Troça "Ora pílulas! Eu excomunguei o arcebispo..." sai no Carnaval

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Com o objetivo de esclarecer a população sobre o uso da contracepção de emergência e de repudiar a reação da Arquidiocese de Olinda e Recife aos métodos contraceptivos, o movimento de mulheres colocará nas ruas do Recife e de Olinda a troça "Ora pílulas! Eu excomunguei o arcebispo, o papa e o diabo a 4!".

Hoje, dia 31, a ala sairá no Bloco Nem com uma Flor, no Marco Zero, no Recife, às 18h, e no sábado (02), na Rua do Bonfim, em Olinda, às 17h.

Paralelamente, o Grupo Curumim estará distribuindo 20 mil mini-folderes explicativos sobre contracepção de emergência hoje, a partir das 17h, durante o desfile da ala "Ora Pílulas!" e no lançamento da Campanha pelo fim da violência contra as mulheres no carnaval de Olinda, em frente à Prefeitura, às 15h.

Também haverá panfletagem no sábado, na Rua do Bonfim.

De acordo com o grupo, muita polêmica tem sido causada devido ao pouco conhecimento da Contracepção de Emergência. A CE atua como redutor de danos, evitando a gravidez indesejada e até mesmo abortos, após ato sexual desprotegido. O método pode ser utilizado até cinco dias após a relação sexual, sendo recomendado para casos de estupro, problemas com o método de uso regular (falha da camisinha, expulsão do DIU, deslocamento do Diafragma), e eventual relação sem proteção. É feito à base de doses fortes de hormônios (levonorgestrel) que impedem a ovulação e a mobilidade dos espermatozóides no útero, impossibilitando a fecundação e, conseqüentemente, a gravidez.

Comments (0)