Detran informa

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Os proprietários de veículos usados com placas de final 1 e 2 têm até a próxima sexta-feira (15) para pagar o licenciamento 2008 em cota única. A primeira parcela, para quem vai optar pelo parcelamento, também vence dia 15 de fevereiro. Os registros do DETRAN apontam que Pernambuco tem 250.300 veículos com placas de final 1 e 2.

O licenciamento anual corresponde ao imposto (IPVA), taxas, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT). O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que é documento de porte obrigatório, só é emitido após a conclusão do licenciamento. Quem pagar em cota única tem redução de 5% no valor do IPVA.

Se preferir, o proprietário do veículo pode solicitar a emissão do documento no período de até cinco dias úteis subseqüentes à compensação bancária de todos os débitos em qualquer ponto de atendimento do Detran ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) Especiais. Após este prazo o documento será enviado pelos Correios após 45 dias da quitação.

Também receberá o documento em casa quem concluiu o licenciamento pagando as taxas nos prazos determinados, mesmo que o IPVA tenha sido pago em parcelas.

O pagamento pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Banco Real, Caixa Econômica Federal e nas Casas Lotéricas, com compensação bancária em até três dias úteis.

Os usuários que realizarem os pagamentos em boleto avulso, no caso de veículos registrados no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, receberão o CRLV no seu endereço. Os proprietários de veículos registrados nos demais municípios deverão solicitar o documento na Ciretran da sua cidade.

Prazos - O calendário de licenciamento anual de veículos de Pernambuco foi definido pela Portaria 461 de 28 de dezembro de 2006. Na portaria também estão contidos os prazos limites para o porte do CRLV do exercício anterior. No caso dos proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, o CRLV do ano anterior só será aceito até 30 de junho. A partir de 1º de julho será exigido o CRLV 2008, sob pena de terem o veículo retido até a apresentação do documento e pagamento da multa no valor de R$ 191,54. Além disso, o condutor perderá sete pontos na carteira.

Caso o prazo para porte do CRLV anterior esteja vencendo e o mesmo ainda não tenha sido entregue, o usuário deve se dirigir a um dos pontos de atendimento do Detran para orientação e solicitação do documento.

Comments (0)