"Faltou QI no Q de Qualidade da Globo"

1

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 14 de abril de 2008

Há três semanas, Alberto Luchetti causava polêmica ao escrever sobre as dificuldades em oferecer TV paga no Brasil e a atuação do ministro das Comunicações Hélio Costa. Nesta segunda-feira, o jornalista aparece novamente, em artigo enviado ao Adnews, a partir do qual direciona provocações à Rede Globo. Luchetti satiriza o "Q" de Qualidade da emissora carioca, que há semanas mantém um anúncio institucional em que escala os principais nomes de seu elenco para comentar sobre a qualidade peculiar da programação global. Segundo o jornalista, ex-diretor do "Domingão do Faustão", o texto contém escorregadas no português, bem como redundâncias e gerúndios.

Leia na íntegra:

"Duas Caras: faltou QI no Q de Qualidade da Globo

Não são raros os erros de português que a maior emissora de televisão do país comete em sua programação. Ora aparecem em seus telejornais, ora em programa de entretenimento. É muito comum, aliás, um personagem de novela - sem desculpa pelo tipo que faz - sapatear no vernáculo. Na prorrogação desse parágrafo, sequer convém mencionar as "bolas fora" proferidas durante as transmissões esportivas, sobretudo quando comentaristas que ganharam a vida com o pé resolvem sobreviver abrindo a boca.

Agora, fustigada pela concorrência, a Rede Globo de Televisão ultrapassou todos os limites da boa convivência com a língua portuguesa. No comercial institucional, que apregoa o Q de Qualidade da emissora, faltou QI. Como Armando Nogueira está fora de combate e Otto Lara Resende, que escrevia os textos do patriarca Roberto Marinho, está morto, a nossa nobre língua padece no Jardim Botânico.

A Globo apelou para a exaltação do Q de Qualidade como justificativa para a perda constante de audiência para a TV Record. Mas negligenciou na qualidade do texto de seu próprio institucional. No anúncio, protagonizado por atores, jornalistas e afins, veiculado na própria TV Globo, o ator Marco Nanini foi premiado com uma pérola da redundância. Ele usa a expressão "pequeno detalhe" ao falar de figurino, como se detalhe tivesse outra dimensão que não fosse pequena. É o mesmo que grande maioria ou pequena minoria, aliás, muito freqüente na boca de quem fala na TV Globo.

O vídeo e o texto exibidos pela emissora carioca podem ser "criação" de uma agência de publicidade descompromissada com a gramática, o que não acredito. O mais provável é que pelo menos o texto tenha sido gestado por mãos inábeis, no ventre de alguém de pouca prática, numa sala do sexto andar da Rua Lopes Quintas, 303, Jardim Botânico, gabinete da direção da Central Globo de Comunicações.

Estilisticamente, a peça publicitária que a Globo prega no telespectador também é sofrível. O ator Tony Ramos é humilhado com o cacófato "só dela", como se o erro fosse só dele. O apresentador Serginho Groisman fica encarregado da metáfora mais piegas do institucional Q de Qualidade: "compromisso nos nossos corações", sacada tão vulgar que não sensibilizaria sequer telespectadores insones em altas horas.

Numa frase, Galvão Bueno chuta dois flácidos gerúndios (defendendo e respeitando) e Luciano Huck s-o-l-e-t-r-a uma rima pobre juntando inovar com trabalhar. Há ainda uma profusão de pronomes, com aplicação de gosto duvidoso, ao longo da maioria das falas, como no caso de Xuxa, que diz: "... além do que se vê, está o que se sente". E, eu, sinto muito.

A Globo com o Q de Qualidade acha que isso é Beleza Pura, mas, acredite, não passa de Duas Caras."

Por Alberto Luchetti.

Comments (1)

  1. 19 de julho de 2008 às 01:12

    e o comentário dele teve um C enorme de clichê aff!