Novas mídias ameaçam sobrevivência do rádio

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quarta-feira, 16 de abril de 2008

"Para o rádio, o maior dos desafios é, sem dúvida, sua própria sobrevivência a médio e longo prazo, diante de tantas mudanças tecnológicas e dos modelos de negócios". Essa é a declaração do jornalista Ethevaldo Siqueira, destacado pelo jornal "O Estado de S.Paulo" para cobrir a National Association of Broadcasters, feira que acontece esta semana em Las Vegas e reúne o mercado mundial de radiodifusão. O desafio não se restringe aos EUA e contrasta o tradicionalismo centenário com mídias consideradas recentes como a Internet e modelos como YouTube, blogs e podcasts, que segundo Ethevaldo, competem diretamente com o rádio e televisão, embora o maior prejuízo seja o do rádio.

O presidente da NAB, David Rehr, não deixa de lado a preocupação pelo fato de a nova geração dispensar o rádio e também a TV, embora em menor escala. Segundo ele, a parte negativa do YouTube é causar a falsa impressão, a especialistas da feira, de caracterizar a radiodifusão como obsoleta. "Sim, o rádio e a TV abertos estão enfrentando uma concorrência vital com o YouTube, a internet, o celular e os iPods. Nosso modelo de radiodifusão não funciona mais como no passado e não está sabendo dar as respostas certas a esses novos meios" - lamenta Rehr.", lamenta em declaração divulgada pelo "Estadão".

A discussão acerca do assunto surge a partir do maior número de opções ao consumidor. A impressão de Ethevaldo é que "a força desses novos produtos e tecnologias é, sem dúvida, imensa, a ponto de desorientar as emissoras, grandes, médias ou pequenas." Sobretudo, Rehr é otimista. Injeta ânimo na comunidade dos radiodufusores e alerta para desafios constantes na profissão.

Jornalista Roberto Cabrini é preso em São Paulo

1

Posted by Ciro Bezerra

O jornalista Roberto Cabrini, recém-contratado pela Record, foi preso nesta terça-feira em São Paulo e levado ao 100º Distrito Policial, no Jardim Herculano, região de Santo Amaro (zona sul). A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou a prisão, mas não detalhou o motivo, pois o boletim de ocorrência ainda não estava pronto.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Record informou que já enviou advogados ao local. Segundo a emissora, Cabrini fazia uma matéria investigativa sobre tráfico de drogas. A primeira informação apurada pela Folha Online é que o jornalista teria sido preso com papelotes de cocaína.

Com informações da Folha Online

HOJE É 16 DE ABRIL. BOM DIA!

0

Posted by Ciro Bezerra

Espertinha

O comediante inglês Charles Chaplin faria aniversário hoje. Em 1943, quando ele já era cinqüentão, uma starlet ambiciosa foi aos jornais dizer que estava grávida dele. Segundo a versão de Chaplin, ele é que acabou assediado pela moça, que trazia um revólver. No tribunal, ele disse que, naquelas condições, jamais conseguiria uma ereção.

Ainda não existia Viagra, Helleva, nem garrafada do sertão


Veja que interessante: em 16 de abril 1917
O líder político russo Vladimir Lênin publicou Tese de Abril. Na obra, ele defendia a participação do povo na revolução. Hoje, temos o abril vermelho e povo continua f...

Já em 1934
Foi criada a Viação Aérea de São Paulo, a VASP. É, mas uns espertinhos ai amarraram o trem de pouso da bichinha e faz tempo que ela não sai do chão.

E no dia 16 de abril de 1943
O químico Albert Hoffman consumiu acidentalmente o LSD-25, droga que ele havia criado em 1938, e descobriu seus efeitos alucinógenos. Veio o cara tava muito doidão e trocou os tubos de ensaio, diga ai!?!?!?!?

E em 1947
O milionário Bernard Baruch usa o termo "guerra fria" em um discurso para descrever as relações entre os Estados Unidos e a União Soviética. O termo logo foi adotado em todo o mundo.


Bom

0

Posted by Ciro Bezerra

Tem dia ou noite, não importa o momento, em que você viaja com seus pensamentos, né verdade? Parece que nada te toca, na te incomoda. É como se todas as coisas ao seu redor parassem no tempo e só você, você e os seus pensamentos fizessem sentido naquele instante. Já se sentiu assim?

