Recife  vão mudar. O primeiro a ter as atividades interrompidas é o Pátio da feira da Casa Amarela, na sexta-feira (1º). Isso porque o local abrigará um dos pólos descentralizados do Carnaval Multicultural 2008. Ali, as atividades serão retomadas apenas na quinta-feira (07).

O  Shopping Santa Rita, Camelódromo, Mercado das Flores e Mercado das Frutas não funcionarão no sábado (02) e na terça-feira de Carnaval  (05). Nos demais dias de folia, funcionarão normalmente o Shopping Santa Rita e o Camelódromo. Só as atividades das feiras livres não mudarão durante a Folia de Momo.

Já os Mercados Públicos Municipais abrem no sábado (02), no domingo (03) e na quarta-feira (06), no horário normal. As atividades nesses centros comerciais também serão normais na segunda-feira (04), exceto os mercados de São José, de Casa  Amarela (Antigo) e Casa Amarela - Anexo I e II, que abrem só até as  13h. Na terça-feira (05), os mercados abrem das 6h às 13h, exceto o  Mercado da COBAL que permanecerá fechado.

Ministério da Saúde distribui 19,5 milhões de preservativos

0

Posted by Ciro Bezerra


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou esta semana, no Rio de Janeiro (RJ), a campanha de prevenção à aids para o carnaval 2008. Com foco na população jovem, especialmente as mulheres, a campanha tem como slogan é "Bom de cama é quem usa camisinha". Este ano, a ação traz uma novidade: 100 mil tatuagens temporárias, com a inscrição "Tenho atitude. Uso camisinha", que serão distribuídas no Rio de Janeiro, em Recife, Olinda e em Salvador.

Nessas cidades, também serão distribuídas 100 mil bandanas, com a mesma frase.
Para reforçar as ações de prevenção, o Ministério da Saúde distribuiu 19,5 milhões de preservativos para estados e municípios. No site www.aids.gov.br/carnaval, estão publicadas as notícias sobre as ações de prevenção durante o carnaval em todo o Brasil.

Preservativo
Como foco nos jovens, as peças da campanha reforçam a estratégia da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007, estimulando a mulher jovem a exigir o uso do preservativo em todas as suas relações sexuais. No filme, um casal de foliões foge da festa e começa a se beijar na rua. Quando o clima esquenta, a garota pergunta se o rapaz tem camisinha. Ele diz que não tem e ela fala que não vai rolar. Na mesma hora, surge uma banda de fanfarra e um dos músicos oferece o preservativo para o casal.

As mulheres jovens foram escolhidas como público-alvo da campanha de carnaval porque a aids afeta mais o sexo feminino entre 13 e 19 anos: para cada 6 meninos com aids, há 10 meninas. Considerando todas as faixas etárias, para cada 15 homens com aids, há 10 mulheres.

Além disso, de acordo com pesquisas de comportamento sexual do Ministério da Saúde, pessoas entre 15 e 24 anos têm mais parceiros eventuais do que indivíduos de outras faixas etárias. Dados do Ministério também indicam que 87% dos homens de 16 a 19 anos usam camisinha nas relações sexuais eventuais, mas só 42% das mulheres usam preservativo com nesse tipo de relação.


Eu Quero é Mais ensaia no Pátio nesta quinta

0

Posted by Ciro Bezerra

A quinta-feira (31) promete muitas atrações para o folião nos pólos do Centro do Recife. No Pátio de São Pedro, a programação tem início, às 17h, com o desfie do Clube de Bonecos Seu Pedro. Logo em seguida, desfilam o Afoxé Oyá Alaxé, a Troça Bolachão de Beberibe, o Bloco Bacalhau em Folia e os clubes de frevo Amante das Flores e Lenhadores. O ponto alto da festa no Pátio de Todos os Ritmos será o ensaio do Bloco Eu Quero Mais, a partir das 20h.

Já na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, onde funciona o Pólo das Fantasias, a programação começa às 18h com o desfile de agremiações. O Maracatu de Baque Solto Leão Nazareno é quem abre a noite de atrações. Logo em seguida, desfilam os Caboclinhos Tupã, o Bloco Lírio da Lira, o Urso Pólo Sul, a Troça Destemido de Campo Grande e o Maracatu de BV Linda Flor. A partir das 21h, as atenções se voltam para o show dos passistas do Grupo Na Onda do Frevo, ao som da Orquestra de Frevo Raízes Pernambucanas.

São Lourenço

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 29 de janeiro de 2008


Depois do sucesso do bloco "QUEM NÃO AGUENTAR, CORRA", do nosso querido Ricardo Sátiro, São Lourenço da Mata já se prepara para mais uma grande prévia: "AS VIRGENS DE SÃO LOURENÇO".

O bloco "das meninas travessas" vai às ruas nesta quinta-feira (31), prometendo arrastar muitos foliões ao som de uma super banda e um potente trio elétrico.

Estaremos nessa festa!

