Igreja Universal completa 30 anos com império empresarial

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on sábado, 15 de dezembro de 2007

O império erguido pela Igreja Universal do Reino de Deus, que completou 30 anos em julho deste ano, vai além das 23 emissoras de TV e 40 de rádio. Reportagem publicada neste sábado na Folha traz levantamento de outras 19 empresas registradas em nome de 32 membros da igreja, na maioria bispos.

Entre as empresas reveladas pelo levantamento da reportagem estão dois jornais diários --"Hoje em Dia", de Belo Horizonte, e "Correio do Povo", de Porto Alegre--, as gráficas Ediminas e Universal, quatro empresas de participações (que são acionistas de outras empresas), uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro saúde.


Segundo a reportagem, a Igreja Universal também tem sua própria empresa de táxi aéreo, a Alliance Jet, de Sorocaba (SP), que fatura cerca de R$ 500 mil mensais e tem três aviões, um deles adquirido por US$ 28 milhões, neste ano. A empresa está em nome de Adilson Higino da Silva, bispo auxiliar de São Paulo.


Se um bispo se envolve em escândalos --caso de parlamentares-- ou entra em atrito com a igreja, as ações mudam de mãos, segundo a reportagem da Folha.


Foi o que aconteceu com o ex-bispo e ex-deputado federal Wanderval Santos (que pertencia ao PL de São Paulo), denunciado pelo Ministério Público por envolvimento com a máfia das sanguessugas. Depois que o escândalo veio à tona, ele deixou a igreja e vendeu as ações que possuía na Rádio Liberdade (de João Pessoa, Paraíba) e na Rádio Continental (de Florianópolis, Santa Catarina). "Os homens podem ter seus erros, mas a igreja é santa", afirmou o ex-bispo à reportagem.


Outro lado

A igreja não quis dar declaração ou informação sobre seu vínculo com as emissoras de TV da Rede Record, as emissoras de rádio e as empresas registradas em nome de bispos ou outros membros da instituição.


A Folha encaminhou dois e-mails com detalhes sobre o conteúdo da reportagem, além de pedidos de entrevista feitos por telefone. A resposta, via assessoria de imprensa, foi de que não se manifestaria sobre nenhum dos temas abordados.

Comments (0)