Ministério da Saúde distribui 19,5 milhões de preservativos

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quarta-feira, 30 de janeiro de 2008


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou esta semana, no Rio de Janeiro (RJ), a campanha de prevenção à aids para o carnaval 2008. Com foco na população jovem, especialmente as mulheres, a campanha tem como slogan é "Bom de cama é quem usa camisinha". Este ano, a ação traz uma novidade: 100 mil tatuagens temporárias, com a inscrição "Tenho atitude. Uso camisinha", que serão distribuídas no Rio de Janeiro, em Recife, Olinda e em Salvador.

Nessas cidades, também serão distribuídas 100 mil bandanas, com a mesma frase.
Para reforçar as ações de prevenção, o Ministério da Saúde distribuiu 19,5 milhões de preservativos para estados e municípios. No site www.aids.gov.br/carnaval, estão publicadas as notícias sobre as ações de prevenção durante o carnaval em todo o Brasil.

Preservativo
Como foco nos jovens, as peças da campanha reforçam a estratégia da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007, estimulando a mulher jovem a exigir o uso do preservativo em todas as suas relações sexuais. No filme, um casal de foliões foge da festa e começa a se beijar na rua. Quando o clima esquenta, a garota pergunta se o rapaz tem camisinha. Ele diz que não tem e ela fala que não vai rolar. Na mesma hora, surge uma banda de fanfarra e um dos músicos oferece o preservativo para o casal.

As mulheres jovens foram escolhidas como público-alvo da campanha de carnaval porque a aids afeta mais o sexo feminino entre 13 e 19 anos: para cada 6 meninos com aids, há 10 meninas. Considerando todas as faixas etárias, para cada 15 homens com aids, há 10 mulheres.

Além disso, de acordo com pesquisas de comportamento sexual do Ministério da Saúde, pessoas entre 15 e 24 anos têm mais parceiros eventuais do que indivíduos de outras faixas etárias. Dados do Ministério também indicam que 87% dos homens de 16 a 19 anos usam camisinha nas relações sexuais eventuais, mas só 42% das mulheres usam preservativo com nesse tipo de relação.


Comments (0)