Montagem do Galo nesta quarta-feira

0

Posted by Ciro Bezerra

O maior bloco carnavalesco do mundo também vai modificar o trânsito do Centro do Recife, a partir desta quarta-feira (30). A Ponte Duarte Coelho, principal corredor de ônibus da cidade, será interditada a partir das 22h, sendo liberada somente no dia 7 de fevereiro pela manhã, juntamente com a Avenida Guararapes. Os desvios de trânsito serão pela rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República e rua do Imperador. O condutor que desejar acessar a rua do Sol e a rua Floriano Peixoto deverá seguir pelo Cais Dr. José Mariano e pela Ponte da Boa Vista. Com a montagem do Galo, na Ponte Duarte Coelho, serão interditadas as seguintes vias: avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, rua do Sol (no trecho entre da Conde da Boa Vista e a Siqueira Campos) – onde funcionará um palco - e Dantas Barreto (entre a rua Nova e a Siqueira Campos, na pista Oeste).

O fechamento da Ponte para o Galo da Madrugada fará com que os ônibus – que vem do Cais de Santa Rita em direção a Guararapes - mudem o seu percurso. Os coletivos não mais entrarão na Avenida Guararapes e seguirão já do Cais de Santa Rita, em direção a Martins de Barros, para pegar a Ponte Princesa Isabel, rua da Aurora, rua João Lira, Gervásio Pires, chegando à avenida Conde da Boa Vista. Os ônibus que vêm pela Avenida Conde da Boa Vista em direção a ponte interditada (Duarte Coelho), dobrarão a esquerda na rua da Aurora, depois novamente a esquerda na rua do Riachuelo, continuarão à esquerda na rua do Hospício e à direita pegando novamente a Conde da Boa Vista.

O Pólo de Todos os Frevos, por onde passa o Galo da Madrugada, faz menção ao nosso ritmo centenário, o frevo. O boneco do Galo volta a exibir a sombrinha de frevo no bico, como no ano passado. Feito em estrutura metálica, com 30 metros de altura, ele será coberto por vários tipos de materiais: lamet dourado para a crista, esmalte sintético vermelho para o corpo, borracha e metalóide (plástico prateado) para as penas e cetim amarelo, vermelho e laranja nas asas e rabo. O rio Capibaribe trará as figuras dos passistas infláveis com 20m de altura cada um e uma estampa especial. O Trianon será ornamentado com um enorme banner com figuras de passistas.

SAIBA COMO CURTIR UM CARNAVAL SAUDÁVEL

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Especialistas alertam sobre cuidados que se deve ter no período mais agitado do ano para curtir com responsabilidade e saúde


Quando chega o Carnaval, todo mundo quer aproveitar cada momento do feriado e, geralmente, exagera na bebida, nas comidas gordurosas e também na agitação. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não cometer deslizes graves e acabar sofrendo as conseqüências depois da Quarta-Feira de Cinzas.

Com o clima cada vez mais quente, o Carnaval vem acompanhado de um calor que pode ser perigoso, principalmente quando o folião é animado e acaba esquecendo de cuidar da saúde neste período. É necessário atentar para a ingestão de líquidos, pois ajudam na reposição energética e na hidratação. “Nesta época é importante que a hidratação seja feita além da sede que sentimos. Mesmo sem vontade de tomar água, é essencial tomar bastante líquido”, alerta dr. Carlos Eduardo Jacob, especialista em aparelho digestivo, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz,.

O melhor é evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Entretanto, se isto ocorrer, dr. Jacob dá a dica: “Para evitar a ressaca, tome muita água durante o período em que estiver ingerindo a bebida alcoólica. A cada copo de cerveja, beba outro de água. A medida pode parecer desconfortável, mas com certeza, é eficaz”. Quando o assunto são as calorias, a gerente de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Nancy Miyahira sugere: “Prefira aperitivos sem álcool, como os coquetéis de frutas. Se não quiser abrir mão da caipirinha, troque o açúcar pelo adoçante”. Porém, as opções mais saudáveis para quem quer aproveitar o Carnaval sem riscos são: água-de-coco, chá gelado e sucos de frutas naturais.

Nas refeições, dê prioridade aos alimentos leves, como massas com molhos naturais, legumes frescos, carnes grelhadas, que facilitam a digestão e aumentam a resistência do corpo para agüentar bem o calor e a agitação. Refeições ricas em proteína e gordura animal, como churrasco e feijoada, devem ser evitadas, pois o tempo necessário para a digestão é maior, fato que causa desconforto. “É importante evitar comidas mais gordurosas, condimentos e frituras que retardam a digestão e proporcionam mal-estar. Se optar por trocar as refeições pelos lanches, os naturais são as melhores opções. Mas evite a maionese!”, alerta Miyahira.

Passados os cinco dias de pura curtição, é preciso retomar as energias e voltar à rotina com disposição. Para uma recuperação sadia, dr. Jacob afirma que “a melhor opção é seguir uma alimentação à base de vegetais, carnes brancas, pães integrais e se hidratar bastante”, mas alerta para o cuidado com as repetições dos exageros. “Não adianta nada, depois do feriado, passar uma semana comendo verduras e frutas se nos 15 feriados do ano, houver o exagero. Tal atitude pode comprometer a saúde a longo prazo e aumentar a predisposição para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão”.