Acho que é nesse momento que Deus chama a gente pra uma conversa a dois.

Que saudade!!!

0

Posted by Ciro Bezerra

IMPLACÁVEL

0

Posted by Ciro Bezerra

Tô falando de ADERVAL BARROS, o comentarista implacável que está de volta à televisão, com o seu programa Estação Esportiva, na TV ESTAÇÃO CANAL 14 UHF, sete e meia da noite.

Liga lá!

BARRIGA

0

Posted by Ciro Bezerra


Eu conheço dois tipos de "BARRIGA"

Aquela que impede alguns de verem os seus pintos e aquela que faz com que colegas jornalistas e radialistas se esmerem em desculpas ao público e as pessoas envolvidas em seus erros.

Explico melhor:

Você que bebe muita cerveja e come alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha, - né papoula? - vai deixar que uma bolinha gordurosa cresça entre o seu peito e o seu pinto. A isso damos o nome de BARRIGA.

Mas, quando alguém que tem a responsabilidade de repassar informações ex: jornalistas e radialistas repassam essas notícias de forma errada, mesmo sem a intenção de prejudicar, esses profissionais cometem aquilo que chamamos, também, "BARRIGA".

Xiiiiii que troço que tô escrevendo, né? Calma eu explico:

Lá em baixo você vai encontrar uma BARRIGA. Não a minha, mas uma cometida por mim. eheheheheheheh Errei o local e data da festa da nossa colega jornalista da Rádio Folha FM, Débora Carvalho.

Veja como está postado:

Essa semana tem festa!
Vamos comemorar o aniversário da nossa linda Débora Carvalho, competente jornalista, repórter da Rádio Folha FM. A farra vai rolar, na sexta-feira, (17), na Confraria do Mar, em Campo Grande. Ou é Hipódromo? Ou é Encruzilhada? Ah! Não importa. A farra vai rolar apartir da uma da tarde. Leva grana. Ela é apenas aniversariante e não pagante.

Viva Bobó!

Tá errado. A festa vai rolar sim. Mas, será no sábado (18). E não será a uma da tarde e sim duas. Entenderam?

É isso.




Oia

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 14 de abril de 2008

Hoje você vai ver algumas fotos por aqui, de pessoas queridas. Fui dar uma olhada numas imagens e fiquei com saudades dessas figuras. Mas, não chorei! Aliás, nos dias atuais, nem dá pra ficar chorando. Vai que eu choro e esqueço de enxugar as lágrimas, hein? Vem o coiso e deixa a larva, a larva vem o mosquito e do mosquito vem a
D E N G U E . Cuidado!!!

0

Posted by Ciro Bezerra

Papoula

João Carvalho, na Bodega de Véio, muitos mapos e ganos

Posted by Picasa

0

Posted by Ciro Bezerra


Olá pessoal!
Esse é o nosso amigo, professor, advogado, poeta, escritor, economista e o que mais você quiser intitular.
João Pimenta: o cara!
Posted by Picasa

Vamos apagar as velinhas?

0

Posted by Ciro Bezerra


Essa semana, tem festa!
Vamos comemorar o aniversário da nossa linda Débora Carvalho, competente jornalista, repórter da Rádio Folha FM. A farra vai rolar, na sexta-feira, (17), na Confraria do Mar, em Campo Grande. Ou é Hipódromo? Ou é Encruzilhada? Ah! Não importa. A farra vai rolar apartir da uma da tarde. Leva grana. Ela é apenas aniversariante e não pagante.

Viva Bobó!!!
Posted by Picasa

Vida que segue!

0

Posted by Ciro Bezerra


Como você pode ver, o momento é pra relaxar, rever alguns conceitos, preparar a melhor maneira de abordar os amigos e me concentrar para o que vem por ai. E olha: vem coisa muito boa...Ah!Isso vem.
Posted by Picasa

"Faltou QI no Q de Qualidade da Globo"

1

Posted by Ciro Bezerra

Há três semanas, Alberto Luchetti causava polêmica ao escrever sobre as dificuldades em oferecer TV paga no Brasil e a atuação do ministro das Comunicações Hélio Costa. Nesta segunda-feira, o jornalista aparece novamente, em artigo enviado ao Adnews, a partir do qual direciona provocações à Rede Globo. Luchetti satiriza o "Q" de Qualidade da emissora carioca, que há semanas mantém um anúncio institucional em que escala os principais nomes de seu elenco para comentar sobre a qualidade peculiar da programação global. Segundo o jornalista, ex-diretor do "Domingão do Faustão", o texto contém escorregadas no português, bem como redundâncias e gerúndios.

