Globo e o "arroz-com-feijão" de todo dia

6

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 23 de junho de 2008

A TV Globo tem experimentado a anti-fidelidade de seu público. Justamente um sentimento pouco esperado pela emissora que tanto já se orgulhou de audiência cativa e hoje sofre com o comportamento instável dos telespectadores.

Exemplo disso é a a nova novela das oito "A Favorita", que tem patinado entre os 34 pontos de média segundo medições do Ibope. O índice é modesto em comparação com os 46 registrados no capítulo final da trama anterior a esta.

Há mais de 30 anos com a mesma fórmula, a hegemonia da Globo no Brasil incitou inclusive o jornal Financial Times. O esquema de sempre é composto (das 18 às 22h) por novela, noticiário local, novela, noticiário nacional e novela, tática contrária às principais emissoras de TV mundiais, sempre em busca de novidades para se adequar ao comportamento do espectador.

Em vista disso, o jornal inglês produziu reportagem especial para entender o porquê do diferencial da emissora carioca em relação com as demais mundo afora (sempre em busca de novas grades). Descobriu, portanto, que nem as ameaças da Record na briga pela audiência preocupa  tanto assim. As mudanças não devem vir rapidamente. 

O "O Estado de S.Paulo" também se interessou pela pauta. Em texto publicado na coluna "TV e Lazer", o jornal comenta o contraste entre a busca pela audiência e inovação. Diz que pesquisas de opinião impediram à emissora, por vezes,  ousar com iniciativas diferenciadas. Resultado: o mesmo "arroz-com- feijão" de décadas.

Confira parte do texto, escrito por Márcio Vianna, sob o título: Viu no que dá mimar o público?

"Desde os anos 70, a Globo aprendeu a fazer novelas de produção quase irretocável. Mas, de tanto querer agradar ao público, deixou de investir na transgressão. Inúmeras pesquisas de audiência e consultas a grupos de senhoras brecaram qualquer iniciativa mais ousada. Em 2002, As Filhas da Mãe, de Silvio de Abreu, foi retirada abruptamente do ar. No lugar, a Globo colocou Desejos de Mulher, com exatamente tudo o que o público dizia querer.

O resultado foi uma novela tão frouxa quanto sua audiência. Se já existissem pesquisas nos velhos tempos, jamais teríamos assistido obras-primas como O Rebu, O Casarão e Saramandaia. Se bobear, nem Estúpido Cupido viria à luz.

Em 1990, a Globo jamais apostaria as fichas numa novela em que metade do capítulo fosse um bando de tuiuiú voando. Exibindo penosas, piranhas e atrizes nuas, a Manchete tirou o sono da Globo com Pantanal, a mesma cuja reprise ainda atrai audiência para o SBT.

O próprio canal de Silvio Santos conquistou uma fatia de público com novelas mexicanas, de tramas simplórias e produção bem básica. Tem quem goste - e muito. Assim como há quem aprecie as novelas teens da Band, que se deu melhor lançando uma novela musical do que uma trama romântica.

Não é problema de qualidade do produto apresentado, mas da possível razão do fastio do público.

A Favorita mal estreou e parte de seu elenco já está reservada para uma próxima atração. Malvino Salvador e Cláudia Raia, ainda outro dia, andavam em Sete Pecados. Os autores mal têm tempo de se reciclar e acabam criando tramas e personagens sempre parecidos. Ninguém consegue mais sentir saudades. Se o diferente é o tuiuiú e a punk-escorpião, então, muda-se de canal. Pode não ser o melhor prato do cardápio, mas pelo menos foge do arroz-com-feijão de todo dia."

Redação Adnews

Comments (6)

  1. 13 de abril de 2011 às 20:44

    Globo Network reach the high percentage of potential viewers, and became the largest TV network.
    Good job!

    Stan Jones - "Wedding Invitations Cheap"

  2. 26 de abril de 2011 às 05:57

    This would be the good news That TV Has Experienced globe loyalty of anti-STI audience. Just keep on posting updates!

    ~ ~ Janet Cox " Promo Code for Mozy "

  3. 28 de outubro de 2011 às 05:47

    I haven't read before about this Globo Network and this is quite interesting topic to read.

  4. 3 de novembro de 2011 às 06:44

    Globo is the fourth-largest public TV commercial network in the world. What a great and awesome job. Keep it up !

    lee - How do You Become a OT Assistant

  5. 7 de novembro de 2011 às 06:09

    This network is one of the leading network in the world.

    joshua - Engineers Salary

  6. 24 de janeiro de 2012 às 06:33

    The rivalry among the Network Stations is very high, with this congratulations for having a great job. Your hard work worth it.

    max - PTA Schools