Marco Zero recebe o primeiro dia do Ensaio Geral para o Carnaval

0

Posted by Ciro Bezerra


As prévias carnavalescas do Recife continuam, nesta terça-feira (29), em vários pólos da cidade. No Marco Zero, Bairr o do Recife, às 19h, acontece o ensaio geral da abertura do Carnaval com Naná Vasconcelos e batuqueiros de 14 nações de maracatu. Ainda haverá a participação de orquestras de frevo, caboclinhos, blocos de pau-e-corda, passistas do Artefolia e porta-estandartes.


Na Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife, a folia tem início às 18h com desfile de agremiações. A abertura será com a Troça Bacia D´Água acompanhada pela Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Estão programados desfiles da Troça O Bagaço É Meu, Urso Branco do Zé, Clube de Frevo Prato Misterioso e Maracatu de BS Leãozinho de Aliança. Orquestras de frevo itinerante e o bloco Capiba Madeira que Cupim não rói ainda animaram os foliões que estiverem pelo lugar.


O maracatu e o afoxé tomam conta do Pátio de São Pedro, às 19h, com a Terça Negra. Participam da festa o Maracatu Aurora Africana e os afoxés Axé Ifá, Filhos de Dandalunda e Povo de Ogunté. No Palco do Pré-Amp, na Rua da Moeda, os shows começam às 19h com o Coletivo Frevo, Mandracatu, Kana Kaiana, Vamoz e Viruz.

PM acata recomendação do MPPE para evitar excesso de força no Carnaval

0

Posted by Ciro Bezerra

O comando geral da Polícia Militar vai cumprir a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no sentido de prevenir excessos no uso da força nas operações de segurança durante o Carnaval.

A medida será adotada não só no Recife – como inicialmente requereu o MPPE – mas em todo o Estado.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (28) pelo diretor do Departamento de Operações da PM, coronel José Lopes, durante reunião convocada pelo Ministério Público para discutir a questão junto aos representantes do governo e da sociedade civil organizada.

A recomendação havia sido expedida na última sexta-feira (25) pelos promotores da Capital Westei Conde (Direitos Humanos) e Jecqueline Aymar (Infância e Juventude), motivados pelo episódio recente numa prévia carnavalesca em que um garoto de 12 anos acabou morto após a intervenção de alunos do Curso de Formação de Praças da PM para apartar uma briga.

O texto requer que a PM observe os princípios da necessidade e da proporcionalidade no uso da força, para evitar excessos e o uso inadequado de armas de fogo. A recomendação será afixada em todos os batalhões e lida para as tropas que vão participar das operações de carnaval.

João da Costa e Cristiano Machado

0

Posted by Ciro Bezerra

Acompanhando todo processo, até agora, da tentativa de se encontrar um nome dentro do PT para a sucessão do prefeito João Paulo, me veio a lembrança uma fase da história política do Brasil, com suas diferenças,claro, mas que me faz refletir o passado, levando-se em consideração o presente.

Os mais novos, talvez, não se lembrem. Mas, os dados aos livros de história e um pouco mais velhos vão se lembrar:

"Cristiano Machado, Em 1950, foi lançado candidato à Presidência da República, pelo PSD, em episódio conturbado, que dividiu os integrantes do partido, os quais se posicionaram a favor da candidatura de Getúlio Vargas, apoiada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e pelo Partido Social Progressista (PSP). O suporte dos pessedistas a Vargas e o consequente esvaziamento da votação do candidato oficial do partido ficaram conhecidos como "cristianização". Machado foi derrotado, no pleito, por Getúlio."

Agora leiam o que diz um trecho da nota da Unidade na Luta, sobre o candidato João da Costa:

"Nada temos contra o companheiro João da Costa. Reconhecemos suas qualidades de militante político e gestor público, mas temos dúvidas quanto ao seu potencial eleitoral e é nosso dever dizê-lo".

Sinceramente, o Blog ainda não conseguiu entender:
será que a UL vai vestir a camisa de João da Costa, nas eleições, pra valer?
Ou será que João Costa a exemplo da história contada acima será "CRISTIANIZADO"?

Mudança em Camaragibe

0

Posted by Ciro Bezerra

Nosso querido Beto Aciolly envia nota informando mudanças na programação do Carnaval de Aldeia.

