Telenovela definitivamente não enfrenta um boa fase

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A telenovela definitivamente não enfrenta uma boa fase. Considerado o principal produto da TV brasileira, as atrações, em geral, registraram índices abaixo do esperado pelas emissoras de acordo com dados colhidos pelo Ibope em 2007. A TV Globo, detentora do maior número delas, sentiu na pele o mau momento e demorou em conseguir emplacar seu carro-chefe, ou seja, a atração exibida no horário nobre.

Foram recordes consecutivos e negativos de audiência, principalmente no início. Seu segundo capítulo chegou a ocupar o segundo lugar entre as piores estréias das novelas das oito da década. Entre a novela exibida em 2005 para a atração anterior de "Duas Caras", o Ibope no horário caiu 6,6 pontos, sendo 4 deles conseqüência das TVs desligadas.

Além das estatísticas desfavoráveis, o produto sofreu mais uma crítica. E desta vez oriunda de seu próprio mercado. Para o novelista Silvio de Abreu, "as novelas estão ficando cansativas". Em entrevista à colunista do jornal Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo, o sincero autor disse que as produções atualmente se preocupam mais com "tecnologia do que com histórias. Efeitos especiais e explosões todo mundo já está cansado de ver. Novela é assim: termina uma, começa outra e só."

O novelista disse ainda ser contra determinações impostas à novela "Duas Caras". A Justiça mudou a classificação indicativa de 12 para 14 anos. Segundo ele, a TV perdeu o controle com a liberdade permitida após o período ditatorial nas décadas de 70 e 80. "Hoje, não sabemos até onde podemos ir. Falamos sobre drogas, homossexualismo, mas não temos a medida exata."

Redação Adnews

Comments (0)