PROJETO SALÃO NOBRE REALIZA ÚLTIMO CONCERTO DO ANO

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 20 de novembro de 2007

No quarto e último concerto da temporada 2007, o projeto SALÃO NOBRE se despede retomando a temática musical erudita e apresenta o QUARTETO CONTRASTE. As apresentações acontecem nos próximo dias 24 e 25 de novembro (sábado e domingo), no Salão Nobre do Teatro Santa Isabel, sempre as 17h. Serão disponibilizados 180 ingressos para cada dia, sem cadeiras marcadas. Eles devem ser retirados GRATUITAMENTE na bilheteria do Teatro uma hora antes do concerto. Com a formação de "quarteto com piano e clarinete", o grupo QUARTETO CONTRASTE busca a experimentação e novos repertórios. Numa formação a princípio vista como erudita, transita por várias linguagens, indo do clássico ao popular. Na apresentação, o grupo vai mostrar ao público o seguinte repertório:

1. Bachianas brasileiras, No 4 [Prelúdio] – H. Villa-Lobos 2. Quarteto em sol menor, KV 478 [Allegro – Andante – Rondó] – W. A. Mozart 3. Go tell it on the mountain (Arr. Syrlane Hellen Moura) – Tradicional 4. Luiza (Arr. Sueudo Fernandes) – Tom Jobim 5. Gonzagação (Arr. Dimas Sedícias) – Luiz Gonzaga 6. Libertango (Arr. Gueber Santos) – Astor Piazzolla
O projeto Salão Nobre é uma realização da MUSICATA CIA DE ARTE, uma organização independente, dedicada à promoção da arte e da música de qualidade. Devido ao sucesso, a Musicata pretende retomar temporada 2008 do Salão Nobre a partir do mês de abril, para um público ampliado, com propostas musicais inéditas para o Recife.

SOBRE O GRUPO QUARTETO CONTRASTE :
GUEBER SANTOS [clarinete] é formando do curso de licenciatura em música pela UFPE, é formado pelo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (CPCMR) e pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). É músico da Orquestra Sinfônica do Recife, e atua como músico convidado na Orquestra do Festival Internacional Virtuosi (PE). Participou recentemente da gravação de um CD duplo em São Paulo sob a regência dos maestros Robert Minckzuki, da Orquestra Sinfônica Brasileira e Kurt Mazur, da Orquestra Sinfônica Nacional de Paris e da Filarmônica de Londres.

GUILHERME TEXEIRA [violino] iniciou seus estudos musicais em 1995 no projeto Suzuki , desenvolvido pelo CPM. Em 2000 tornou-se aluno de Ademar Rocha. Participou do Festival Eleazar de Carvalho (CE) e do Festival de Inverno Virtuosi na Serra (PE). Tem participado de master classes onde teve a oportunidade de estudar com Rucker Queirós e Daniel Guedes (Brasil), Alexey Chashnikov (Rússia) e Son-Hyun Park (EUA). Em 2004 obteve o 2° lugar e o Prêmio de Revelação no I Concurso de Cordas do CPM. Atualmente é aluno do curso de Bacharelado em violino pela UFPE, realiza concertos com a Orquestra Sinfônica do Recife, com a Orquestra do Festival Virtuosi e integra a Orquestra Sinfônica Jovem do CPM, a Orquestra Suzuki e o Quarteto Contraste.

JEAN-FRANÇOIS BOURGEOIS [violoncelo] iniciou seus estudos com Marisa Johnson em 1995 no curso de extensão da UFPE. Foi aluno de música de câmara de Patrícia Johnson, participando de vários cursos do gênero com François Carrie (França), Rafael Garcia (Chile), Sérgio Barsa (Brasil). Em 1999 foi aluno de Nelson Campos na UFPB. Em 2000 prosseguiu seus estudos na França, onde foi aceito pelo violoncelista da Ópera de Paris e professor do Conservatoire Eric Satie, M. P. Champagne e pela professora M. A. Balmayer. Atuou em diversos grupos e orquestras de câmara entre os quais Sa-grama, Oficina de Cordas de Pernambuco, Collegium Musicum, Camerata Armorial. Atualmente é violoncelista da Orquestra Sinfônica do Recife e aluno de Patrícia Johnson no curso de Bacharelado em violoncelo na UFPE.

LEVI GUEDES [piano] é professor do CPM e do CEMO. Licenciado com laude pela UFPE, foi aluno de Carlos Hazin, Lourdes Aguia, Lanfranco Marcelletti, Jussiara Albuquerque e Elyanna Caldas. Freqüentou master classes com os artistas Heitor Alimonda (Brasil), Marco Antônio de Almeida (Brasil/Alemanha), Maria Clara Fernandes (Brasil/Áustria), Marie-Laure Müller (França), Mariane Jacobs (Suécia), dentre outros. Foi solista da Orquestra Retratos do Nordeste, da Orquestra de Câmara de Pernambuco e do Grupo de Percussão do Nordeste. Atua como músico convidado na Orquestra Sinfônica do Recife.


Juliana Lopes - Assessoria da Musicata Cia de Arte

Comments (0)