Comunicamos que, por motivos de força maior, toda a programação carnavalesca de Aldeia (que já é tradição há 20 anos), será realizada na Avenida Padre Oséas - Corredor da Folia - Camaragibe.
As datas e o horário continuarão os mesmos:
Domingo, 03/FEV - BLOCO JACA DURA
Segunda, 04/FEV - BLOCO JACA MOLE
Terça, 05/FEV - BLOCO JACAMÉ

Rands ataca João Paulo e alega falta de isenção no processo de escolha

0

Posted by Ciro Bezerra


POSICIONAMENTO SOBRE A SUCESSÃO NO RECIFE

*Por Maurício Rands

Desde os tempos do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito do Recife estou engajado na luta pela justiça social e pela democracia. Em três décadas, tenho participado dos movimentos sociais como estagiário da Comissão de Justiça e Paz de Dom Hélder Câmara, advogado dos sindicatos de trabalhadores, vice-presidente e conselheiro federal da OAB, secretário de assuntos jurídicos da prefeitura do Recife, professor de direito da UFPE e deputado federal.

Nas duas eleições que disputei para deputado federal fui o mais votado no Recife entre os candidatos do PT e dos partidos que apoiaram Lula, Eduardo e João Paulo.

Na Câmara, defendi as reivindicações do povo do Recife e do Governo João Paulo, inclusive com emendas ao Orçamento da União que trouxeram dezenas de milhões de reais para a nossa cidade. O reconhecimento nacional obtido pelo mandato tem servido de estímulo para atender as reivindicações da nossa cidade e do nosso estado. Esta militância e identidade com o Recife e com o Governo João Paulo, do qual participei desde o início em 2001 como Secretário de Assuntos Jurídicos, animaram-me ao processo sucessório.

A pré-candidatura não surgiu da minha cabeça. Foi estimulada por parte significativa da militância do meu partido e de aliados, bem como pelos mais expressivos setores da sociedade civil, inclusive daqueles sem filiação partidária. Ao longo de meses, debati com os recifenses os seus problemas e as soluções possíveis.

Colhi o julgamento, do qual partilho, de que o nosso governo está fazendo uma importante obra de mudanças estruturais e culturais em nossa cidade. Vi que a maioria deseja a continuidade destas mudanças. Vi, também, que existe uma forte percepção de que ainda temos muito a caminhar.

Até porque o espaço de apenas dois mandatos não é suficiente para resgatar integralmente a imensa dívida social para com a população mais sofrida do Recife. Dialogando com os mais diferentes segmentos compreendi que o PT e os aliados devemos dar continuidade ao trabalho iniciado em 2001 e, ao mesmo tempo, indicar novas propostas e soluções. E que, portanto, aquele que vier a ser o candidato capaz de unir todas essas forças deve representar a continuidade com renovação.

A minha pré-candidatura surgiu, portanto, do sonho de continuar mudando o Recife. Do sonho de acelerar mudanças que resgatem a maioria do nosso povo das precárias condições de vida em que ele se encontra. Do sonho, embalado por nossa história libertária, de que o Recife seja cada vez mais vanguarda nas transformações que estão sendo conduzidas pelos Governos Lula, Eduardo e João Paulo.

De executar um modelo de desenvolvimento econômico estratégico e ambientalmente sustentável que habilite o Recife a se beneficiar dos grandes projetos que estão sendo implantados no Estado a partir da refinaria e do pólo petroquímico.

Do sonho de difundir cada vez mais o nosso potencial turístico e cultural. De aprofundar a nossa vocação para a excelência na prestação dos mais variados serviços, a partir do capital humano diferenciado que sempre tivemos. Do sonho de modernizar nossa estrutura viária.

Do sonho de continuar priorizando o social, para que toda a nossa população possa contar com educação, emprego, saúde, moradia, saneamento e transporte de qualidade. De construir uma sociedade com mais igualdade, onde trabalhadores, jovens, idosos, mulheres, negros, índios, homossexuais e pessoas com deficiência não sejam discriminados. Do sonho, enfim, de viver em uma cidade com qualidade de vida para todos, sem violência.

Ainda no ano passado, nossa corrente no PT, a Unidade na Luta, fez a sugestão de que o coordenador do processo sucessório do Recife deveria ser o Prefeito João Paulo e que o melhor caminho seria o do entendimento em torno de um candidato único, sem precisar de prévias.

A sugestão visava cimentar a unidade do partido para alcançar a unidade com os aliados e com a sociedade em geral. Tinha como pressuposto o debate e a mais ampla consulta para que o nosso projeto para o próximo mandato fosse forte e conduzido por um candidato representativo e competitivo.

Ficou claro que o escolhido teria que ser representativo do conjunto do partido, de sua base social e dos partidos aliados. Para isto, o processo de consultas deveria ter sido mais transparente e aberto.

Infelizmente, duas das pré-candidaturas não foram tratadas com a legitimidade que as suas respectivas trajetórias impunham. Em momento algum elas foram consideradas. Das três pré-candidaturas, apenas uma delas, lançada desde 2006, foi reconhecida pelo prefeito. O que se viu foi que o papel de coordenador confundiu-se com o de maior defensor de uma das pré-candidaturas.

A despeito do estímulo e do engajamento de expressivos setores do PT, da nossa base social e da cidade em geral, percebi que a minha pré-candidatura todavia não logrou a aceitação de alguns setores do partido.

