Lucia Hippolito: derrota da CPMF foi mais política do que financeira

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A não-aprovação da CPMF foi para o governo uma derrota muito mais política do que financeira, como avalia a colunista do UOL News Lúcia Hippolito.

Ela explica que os sucessivos recordes de arrecadação que o governo vem contabilizando já fazem mais do que a CPMF. Além disso, os responsáveis pelo orçamento já estão corrigindo os valores, fora a CPMF, e o total supera os R$ 40 bilhões também.

"É claro que ninguém aceita sorrindo um baque de R$ 40 milhões em sua conta, mas dizer que o governo está pobre, ele não está", afirma.

No campo político, o Senado, agora sob o comando de Garibaldi Alves, eleito nesta quarta-feira, pouco antes do início das discussões para a votação da CPMF, está mostrando sua independência do governo, na análise da colunista do UOL News.

"A lógica do Senado é outra. Seus integrantes são ex-presidentes, ex-ministros, pessoas que já trabalharam no executivo e estão acostumadas a lidar com a realidade do orçamento. O grande erro do governo, aliás, sempre foi tratar senador como deputado. Não dá para tratar senador como se fosse um despachante de luxo do governo", ressalta.

Lucia Hippolito lembra que o Senado está querendo virar a página, depois de toda a repercussão negativa dos últimos meses, e o discurso de posse do novo presidente mostrou isso. "Foi um discurso de recuperação da dignidade do ofício de senador."

Lucia hippolito é comentarista da Globo/CBN

Comments (0)