Morre o cantor francês Henri Salvador

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Um dos grandes nomes da música francesa morreu aos 90 anos.
Ele é tido na França como inspirador da criação da bossa nova

Morreu ontem, aos 90 anos, o cantor francês Henri Salvador, em razão de um aneurisma cerebral, segundo sua gravadora. Um dos grandes nomes da música francesa, ele fez um concerto de despedida no dia 21 de dezembro do ano passado no Palácio dos Congressos.

Nascido na Guiana Francesa (território francês na América do Sul), Henry Salvador é considerado na França o inspirador da criação da bossa nova, por causa da música "Dans mon île'?" (regravada por Caetano Veloso). Salvador dizia que era grande admirador de Tom Jobim e afirmava que "o Brasil está ligado à minha vida e tem a melhor música do mundo".

Compôs e interpretou numerosas canções populares como "Syracuse", "Une chanson douce", "Zorro est arrivé", "Le lion est mort ce soir", "Faut rigoler", "Juanita Banana", "Le Travail, c'est la santé", entre outras. Também regravou "Eu sei que vou te amar", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O disco "Révérence" é uma homenagem à música brasileira, tendo sido gravado em sua maior parte no Rio de Janeiro.

Henri Salvador atuou durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) no Brasil, na Argentina, Colômbia e Uruguai, formando parte da célebre orquestra de Ray Ventura. Chegou a fazer temporadas no Cassino da Urca em 1942.
Nos anos 50, introduziu o rock and roll na França, cantando sob o pseudônimo de Henry Cording, ao mesmo tempo que gravou faixas de jazz como guitarrista.

Comments (0)