Maior orquestra de frevo do Brasil desfila pelas ladeiras de Olinda

1

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Orquestra Jaguar, liderada pelo maestro Ademir Araújo, quebrou o recorde nacional,
desfilando com 560 músicos. Feito será publicado em livro no fim do ano

A tarde de hoje (30) vai entrar para história do frevo e do carnaval pernambucano. Nas ladeiras de Olinda, 560 músicos participaram do cortejo da Orquestra Jaguar - regida pelo maestro Ademir AraújoTrajeto - que quebrou o recorde nacional figurando como a maior orquestra de frevo do Brasil. A façanha foi acompanhada de perto por Luciano Cadari, diretor e auditor da Rank Brasil, empresa especializada em registrar grandes feitos nacionais. O desfile, que faz parte do Carnaval de Todos do Governo de Pernambuco, terminou às 18h, no palco montado em frente ao Fortim de Olinda, onde houve uma homenagem ao ritmo centenário e show da mega-orquestra acompanhando a jovem e a velha guarda da música pernambucana.

Desde às 15h, os integrantes do projeto já se concentravam no Largo do Mosteiro de São Bento, quando às 17h partiram em cortejo, passando em frente ao Palácio dos Governadores (sede do município de Olinda), e seguiram pela Rua 27 de Janeiro, Praça de São Pedro, Avenida Marcos Freire até chegar ao Fortim. De acordo com Cadari, da Rank Brasil, foram realizadas duas contagens em diferentes momentos: uma antes de o desfile sair e outra quando o grupo chegou no seu destino final. "Foram contados um a um somente os que estavam tocando instrumentos", frisou o auditor.

O maestro Admir Araújo esteve presente durante todo o trajeto. Quando os instrumentistas terminaram a apresentação, um grupo de passistas já os recepcionavam, executando coreografias impulsionadas pelo alto volume dos metais e percussão. O maestro Ademir, então, subiu ao palco para reger a maior de todas as orquestras já vista no País. "Se o frevo tem 100 anos, é só por causa dos músicos da nova e velha gerações que mantêm a tradição viva", falou, emocionado.

Na seqüência, a Jaguar continuou a executar frevos clássicos, sendo que dessa vez acompanhando cantores pernambucanos. O primeiro a se apresentar foi o inconfundível Claudionor Germano, seguido de Fábio Trumer, Expedito Baracho, China, Dalva Torres, Mônica Feijó, Getúlio Cavalcanti, Alessandra Leão e Walmir Chagas. O recorde da maior orquestra de frevo do mundo também estará disponível no site www.rankbrasil.com.br a partir do próximo mês.

Levando em consideração comentário postado na sequência e já que o Blog não tem a menor intenção de suprimir os créditos, seja lá de quem for, mas seguiu apenas as informações enviadas pela assessoria de comunicação do evento, lembra que o Sr. Ivonaldo Von é criador e produtor da maior orquestra do mundo. Desta forma, o Blog espera está atendendo as necessidades do crédito reclamadas pelo Sr. Ivonaldo Von.

Comments (1)

  1. 24 de fevereiro de 2008 às 11:28

    sou ivonaldo Von, criador e produtor da Maior orquestra de frevo do Mundo, criei não so a orquestra com uma tecnica de regencia que so desta forma se consegue reger esta quantidade de músicos. com eses comentario queria quer o meu nome constase no na sua materia com consta na materia do Jornal do comercio e folha de pernambuco do 31 de janeiro, afinal o outor tambem merece ser citado. um abraço