O que abre e o que fecha no Natal

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Será ponto facultativo na Prefeitura do Recife nesta segunda-feira (24), véspera de Natal, portanto a administração municipal não funcionará. O esquema será o mesmo para o dia 31 de dezembro no serviço público municipal. Confira como será o funcionamento dos órgãos municipais da sexta-feira (21) à terça (25):

Mercados e feiras – Os mercados e feiras livres funcionam normalmente na sexta (21), no sábado (22), no domingo (23) e na segunda (24). No Natal (25), os mercados públicos funcionam das 06h às 13h. O Camelódromo, Shopping Santa Rita e Mercado de Frutas não estarão abertos. As feiras livres funcionam normalmente.


Trânsito
– Durante esse período, no Marco Zero, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai disponibilizar cerca de seis agentes de trânsito para monitorar o tráfego de veículos da área, fazer os bloqueios necessários e orientar os motoristas. Caso o público seja intenso, a Avenida Alfredo Lisboa será interditada e os desvios serão feitos pela Rua Mariz e Barros. Se houver necessidade, os bloqueios serão ampliados. A Rua Vigário Tenório (entre a Rua Dona Maria César e a Avenida Alfredo Lisboa), Avenida Marques de Olinda (entre a Rua do Bom Jesus e a Av. Alfredo Lisboa), Av. Rio Branco (entre o Cais do Apolo e a Av. Alfredo Lisboa), Av. Barbosa Lima Sobrinho (entre a Rua do Bom Pastor e a Av. Alfredo Lisboa) e a Rua Dona Maria César sofrerão intervenção. Dessa forma, o motorista que for em direção à Olinda e Zona Norte do Recife poderá pegar como rota alternativa à esquerda na Rua Martins de Barros, antes de chegar na Ponte Giratória. Depois seguir em frente, passando pela Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora e seguir seu destino.

Nos outros pólos de animação (Arsenal da Marinha, Vigário Tenório, Sítio da Trindade, Pátio de São Pedro, Brasília Teimosa, Ibura, Nascedouro de Peixinhos e Boa Viagem) receberão reforço da Guarda Municipal para proporcionar maior fluidez no trânsito.

Iasc – Nesta sexta-feira (21), as equipes do Iasc estarão nos pontos de maior incidência, como Boa Viagem, Centro, Aflitos, Espinheiro e Encruzilhada, das 8h às 20h cadastrando famílias para que elas recebam, até o dia 31, doações recolhida pelo Iasc nos pontos de doação. De sábado (22) até terça (25), uma equipe formada por três pessoas estará de plantão realizando o mesmo trabalho.


Procon – Estará aberto na sexta-feira (21) em horário normal, das 8h às 13h, mas fecha na segunda (24). O mesmo acontece na próxima sexta (28) e segunda (31).


Codecir – O plantão da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) funciona normalmente pelo número 0800.813400 (24h).


Saúde
– Na sexta-feira (21), todos os serviços estarão aberto. No sábado, domingo, segunda e terça-feira, fecham ambulatórios de especialidades e unidades de saúde da família. Os demais serviços como maternidades, serviços de pronto-atendimento, hospitais pediátricos e o Samu funcionam 24 horas todos os dias. Estarão abertas as policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Arnaldo Marques (Ibura de Baixo), Maternidades do Ibura, Bandeira Filho (Afogados) e Barros Lima (Casa Amarela) e as unidades pediátricas Hospital Cravo Gama (Afogados) e Helena Moura (Tamarineira).


Emlurb – O Natal recifense terá um esquema especial de limpeza nos principais pólos de animação da cidade. Isso porque, a Prefeitura do Recife reforça, a partir desta sexta-feira (21), os serviços de varrição, coleta e capinação em vários pontos da cidade como no Marco Zero, Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade, Praça do Arsenal, e nos pólos de Brasília Teimosa e Ibura. A operação visa a garantir a limpeza dos pontos de festividades antes, durante e após os eventos natalinos.

O esquema terá duas formas de atuação: manutenção e mutirão de limpeza. A primeira etapa, a de manutenção, será através do reforço no quantitativo de garis que fazem a coleta e a varrição horas antes e durante os eventos nos pólos de animação. O segundo momento será executado sempre ao encerramento das festividades, quando mutirões, reunindo entre 10 e 30 garis, recolherão todo o lixo resultante das atividades culturais.

A expectativa da Prefeitura é que sejam recolhidas mais de 30 toneladas de lixo nos cinco dias de operação. A ação é resultado de um investimento orçado em R$ 138.619,50.

Vigilância Saúde – Duas equipes com quatro pessoas cada estarão de plantão no domingo (23) e na segunda (24) nos principais pólos de animação. Os inspetores sanitários fiscalizarão barracas, restaurante e bares, que poderão ser notificados ou autuados. O objetivo da ação é minimizar os riscos da população consumir alimentos estragados.



Confira os telefones de plantão:

Codecir (Plantão 24h) - 0800.813400

SAMU (Plantão 24h) – 192

Policlínica Arnaldo Marques (Ibura) - 3339.5005

Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto) - 3444.5779

Maternidade do Ibura - 2122.6800

Maternidade Barros Lima (Casa Amarela) - 3441.5488

Maternidade Bandeira Filho (Afogados) - 3428.5026

Hospital Pediátrico Cravo Gama (Afogados) - 3428.1570

Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) - 3441.6199.

Comments (0)