Penso que uma candidatura majoritária deve agregar mais, não pode ser de apenas um segmento partidário, embora a filiação às correntes seja natural em nossa cultura política. Assim, como deveria ser o método decisório do debate livre e do convencimento, sem personalismos.

O que não me parece acertado é fazer da escolha de um candidato majoritário um instrumento de disputa por espaços internos.

Por isto, creio ser a mais responsável a posição adotada pela minha corrente (a UL) de não levar o partido a uma prévia que certamente o enfraqueceria.

Optando por deixar ao prefeito João Paulo a responsabilidade pela escolha do nosso candidato a ser submetido aos partidos aliados, mais uma vez ratificamos, por atos e não apenas palavras, o nosso inarredável compromisso com a unidade do partido e das esquerdas e, sobretudo, com o avanço da nossa luta pela construção de uma sociedade sem as injustiças que nos levam a continuar militantes herdeiros da Frente do Recife de Pelópidas Silveira, Gregório Bezerra, Miguel Arraes e tantos outros.

Recife, 28 de janeiro de 2008

Maurício Rands

"NOTA DA UNIDADE NA LUTA SOBRE A SUCESSÃO NO RECIFE"

0

Posted by Ciro Bezerra

Diante dos recentes fatos envolvendo o processo de sucessão municipal do Recife e o Partido dos Trabalhadores, nós que compomos a Unidade na Luta, tendência interna do PT, temos a declarar o que se segue:

1) A proposta de roteiro que encaminhamos ao prefeito João Paulo foi um gesto político que tinha por objetivos a construção da unidade partidária, a superação do já desgastante conflito da luta interna, a promoção de um entendimento político que permitisse a realização de um debate democrático mínimo sobre a sucessão e a escolha de um candidato em um ambiente de tranqüilidade, evitando-se, assim, a utilização das prévias, instrumento potencialmente gerador de novos conflitos;

2) A resposta dos que compõem o Campo de Esquerda Unificado (CEU) não veio na forma de uma contraproposta que permitisse a continuidade do diálogo interno sobre critérios e procedimentos, mas quase como um ultimato ao partido, na medida em que, ' ... caso haja contestação ao nome escolhido - João da Costa - , caberá à direção do PT -Recife organizar de imediato o processo de prévias';

3) Argumentou-se que nós buscávamos reduzir o 'papel do prefeito João Paulo' no processo. Tal afirmação não se sustenta, na medida em que fomos nós da Unidade na Luta (UL), ainda no ano passado, que sugerimos que o prefeito assumisse a coordenação da sua sucessão. Além do mais, no ponto 8 da nossa proposta de roteiro, deixamos claro que, após as conversas· necessárias, a última palavra na indicação do candidato seria do próprio coordenador;.

4) Apresentamos os nomes dos deputados Maurício Rands e Pedro Eugênio à discussão do partido porque o prefeito João Paulo nos afirmou que o processo aberto era para valer e que não haveria imposição de nomes. Tínhamos a expectativa de que o prefeito e o partido pudessem ser convencidos, por meio de um debate democrático, pela escolha de um nome que melhor representasse nossa base social, nossos aliados e que maior capacidade tivesse de estabelecer a disputa eleitoral junto à sociedade. Esperávamos que o coordenador da sucessão, coerente com a sua própria história, conduzisse um debate democrático e que agregasse o partido e os aliados, agindo como magistrado e não como coordenador de uma pré­candidatura. Estávamos abertos a ser convencidos de que o nome de João da Costa poderia ser o melhor, a partir de uma qualificação política do debate interno. Houvesse o prefeito dito que só havia um único resultado possível para o processo, teria nos poupado e ao partido do enorme desgaste que ora estamos sofrendo;

5) Em verdade, nunca e em momento algum os nomes que sugerimos foram levados em consideração ou tratados com a seriedade que merecem, companheiros com história de lutas em nosso estado e no Recife, parlamentares respeitados, pessoas que contribuíram fortemente para o próprio sucesso da gestão na capital;

6) A concepção que preside o posicionamento do CEU é a de que o projeto vitorioso em 2000 e 2004 é uma construção exclusiva de uma parte do PT, e que só a ela cabe decidir de que forma e por que mãos esse projeto deve continuar. Essa visão não podemos aceitar! Não foi esse o partido que construímos. Foi a liderança política. do prefeito João Paulo, mas também a força e a unidade de todo o PT e dos nossos aliados que nos deram aquelas duas vitórias históricas. O sucesso de nosso governo. Reflete a competência gerencial do prefeito; mas também a contribuição decisiva de todos os que o compõem, inclusive nós da Unidade na Luta. Garantir a continuidade do nosso projeto político é uma responsabilidade de todos. Por isso, todos querem também participar da decisão;

7) A história do PT está relacionada à própria conquista da democracia no Brasil. A democracia interna é princípio fundamental da nossa forma de fazer política. Sempre apostamos na construção coletiva de nossas decisões. Atribuir a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, por mais representativas que sejam, decisões críticas sem um debate participativo é negar a nossa própria tradição política;

