Bloco das Flores leva o lirismo dos carnavais ao Cais da Alfândega

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on sexta-feira, 14 de dezembro de 2007


Nesta segunda (17/12), dentro da programação do Ano do Turismo no Recife, o projeto Frevo de Bloco no Cais recebe o mais antigo bloco lírico de frevo do Recife. O Bloco das Flores se apresenta no Cais da Alfândega, em frente ao Paço Alfândega, a partir das 18h para encantar os foliões saudosos dos antigos carnavais.


O Bloco das Flores foi fundado em 1920, nos arredores da Praça Sérgio Loreto no bairro de São José. Inicialmente recebeu o nome de Bloco das Flores Brancas e logo depois mudou para Bloco das Flores, como é chamado até hoje. Seus fundadores, lembrados na marcha de frevo "Evocação nº 1" de Nelson Ferreira, foram Felinto, Pedro Salgado, Guilherme e Fenelon. O Bloco, no entanto, deixou de desfilar em 1937 por conseqüência da morte de Raul Moraes, principal compositor do grupo e autor de seu hino.


O bloco permaneceu parado por 63 anos até ser resgatado por iniciativa da pesquisadora Jane Emirce de Melo e mais alguns amigos que reacenderam a chama para o bloco desfilar novamente. O primeiro desfile desta nova fase do bloco aconteceu em 2000 e assim como no passado, o Bloco das Flores desfila com mulheres carregando cestas de flores e homens com pulverizadores de perfume com leve essência francesa.


Serviço:


Ano do Turismo no Recife

Frevo de Bloco no Cais

Atração: Bloco das Flores

Data / Horário: Segunda - 17 de dezembro - 18h

Local: Cais da Alfândega - Em frente ao Paço Alfândega - Recife Antigo

Aberto ao público

Comments (0)