Cultura nordestina na programação desta sexta

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Entre acordes de sanfona, belas vozes em apresentações de corais e a tradicional beleza do Pique de Guerreiro, as ruas do Recife são invadidas pelas mais diversificadas manifestações culturais nesta sexta-feira (14).

A programação do Natal de luzes e vozes do Recife leva aos pólos do Marco Zero, Arsenal da Marinha, Sítio Trindade e Pátio de São Pedro, apresentações abertas ao público com início às 17h. Na Praça do Marco Zero, a partir das 20h, os grandes nomes do forró no Estado, como Jorge de Altinho, Arlindo dos 8 Baixos, Toinho do Baião, Daniel Bueno, Joquinha Gonzaga se reúnem numa grande homenagem ao Rei do Baião.

Pátio de São Pedro – O tradicional Pique de Guerreiro, que há seis anos desfila pelas ruas do Recife, sairá da Praça Maciel Pinheiro às 17h, e segue um percurso até o Pátio de São Pedro. Organizado pelo Balé Popular, o Pique do Guerreiro contará com a participação de 30 bailarinos, divididos nos cordões encarnado, azul, além da corte. Entre os personagens, o Mateus e o Bastião, tradicionais do Bumba-meu-boi, seguem junto ao cortejo, que no Pátio de São Pedro realizam as evoluções típicas da folia de reis acompanhados pela Orquestra de Mendes.


Formado por crianças e adolescentes de 07 a 15 anos, o coral infantil Canto da Boquinha se apresenta às 19h e executam canções do repertório natalino, como “Noite Feliz” e “Pastoril alagoano”. Edmílson do Pífano leva ao palco o legítimo forró pé-de-serra, com 18 músicas de seus três álbuns, como o xote “Dance menina”, “Passeando pelo Nordeste” e “Debulhando milho”, além de algumas composições de Luiz Gonzaga, como “Maria Cangaceira”. O Afoxé Natalino Timbaganju é a próxima atração e encerrando a noite, Zé Cafofinho em um show às 22h.


Praça Arsenal da Marinha– A partir das 18h, no pólo da Praça do Arsenal, o Coral da Sindsprev dá início a uma cantata natalina seguido do Canto da Boca, 7º colocado no Concurso de Coros do Recife. O grupo Choro Brasil apresenta as composições de grandes nomes do samba e choro brasileiros, em um show previsto para as 20h. Também fiel aos grandes mestres do choro, além do samba, frevo e baião, o Arabiando evoca a tradição de Pixinguinha, Cartola, Jacob do bandolim e Capiba para um show que é o resultado das pesquisas de novas sonoridades aliado à tradição da música popular brasileira.


Sítio Trindade – A Refinaria Multicultural Sítio Trindade, em Casa Amarela, abriga, além das diversas vertentes da música tradicional pernambucana, os novos sons do cenário musical paraense. A programação tem início às 19h, com o ensaio do Bloco Cordas e Retalhos, seguido da banda Meus 15 anos, que trabalha com a fusão dos ritmos do coco, ciranda e samba, além de apresentar as músicas do 1º CD, “Uma eterna festa”, com lançamento previsto para o início de 2008. Às 22h, a banda La Pupuña, Mestre Curica e Aldo Sena se encontram no palco do Sítio Trindade em um show de apresentação da música paraense. Tito Lívio faz o encerramento da noite.

Comments (0)