8) Nada temos contra o companheiro João da Costa. Reconhecemos suas qualidades de militante político e de gestor público, mas temos dúvidas quanto ao seu potencial eleitoral e é nosso dever dizê-lo. Como responder, por exemplo, ao fato de que, mais de um ano depois de ser lançado e apoiado pelo prefeito João Paulo, ele não recebeu qualquer manifestação entusiástica de apoio dos nossos aliados? Como explicar que o nosso mais próximo aliado no projeto Recife e histórico defensor da unidade política da esquerda, o PC do B, ao invés de se postar ao nosso lado apresenta uma candidatura própria, ainda que a ela não faltem legitimidade? No entanto, ao invés de refletirem sobre essas profundas indagações, tentam transformar a crítica leal em questionamento à liderança do prefeito. Essa, aliás, é a melhor forma de evitar o debate. O próprio documento do CEU não procura justificar a escolha de João da Costa.

9) Entendemos que vamos enfrentar uma das eleições mais difíceis da história da nossa cidade. A direita a enxerga como uma oportunidade de ouro para, em vencendo, dar importantes passos para a reconquista do governo estadual e a presidência da República em 2010. Nossa vitória é uma exigência histórica, um dever para com o povo sofrido dessa cidade que viu sua vida mudar ao longo de oito anos de governo popular e democrático, e um dever da nossa consciência política e social. É necessário lembrar que, em 2000, vencemos por uma diferença mínima, mesmo com o apoio de toda a esquerda. Talvez nossos companheiros se lembrem apenas da eleição de 2004, em que vencemos no primeiro turno. É preciso que se lembrem também que o prefeito João Paulo não é mais o candidato;

10) Precisamos montar uma grande frente política em torno de uma candidatura única. Na ausência de uma candidatura natural, precisávamos dialogar com os possíveis aliados, ouvir o que pensavam sobre as três pré-candidaturas postas, e considerar suas avaliações e sugestões e não caracterizá-Ias como 'intervenção de outras forças políticas em um debate interno';

11) Sem responder às questões que levantamos na proposta de roteiro, o CEU preferiu o caminho fácil da desqualificação. Equivocadamente, tenta vender a versão de que nós estaríamos propondo uma barganha em relação a 2010 quando o que defendemos é, sem casuísmo, o compromisso do PT em lutar pela manutenção da frente popular que sustenta João Paulo, Eduardo Campos e Lula. Queremos que o PT, desde já, comprometa-se com uma solução que contemple unicamente os partidos aliados e que resulte em um consenso amplo. Por que o CEU tem tantas dificuldades de se comprometer com uma proposta tão óbvia e simples?

12) Diante dessas considerações e com a responsabilidade que sempre tivemos na defesa do PT e do nosso projeto democrático e popular no Recife, nós da Unidade na Luta decidimos não participar de um processo de prévias que, nas atuais condições, apenas aprofundaria um conjunto de erros que conduziram o PT a uma grave divisão interna e ao risco de isolamento político junto aos nossos aliados. Mais do que ter um candidato queremos eleger um prefeito. Solucionar essa disputa interna por meio de uma prévia, seria tão somente fragilizar o candidato escolhido qualquer que fosse ele. De nossa parte, cumprimos com nossa responsabilidade de oferecer ao partido o que de melhor tínhamos a apresentar. Em todas as nossas posições sempre dissemos que a palavra final caberia ao prefeito João Paulo e essa palavra já foi dada. Coerentes com nossa trajetória política, abraçaremos a decisão que o partido venha a tomar.

Recife, 28 de janeiro de 2008

UNIDADE NA LUTA "

Unidade na Luta repete Pilatos e lava as mãos

0

Posted by Ciro Bezerra


Secretário estadual das cidades e líder maior da tendência petista Unidade na Luta (UL), Humberto Costa, anunciou hoje à tarde, na sede do Sindsep, que o seu grupo está fora do processo de escolha do candidato do PT à sucessão de João Paulo.

A Unidade na Luta avisou,ainda, que não vai à prévias, retira as duas pré-candidaturas dos deputados federais Pedro Eugênio e Maurício Rands e vai esperar as instâncias do partido se pronunciarem.

A briga

0

Posted by Ciro Bezerra


Nem contra-proposta, nem negociação. O documento que o grupo político do PT liderado por Humberto Costa, a Unidade na Luta (UL), apresenta, hoje, em entrevista coletiva, às 14h30, no Sindsep, na Boa Vista, é um posicionamento da tendência perante a decisão do prefeito João Paulo (PT) de bancar a candidatura do secretário de Planejamento Participativo, João da Costa, ignorando o roteiro sugerido pela UL.


“Será a nossa decisão diante do que foi colocado pelo chamado CEU. Não é negociação como fizemos da outra vez. Eles (o grupo de João Paulo) não apresentaram contra-proposta, mas uma posição. E também não deram uma resposta dentro do que pedimos”, queixou-se Humberto, sábado, no Baile Municipal, no Chevrolet Hall, referindo-se à carta do Campo de Esquerda Unificado (CEU), apresentada na sexta-feira passada.

