Informando

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Policiais Punidos

O Comando da Polícia Militar anunciou a prisão administrativa de dois militares por suposto envolvimento na facilitação da fuga de um detento pela porta da frente do Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna, o Cotel, em Abreu e Lima no último domingo.

O cabo Gilvan Martins da Silva e o soldado José Abílio da Silva ficarão detidos por, pelo menos, 72 horas nos batalhões e serão alvo de sindicâncias para apurar o caso. Eles estavam à disposição da segurança da unidade prisional no dia da ocorrência.

A prisão ocorreu depois da divulgação de imagens do circuito interno de TV do Cotel pela Secretaria-Executiva de Ressocialização . Nas imagens, o detento Jurandir José da Silva, de 29 anos, aparece conversando com um soldado da PM, que reforçava a guarda na prisão. Logo em seguida, o detento e o PM entram num quarto onde funciona a armaria da unidade.

Jurandir coloca um objeto num armário e deixa o local rapidamente. Depois, o preso entra na fila de visitantes, pega a carteira de identidade e é liberado para sair normalmente. Antes de ser liberado pelo policial, um detento esbarra em Jurandir e o cumprimenta.

O secretário-executivo de Ressocialização, Humberto Viana, informou que aCorregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social vai instaurar procedimento para apurar a conduta do policial.

E tem mais

As imagens flagram outras irregularidades. Vários presos se misturam aos policiais numa área restrita para quem trabalha na prisão. As imagens detectam também o momento em que o soldado permite a entrada de vários alimentos por um acesso restrito a advogados e promotores. Outros policiais podem estar envolvidos nesse esquema. Já com relação ao preso Jurandir, ele foi detido por agentes da Polícia Civil no dia 14 de novembro deste ano por porte ilegal de arma.

E por falar em imagens...

As do circuito interno de vídeo do Imip, flagraram a mulher que levou um recém-nascido, de apenas três dias de vida, sem autorização dos pais. Aprincipal suspeita de cometer o crime aparece caminhando pelos corredores da maternidade ao lado da mãe do bebê, a cortadora de cana Maria Alves da Silva,de 43 anos.

A chefia de segurança do Imip informou que elas são nítidas e mostram a criminosa. Em depoimento à polícia, a trabalhadora rural descreveu a mulher que levou seu filho, como sendo “magra, baixa com 1,65 mde altura, de quadril largo, cabelos pretos na altura dos ombros, olhos escuros e pele preta.

Maria Alves contou que a suspeita teria seidentificado como acompanhante de outra paciente e aproveitou a ida dela aobanheiro para levar o bebê. Moradora de Jaqueira, na Mata Sul do Estado, ela veio ao Imip porque enfrentava uma gravidez de risco.

Mudança no trânsito

A inauguração da iluminação natalina do prédio da Assembléia Legislativa dePernambuco, provocará mudanças no trânsito da área, no início da noite de hoje. Entre as 18h30 e as 19h30, a Rua da Aurora será interditada entre asRuas Princesa Isabel e João Lira, para que a população possa acompanhar oevento que será realizado no Palácio Joaquim Nabuco, sede do PoderLegislativo do Estado. A CTTU montará três barreiras e designará 20 agentesde trânsito para orientar os motoristas.

E a decoração?

Este ano, a decoração será patrocinada por uma empresa de telefonia e não trará custos aos cofres da Assembléia Legislativa. Quarenta canhões com filtros de cor e refletores computadorizados proporcionarão a alternância de tonalidades na fachada do palácio. Além disso, lâmpadas especiais iluminarão a cúpula do prédio, projetando imagens de estrelas piscando. Toda a energia necessária será fornecida por um gerador.

Para hoje está programa também uma cantata natalina com a participaçãoda Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, do Coral Vozes de Pernambuco, além de outras atrações musicais. Mais de 300 cadeiras serão espalhadas emfrente ao palácio para acomodar servidores, parlamentares e os convidados.

Com informações de Carlos Miguel
Repórte da Rádio Clube am 720

Comments (0)