Leia na íntegra:

"Duas Caras: faltou QI no Q de Qualidade da Globo

Não são raros os erros de português que a maior emissora de televisão do país comete em sua programação. Ora aparecem em seus telejornais, ora em programa de entretenimento. É muito comum, aliás, um personagem de novela - sem desculpa pelo tipo que faz - sapatear no vernáculo. Na prorrogação desse parágrafo, sequer convém mencionar as "bolas fora" proferidas durante as transmissões esportivas, sobretudo quando comentaristas que ganharam a vida com o pé resolvem sobreviver abrindo a boca.

Agora, fustigada pela concorrência, a Rede Globo de Televisão ultrapassou todos os limites da boa convivência com a língua portuguesa. No comercial institucional, que apregoa o Q de Qualidade da emissora, faltou QI. Como Armando Nogueira está fora de combate e Otto Lara Resende, que escrevia os textos do patriarca Roberto Marinho, está morto, a nossa nobre língua padece no Jardim Botânico.

A Globo apelou para a exaltação do Q de Qualidade como justificativa para a perda constante de audiência para a TV Record. Mas negligenciou na qualidade do texto de seu próprio institucional. No anúncio, protagonizado por atores, jornalistas e afins, veiculado na própria TV Globo, o ator Marco Nanini foi premiado com uma pérola da redundância. Ele usa a expressão "pequeno detalhe" ao falar de figurino, como se detalhe tivesse outra dimensão que não fosse pequena. É o mesmo que grande maioria ou pequena minoria, aliás, muito freqüente na boca de quem fala na TV Globo.

O vídeo e o texto exibidos pela emissora carioca podem ser "criação" de uma agência de publicidade descompromissada com a gramática, o que não acredito. O mais provável é que pelo menos o texto tenha sido gestado por mãos inábeis, no ventre de alguém de pouca prática, numa sala do sexto andar da Rua Lopes Quintas, 303, Jardim Botânico, gabinete da direção da Central Globo de Comunicações.

Estilisticamente, a peça publicitária que a Globo prega no telespectador também é sofrível. O ator Tony Ramos é humilhado com o cacófato "só dela", como se o erro fosse só dele. O apresentador Serginho Groisman fica encarregado da metáfora mais piegas do institucional Q de Qualidade: "compromisso nos nossos corações", sacada tão vulgar que não sensibilizaria sequer telespectadores insones em altas horas.

Numa frase, Galvão Bueno chuta dois flácidos gerúndios (defendendo e respeitando) e Luciano Huck s-o-l-e-t-r-a uma rima pobre juntando inovar com trabalhar. Há ainda uma profusão de pronomes, com aplicação de gosto duvidoso, ao longo da maioria das falas, como no caso de Xuxa, que diz: "... além do que se vê, está o que se sente". E, eu, sinto muito.

A Globo com o Q de Qualidade acha que isso é Beleza Pura, mas, acredite, não passa de Duas Caras."

Por Alberto Luchetti.

Rápido no gatilho!

0

Posted by Ciro Bezerra


Assim foi Sílvio Santos - o cidadão sorriso do Brasil - na decisão de tirar do ar o programa AQUI AGORA. Na manhã da última sexta-feira (11), todos os envolvidos com o projeto ficaram no suspense, quando por fim, no final daquela fatídica manhã, começo de tarde, a informação do fim do programa vazou para todo Brasil.

O argumento para a retirada do Aqui Agora da grade de programação do SBT foi a baixa audiência, especialmente em São Paulo, praça mais interessada e ponto de partida para todas as decisões da rede.

Enfim, valeu pelo aprendizado, a experiência junto a outros nomes importantes do jornalismo brasileiro e, sobretudo, mais uma vez para solidificar a idéia de que tudo na vida é passageiro, menos motorista e cobrador.

Vamos pra São Lourenço da Mata!