FAÇA O TESTE E SE PREVINA CONTRA O CÂNCER

1

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 22 de janeiro de 2008

*Uma dica do nosso Chico Carlos

Conhecido desde o início da história da medicina, o câncer ocupa hoje o terceiro lugar entre as causas de morte em nosso meio. A origem do câncer está associada em 85% dos casos aos fatores ambientais tais como hábitos alimentares, fumo, álcool, produtos químicos, exposição ao sol e tantos outros e em 15% à hereditariedade.

Todas as pessoas podem ter câncer, porém quando os fatores de risco são conhecidos, o câncer pode ser evitado, ou pelo menos detectado precocemente e tratado em tempo de cura. Os conhecimentos de biologia molecular, de carcinogênese, dos marcadores tumorais e dos métodos de imagem têm permitido diagnósticos precoces mais freqüentes, oferecendo melhores condições de tratamento a cada paciente.

A prevenção é possível em várias etapas da história da doença: antes dela se manifestar, aos primeiros sinais e sintomas da mesma, ou ainda para a minimização das complicações quando a doença já está estabelecida. Características próprias dessa doença e do seu tratamento levaram à evolução de uma especialidade médica [Oncologia] que abrigasse as particularidades do diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer.

Na realidade, um terço dos casos de câncer no mundo - quase 4 milhões a cada ano - poderia ser evitado se fossem adotadas medidas preventivas, segundo a União Internacional contra o Câncer. No Brasil, onde ocorrem 472 mil novos casos a cada ano [17.620 em Pernambuco], a situação é ainda mais preocupante porque boa parte da população desconhece que hábitos como vida sedentária e alimentação rica em gorduras podem levar ao surgimento de um tumor.

Um terço dos casos de câncer no mundo - quase 4 milhões a cada ano - poderia ser evitado se fossem adotadas medidas preventivas, segundo a União Internacional contra o Câncer. No Brasil, onde ocorrem 472 mil novos casos a cada ano [17.620 em Pernambuco], a situação é ainda mais preocupante porque boa parte da população desconhece que hábitos como vida sedentária e alimentação rica em gorduras podem levar ao surgimento de um tumor.

Vale destacar que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e o médico cancerologista Jaime de Queiroz Lima, chefe do Departamento de Diagnóstico, Prevenção e Tratamento do Hospital do Câncer de Pernambuco, desenvolveram um site que oferece ao internauta o teste de detecção do grau de risco para nove tipos diferentes de câncer, além de informações sobre a doença, medidas e exames.

Dentro dessa finalidade, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco [SIMEPE] se associa na trabalho de divulgação junto aos seus associados, bem como a opinião pública em geral para participar do teste de detecção do grau de risco de câncer.

* Chico Carlos é jornalista da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Médicos.

Acesse agora o site:
http://www.previnaocancer.com.br/

Comments (1)

  1. 26 de março de 2009 às 18:22

    O endereço correto para o site é http://www.prevencaodecancer.com.br/