Evitando antecipar o conteúdo do novo documento - o segundo apresentado pela UL ao CEU -, Humberto não quis comentar se o grupo vai encarar as prévias para a escolha do candidato do PT à sucessão de João Paulo, como propõe o CEU. Mas antecipou que dará explicações sobre o que a UL quis dizer no item 5, da sua primeira proposta.

Esse ponto, que sugere atrelamento da eleição de 2008 a de 2010, foi considerado o mais polêmico. “O nosso documento foi claro (quanto à 2010). O que todo mundo quer é que a aliança seja no campo da esquerda”, rebateu, demonstrando irritação. Nos bastidores, comenta-se que esse item foi colocado pela UL ainda em razão da desconfiança da relação amigável de João Paulo com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Mais no JC

Feira na PCR oferece artigos para o Carnaval

0

Posted by Ciro Bezerra

Uma grande variedade de produtos artesanais, muitos voltados para o Carnaval, estarão expostos, a partir desta segunda-feira (28), no térreo da Prefeitura do Recife, durante a Feira do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte).


O objetivo da feira, administrada pela gesta municipal, é, sobretudo, gerar renda para os artesãos, além de divulgar a cultura regional. A feira funciona com 45 barracas, das 8h às 14h, com mercadorias para todos os gostos e segue até a sexta-feira (1º de fevereiro).

O consumidor na corda bamba!

0

Posted by Ciro Bezerra

Você é capaz de confiar nos serviços de assistência técnica? Seja o conserto do aparelho de DVD, microondas, televisor, refrigerador, máquina de lavar, ar condicionado, automóvel, entre bens consumos? Pesquisa feita por uma revista especializada na defesa do consumidor identificou uma série de problemas. A grande maioria das lojas/oficinas especializadas foi reprovada. São problemas nos preços e na qualidade do serviço. A desonestidade não é apenas econômica. Identificou-se também fraude técnica. Há casos de um microondas que enviado para a troca de fusível foi devolvido com fios enrolados e até o isolamento de um magnéton, que emite as microondas do aparelho, quebrado. Um absurdo!

Este filme já passou na vida de alguém. Um dia desses fui a um supermercado decidido a trocar os pneus do carro. Final de ano e aproveitar a promoção era inevitável. Após a compra, fui à loja no térreo fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento de direção. Pois muito bem: antes de efetuar o serviço, o mecânico entrou por debaixo do veículo e fez uma série de anotações. Cá com meus botões o que ele está querendo aprontar? Retornou e me disse: “Existem várias peças de seu carro que precisam se trocadas de imediato. Posso fazer o orçamento sem compromisso?” Na certa era a senha de um golpe que estava por vir.

Cinco minutos depois o “cara de pau do gerente” voltou e apresentou o orçamento, incluindo a mão-de-obra. Preço: R$ 300,00. Quase cai da cadeira. Tempo para respirar e pensar. Fiz-lhe uma contraproposta com redução de 25% de desconto para a execução do serviço à vista. Ele não topou e até resmungou. Era R$ 300,00 e fim de papo. Resolvi apenas fazer o serviço obrigatório por conta da compra dos pneus. Pesquisei as “peças sugeridas”. Passei quase uma hora no telefone e encontrei disparidades em várias lojas de autopeças. O preço caiu pela metade. O carro tinha problema, no entanto, diferente “daquelas peças” imaginadas. Voltei pra casa indignado para não dizer outra coisa.

É difícil acreditar num serviço de oficina especializada ou alguma coisa parecida. O consumidor nessa situação só pode rezar para que seus aparelhos ou mesmo o carro nunca darem defeito, o que é provavelmente difícil com o “controle de qualidade” de nossos produtos. Caso contrário, ele vai entrar numa roda-vida. Afinal de contas, ele não tem como avaliar a qualidade do serviço, como foi feito pela revista, garantindo os resultados dos testes comparativos. Ele não pode nem mesmo confiar que a entrega das peças substituídas seja prova de boa-fé. Há casos de peças recondicionadas ou chamadas de genéricas que duram em média 90 dias.

As empresas de grandes marcas no mercado consumidor precisam acompanhar e avaliar mais de perto o trabalho de suas oficinas autorizadas. Em outras palavras, as empresas aplicam cursos de capacitação e de requalificação para os funcionários? Existe alguma Associação Brasileira dessas empresas ditas como autorizadas para classificar a qualidade dos serviços -como fazem os hotéis? Na realidade, as autorizadas espelham a qualidade dos produtos de uma determinada marca que, em alguns casos, estão exibindo uma imagem irreal. Outra coisa: os profissionais honestos devem se organizar por um sistema de auto-regulamentação para promover a qualificação e o afastamento de pessoas curiosas, desonestas e sem caráter. Nós consumidores agradecemos. O cuidado deve ser redobrado, exigindo-se recibos de entrega, orçamentos detalhados, notas fiscais discriminadas e, sobretudo, qualidade do serviço. Para finalizar: você costuma receber a peça que foi trocada pela assistência técnica?

