NOTICIAS DO CCLF

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 20 de novembro de 2007


Documentário “Sempre Vivas Parteiras” será exibido no Centro de Cultura Luiz Freire

O documentário "Sempre Vivas Parteiras" é um registro audiovisual etnocientífico do trabalho das parteiras tradicionais – um patrimônio imaterial que precisa ser preservado. Com duração de 45 minutos, o filme realizado pelo Movimento Curador retrata a resistência das parteiras, que nos contam as técnicas utilizadas no partejar e o seu saber sobre as plantas em relação a cura e métodos de estimulação para um bom trabalho de parto. Também são desveladas as relações do parto com a espiritualidade por meio de cantos, rezas e rituais.

O lançamento de "Sempre Vivas Parteiras" será no dia 23 de novembro, às 19h, no Centro de Cultura Luiz Freire. Na programação, haverá apresentações de coco e cantoria ao vivo, exposição fotográfica de Beatriz Fiore, e a presença de algumas parteiras que participaram do filme. Após a exibição, haverá um momento de diálogo com o público, que poderá entrar conhecer um pouco do rico universo de saberes destas guerreiras.

"Sempre Vivas Parteiras" tem a proposta política de expor uma realidade quase invisível para a maioria das pessoas. Além disso, ele pretende ser um instrumento didático para as parteiras tradicionais. Oito parteiras falam de suas experiências e, com sua linguagem simples, desmistificam a necessidade da presença médica no parto, demonstrando que o nascimento é um evento fisiológico e afetivo pertencente à família e a comunidade.

Locações – Para compor o filme, a equipe gravou depoimentos de parteiras tradicionais da Chapada Diamantina (BA) e de Jaboatão dos Guararapes (PE), em que se destacam as lideranças naturais destas mulheres, que prestam grande serviço para suas comunidades.

SERVIÇO
Sempre Vivas Parteiras
Onde: Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 18 – Carmo, Olinda)
Quando: 23 de novembro, às 19h
Quanto: Entrada franca

Comments (0)