Lula tem medo do mercado

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on domingo, 30 de dezembro de 2007

O vice-presidente José Alencar Gomes da Silva disse que os juros não caem mais porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem "medo" das ameaças feitas por economistas de mercado, mostra reportagem publicada neste domingo na Folha de S.Paulo.

Crítico recorrente dos juros altos, Alencar disse à Folha que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teme uma "inflação violenta" no país. "O Lula é um sujeito ultra-responsável, ele tem preocupação que [uma queda forte dos juros] pudesse trazer uma inflação brutal."

Em entrevista concedida na véspera de Natal, José Alencar defende a política de Lula, mas que "ser amigo" do presidente não o impede de criticar os juros altos. "Ele não pode me demitir, então falo com absoluta isenção e independência."

Alencar ainda se diz contra a alta nos juros. "Eu nunca deixei de condenar. A inflação não exigia taxas de juros daquele patamar para combatê-la." O vice-presidente se refere ao nível de 26,5% ao ano que chegou a Selic, a taxa básica de juros, no início do primeiro mandato.

Comments (0)