Prefeito manda moradores emagrecerem 450 toneladas em um ano

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Prefeito americano quer tirar cidade entre as top 10 das mais gordas do país.Mandatário cria site e fará mais ciclovias para população perder peso


Com um banquete de tirar o cinto composto de pão de milho, salsicha e molho, filé de frango frito e torta de nozes, considerado como prato oficial do Estado de Oklahoma, não é nenhuma surpresa que o prefeito de Oklahoma City queira colocar a cidade em uma dieta.


Mick Cornett desafiou a cidade a perder mais de 450 toneladas de gordurinhas (1 milhão de libras) como resolução de ano novo. Levado em parte pela sua própria luta para perder peso, Cornett quer acabar com a fama de Oklahoma City como cidade mais gorda dos Estados Unidos.


“A mensagem que a campanha contra a obesidade traz é a de que devemos prestar atenção ao que comemos”, disse Cornett. “Se exercitar também faz parte, e estamos tentando nos transformar em uma cidade menos esparramada, mais compacta e com mais espaço para os pedestres, mas é impossível atacar a obesidade a menos que se reconheça que comemos demais e não comemos os alimentos certos.”


Como parte da campanha, os moradores podem se registrar e acompanhar sua perda de peso num novo site na Iternet: thiscityisgoingonadiet.com (cujo endereço significa: “a cidade está em dieta”). Mais de 6.747 pessoas haviam se registrado até esta segunda-feira (7) a semana passada. Juntas, já perderam mais de 675 quilos.


Como a cidade tem mais de 500 mil habitantes, se for considerado as crianças, cada morador precisa perder pouco menos de 1 quilo para atingir o objetivo do prefeito. Além de uma calculadora do índice de massa corporal, o site também tem receitas e links para academias na região metropolitana. Os planos são de expandir o site para incluir blogs de usuários e permitir aos participantes interagirem mais entre si, diz Cornett.


“É sempre mais fácil fazer vencer um grande desafio se há mais pessoas fazendo a mesma coisa junto com você”, diz ele. O prefeito agendou o começo do programa de perda de peso para o começo do ano novo, quando muitas pessoas começam a fazer exercícios físicos depois das festas natalinas.


Oklahoma City ficou em 15° lugar em uma pesquisa sobre as cidades mais gordas dos EUA feita pela revista Men’s Fitness. A pesquisa examinou o estilo de vida de cada cidade, incluindo a quantidade de restaurantes de fast-food por habitante e a existência de parques municipais, academias e ciclovias.


“Não posso revelar exatamente em que posição a cidade ficou na nossa pesquisa de 2008, mas posso afirmar que Oklahoma City está entre as dez mais gordas”, disse a assessora da revista, Jennifer Krosche. “Isso não é bom”. A Assembléia Legislativa de Oklahoma designou a refeição oficial do Estado em 1988. O menu também inclui quiabo frito, abóbora, porco grelhado, biscoitos, canjica, milho, morangos e feijão.

Comments (0)