O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 1,76% em dezembro, o que fez o indicador encerrar o ano com alta de 7,75%, acima das estimativas do mercado.
A variação registrada em dezembro ficou bem acima do avanço de 0,69% de novembro, e superou ligeiramente a estimativa de analistas consultados pela Reuters, que apostavam em uma alta de 1,68% para o indicador no último mês de 2007.
Boa parte da alta de dezembro pode ser creditada ao comportamento dos preços no atacado. O indicador deste segmento --o IPA-- subiu 2,36%, ante alta de 0,97% em novembro.
Os preços dos alimentos responderam em grande medida pela alta expressiva do IPA no mês.
O mesmo foi verificado no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que fechou dezembro com alta de 0,67%, ante o avanço de apenas 0,04% em novembro.
"Quatro das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimos em suas taxas de variação", informou a FGV em comunicado divulgado nesta quinta-feira.
A principal contribuição partiu do grupo Alimentação, com alta de 1,73%.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,43%, depois da alta de 0,48% em novembro.
A alta de 7,75% apurada pelo IGP-M em 2007 ficou bem acima da variação verificada em 2006, quando o índice subiu 3,83%, e superou a mediana e a média de oito estimativas de analistas consultados pela Reuters, que esperavam um avanço de 7,5%.
Comments (0)
Postar um comentário