Niemeyer, 100 anos

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on sábado, 15 de dezembro de 2007

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares

O arquiteto Oscar Niemeyer completa cem anos neste sábado no Rio de Janeiro e faz uma festa na Casa das Canoas, projetada por ele e recentemente tombada pelo Iphan (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional).

Niemeyer se tornou um símbolo da arquitetura moderna brasileira e deixou suas marcas nas principais cidades do país: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e arredores.

Brasília abriga, talvez, o conjunto de obras projetadas pelo arquiteto de maior expressão na mídia. Segundo a urbanista Raquel Rolnik, que morou na cidade, Niemeyer foi bem sucedido lá ao trabalhar com a linha do horizonte e estabelecer uma comunicação efetiva com a paisagem natural do Brasil central. Rolnik levanta tal característica como uma das grandes vantagens da arquitetura de Niemeyer, independentemente do local.

Comprometido com suas idéia, Niemeyer possui uma linha política de esquerda anunciada e bem definida há diversas décadas. Ele chegou a ter de se exilar nos anos 60, devido a ascensão dos militares ao poder no Brasil. Conheça a cronologia do arquiteto.

O arquiteto foi para a França, onde, entre outras obras, realizou algumas para o Partido Comunista francês.

Homenagens

Durante a semana, o arquiteto brasileiro recebeu diversas homenagens. Ele foi condecorado pelo embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute, com a medalha da Legião de Honra. Niemeyer também recebeu ontem, do embaixador da Rússia no Brasil, Vladimir Tyurdenev, a Ordem da Amizade e uma carta do presidente russo, Vladimir Putin. No final de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao arquiteto a Ordem do Mérito.

Exposições

No entanto, as homenagens ao arquiteto não param por aí. Niemeyer foi tema de diversos especiais de TV, inspirou até penteados inusitados e é tema de diversas mostras.

O Memorial da América Latina, cujo prédio foi desenhado pelo arquiteto, ganha hoje, em São Paulo, uma mostra em comemoração ao centenário de Niemeyer, com a participação de artistas como Maria Bonomi, Ruy Ohtake, Erik Thurm, Luiz Claudio Lacerda, Marco do Valle, Paulo Climachauska, AlexCerveny, Anderson Rei e Ângela Barbour.

Também hoje, o Museu Estatal de Arquitetura, localizado em Moscou, na Rússia inaugura uma exposição dedicada ao brasileiro. O edifício Copan, no centro de São Paulo, há alguns dias exibe um 100 em sua conhecida fachada, também em homenagem ao arquiteto.

As mostras e homenagens a Niemeyer são muitas e se estendem a uma gama enorme de países, e, ao contrário de muitos outros nomes, a marca dele continua forte e perene em seus inúmeros projetos.



Comments (0)