Desigualdade entre rendimentos de ricos e pobres cai 7% desde 2002, diz Ipea

2

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 23 de junho de 2008

A desigualdade entre os rendimentos dos trabalhadores brasileiros caiu quase 7% entre o quarto trimestre de 2002 e o primeiro de 2008, indica um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta segunda-feira.

Nesse período, o índice de Gini na renda do trabalho, ou o intervalo entre a média dos 10% mais pobres da população e a média dos 10% mais ricos, caiu de 0,543 para 0,505. O indicador varia de 0 a 1 - quanto mais perto de 1, maior desigualdade; quando mais perto de zero, menor desigualdade.

Comments (2)

  1. 24 de junho de 2008 às 08:03

    Como cidadã e consumidora assídua desta Cidade, quero registra meu repúdio e da minha família, pela falta de respeito deste Comercio ao direito dos funcionários deste comercio em ter um dia sagrado de folga. O dia de S.João Ou qualquer outro.
    Vocês alimentam o comércio mas não alimentam o convío em família.
    As lojas hoje são escuaras e vazias. De que vale uma baixa movimentação em detrimento de um corpo de funcionários felizes?
    Sugiro em nome da minha família e da comunidade de S.Lourenço que revejam este procedimento.
    Se abrirem alguém aparece para comprar pequenas coisas, mas se não abrirem, ninguém terá necessidade.Afinal, Direitos Humanos é pra todos.Inclusive vocês que determinam a abertura do comercio, mas que não aparecem no CDL o dia todo.Registro meu protesto.Lilia Marques.

  2. 24 de junho de 2008 às 08:13

    Olá Ciro, amigo, parabens por sua matéria. Muito boa. Não podemos adormecer, ficar em silêncio fretne a tantos fatos.
    Mas quero pedir à você para, comsua influência, rever o comportamento deste Comercio, que esplora seus funcionários, fazendo-os trabalhar nos feriados sagrados.É desumano enquanto os patrões ficam esfrutando do bem bom.
    Pagam um mísero extra pelo dia de trabalho quando eles poderiam estar desfrutando de um boa convencia em família.
    Sinceramente,conto com sua atenção para este movimento.
    Um gande beijo no coração estensivo à Alba e Afonsinho.
    Lia Marques=3303.3321/ 3525.1024