I Expocarnaval promove o artesanato carnavalesco de Pernambuco

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on segunda-feira, 28 de janeiro de 2008



Aproveitando a movimentação do período de prévias carnavalescas,

a Fundarpe promove exposição de artesanato no Bairro do Recife


Quem ainda busca sua fantasia para cair na folia e não quer deixar de trajar peças que representem a cultura do Estado precisa conferir a I Expocarnaval, uma exposição de artesanato voltado para a festa de Momo que apresenta trabalhos de artesãos de diversos municípios pernambucanos. Localizada na sede da Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC) – Rua do Bom Jesus, nº 237, Bairro do Recife –, a Expocarnaval é promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o MinC.


A exposição de artesanatos carnavalescos segue até a Quarta-Feira de Cinzas (6/02), trazendo artesãos de Goiana, Nazaré da Mata, Bezerros, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. O objetivo da mostra, além de dar visibilidade aos artesãos, é permitir a venda dos seus produtos neste período de grande fluxo turístico na capital. Fugindo dos artigos comuns e industrializados encontrados nas lojas e nas ruas da cidade, a Rua do Bom Jesus, um ambiente conhecido de artesanato, será uma vitrine para os artigos típicos das manifestações culturais carnavalescas do Estado. São máscaras, fantasias, instrumentos musicais, adereços, indumentárias, chapéus, roupas com aplicações, peças de barro, burrinhas, estandartes e diversos outros elementos do Carnaval, distribuídos nos 34 estandes de exposição e venda.


Para Higor Lizandro, representante da Associação dos Artesãos de Bezerros, a I Expocarnaval é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho dos artesãos pernambucanos. Ele expõe e vende máscaras de papangus e xilogravuras no box número 8 da mostra. "Espero poder divulgar muito o Carnaval de Bezerros, através do papangu, para os visitantes do Recife. E que as pessoas queiram levar para casa uma lembrança de lá e de outras cidades. É uma exposição individual e, ao mesmo tempo, coletiva, já que temos todos o mesmo propósito de mostrar nosso Carnaval", contou ele. A I Expocarnaval funciona das 14h à meia noite e a entrada é gratuita.


Serviço:

I Expocarnavalexposição e venda de artesanato carnavalesco

Quando: Até Quarta-Feira de Cinzas (06/02), das 14h a meia-noite


Local: Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC), Rua do Bom Jesus, 237- Bairro do Recife

Comments (0)