Chico Carlos é jornalista

EDITAL

2

Posted by Ciro Bezerra


O governador Eduardo Campos (PSB) assina, na próxima quinta-feira, o edital de licitação da duplicação da BR-104, ligando Caruaru a Santa Cruz do Capibaribe. A obra está orçada em R$ 260 milhões.

Prefeito assina ordem de serviço para reforma do Bido Krause

0

Posted by Ciro Bezerra

O prefeito do Recife, João Paulo, assina, nesta segunda-feira (28), a ordem de serviço para início das obras de revitalização do mais tradicional centro social urbano da cidade, o CSU Bido Krause, no bairro do Totó. A obra transformará o espaço em referência de convivência social. A solenidade ocorrerá às 9h30, na sede do CSU, na avenida 11 de agosto (Totó).

Folha de Pernambuco

0

Posted by Ciro Bezerra

Desfile de bloco termina em morte - Crime aconteceu no final da prévia, do Cabeça de Touro, no Engenho do Meio

Esportes - Briga pela liderança do Estadual pega fogo

Carnaval 2008 - Domingo de Virgens e axé em Olinda

Mistério - Garota de 12 anos morre imprensa em pilastra

PT - Ferro: João Paulo é o Lula de Pernambuco

Diario de Pernambuco

0

Posted by Ciro Bezerra

Morte e mistério em Boa Viagem - Rafaela Souza, 11 anos, foi esmagada entre uma pilastra e o carro da tia, ao pegar compras

Ministro da Saúde critica D. José Cardoso Sobrinho

Carnaval Tricolor - O Santa Cruz goleou o Vera Cruz por 4x1 e encostou no líder Sport, que não saiu do 0x0 com o Salgueiro. Já o Náutico ficou pra trás ao perder para o Centro Limoeirense por 2x1

Restaurante assaltado em Candeias - Numa ação ousada, um estudante de direito filho de um coronel do Exército é suspeito de ter usado o carro do pai para liderar um assalto ao Restaurante Bodega, no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, na madrugada de ontem.

Jornal do Commercio

0

Posted by Ciro Bezerra

Ministro critica Igreja - José Gomes Temporão, da Saúde, disse que a Arquidiocese de Olinda e do Recife está equivocada em condenar a pílula do dia seguinte no Carnaval.

Caso Tarsila e Maria Eduarda - Irmão Kombeiros depõem na Justiça pela primeira vez

5ª Rodada - Santa etropela o Vera Cruz 4x1 e embala no Pernambucano

Olnda Beer - Faz a festa da multidão ao som do axé





I Expocarnaval promove o artesanato carnavalesco de Pernambuco

0

Posted by Ciro Bezerra



Aproveitando a movimentação do período de prévias carnavalescas,

a Fundarpe promove exposição de artesanato no Bairro do Recife


Quem ainda busca sua fantasia para cair na folia e não quer deixar de trajar peças que representem a cultura do Estado precisa conferir a I Expocarnaval, uma exposição de artesanato voltado para a festa de Momo que apresenta trabalhos de artesãos de diversos municípios pernambucanos. Localizada na sede da Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC) – Rua do Bom Jesus, nº 237, Bairro do Recife –, a Expocarnaval é promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o MinC.


A exposição de artesanatos carnavalescos segue até a Quarta-Feira de Cinzas (6/02), trazendo artesãos de Goiana, Nazaré da Mata, Bezerros, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. O objetivo da mostra, além de dar visibilidade aos artesãos, é permitir a venda dos seus produtos neste período de grande fluxo turístico na capital. Fugindo dos artigos comuns e industrializados encontrados nas lojas e nas ruas da cidade, a Rua do Bom Jesus, um ambiente conhecido de artesanato, será uma vitrine para os artigos típicos das manifestações culturais carnavalescas do Estado. São máscaras, fantasias, instrumentos musicais, adereços, indumentárias, chapéus, roupas com aplicações, peças de barro, burrinhas, estandartes e diversos outros elementos do Carnaval, distribuídos nos 34 estandes de exposição e venda.


Para Higor Lizandro, representante da Associação dos Artesãos de Bezerros, a I Expocarnaval é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho dos artesãos pernambucanos. Ele expõe e vende máscaras de papangus e xilogravuras no box número 8 da mostra. "Espero poder divulgar muito o Carnaval de Bezerros, através do papangu, para os visitantes do Recife. E que as pessoas queiram levar para casa uma lembrança de lá e de outras cidades. É uma exposição individual e, ao mesmo tempo, coletiva, já que temos todos o mesmo propósito de mostrar nosso Carnaval", contou ele. A I Expocarnaval funciona das 14h à meia noite e a entrada é gratuita.


Serviço:

I Expocarnavalexposição e venda de artesanato carnavalesco

Quando: Até Quarta-Feira de Cinzas (06/02), das 14h a meia-noite


Local: Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC), Rua do Bom Jesus, 237- Bairro do Recife