IRB abre no feriado

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quarta-feira, 14 de novembro de 2007


Neste feriado de 15 de Novembro são muitas as opções de lazer no Recife para quem não quer pegar a estrada. O Instituto Ricardo Brennand é uma delas. O complexo cultural estará aberto normalmente à visitação do público desta quinta-feira até domingo (15 à 18/11), das 13h às 17h.

Na pinacoteca, estão expostas as mostras permanentes de Frans Post e o Brasil Holandês, uma exposição de pintores viajantes, com mais de duzentas obras, entre óleos, gravuras e desenhos, que retratam as paisagens do Recife, Olinda, Rio de Janeiro, Porto de Santos e Salvador, no século XIX e início do século XX.

O julgamento de Nicolau Fouquet, superintendente de Finanças do reinado do Rei Sol, Luís XIV, retratado por 48 esculturas de cera em tamanho natural e a exposição de peças sacras, também podem ser conferidas neste espaço.

No Castelo São João, estão expostas a valiosa coleção de armas brancas, a mais completa do país nas mãos de um colecionador particular, adquirida ao longo de 50 anos pelo empresário e fundador do IRB, Ricardo Brennand. São mais de cinco mil peças, de diversas procedências, que representam históricos testemunhais das artes da guerra e caça, em seis séculos. Além das armas, o Castelo acolhe armaduras humanas e de animais, além de telas orientalistas, peças arqueológicas e arquitetônicas.

O IRB é integrado pelo Museu Castelo, Pinacoteca e uma biblioteca, que, apesar de ainda não estar aberta ao público, têm recebido, mediante agendamento, grupos de estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais interessados no raro acervo do espaço. O local conta com coleções de autores consagrados como Gilberto Freyre e Rui Barbosa e de livros raros de arte, história, arquitetura e literatura.

Os jardins do museu são um capítulo à parte, pois acolhem uma infinidade de obras de artes. A réplica da escultura o Pensador de August Rodin, "A Dama e o Cavalo" de Fernando Botero, o hipopótamo e dois rinocerontes da escultora Sônia Eblig e uma leoa confeccionada em bronze patinado pelo escultor mineiro Leopoldo Martins são algumas das obras de arte encontradas na área externa.



SERVIÇO:

Instituto Ricardo Brennand- Engenho São João, s/n, na Várzea( Alameda Antônio Brennand- Continuação da Rua Professor Luiz Freire, próximo ao Cefet)

Quanto: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (idosos, estudantes, professores e crianças até 7 anos portando documento de identificação);

Informações: (81) 2121-0352

Comments (0)