Orquestra Criança Cidadã faz concerto nesta quinta no Museu do Estado

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) abre as portas amanhã (13) para receber a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque. A apresentação gratuita inicia às 19h na área externa do museu. O evento, organizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), faz parte do Natal de Todos, ação do Governo de Pernambuco que traz este ano ao Recife atrações não só da capital, mas também de outras regiões pernambucanas. No dia 20, o público vai poder conferir o concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música.

A Orquestra Criança Cidadã é composta por 100 crianças e adolescentes da comunidade do Coque, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, e tem por objetivo prevenir a marginalização e oferecer profissionalização através da música. O projeto fornece ainda três refeições diárias a todos os alunos, além de apoio psicológico e prática de esportes e educação física aos domingos.

No dia 20 de dezembro, o Mepe volta a ser ocupado por jovens músicos. A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música faz concerto gratuito também às 19h. Surgida há sete anos, inicialmente como uma disciplina prática na escola de música, hoje é um grupo consolidado com integrantes de 15 a 25 anos. Sob a regência do Maestro José Renato Accioly, a orquestra apresenta um repertório sinfônico, utilizando instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote e percussão.

Comments (0)