Foi chantegeando que ele venceu!

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Os estudantes que ocupavam a reitoria da UFPE desde o dia 26/10,no dia de ontem, quarta(14), decidiram desocupar o prédio, mesmo sem nenhum acordo com o reitor, professor Amaro Lins.
O que os estudantes estavam propondo com o ato de protesto, foi uma convocação da comunidade acadêmica pra se fazer um discussão sobre realmente o que é o REUNI. Enquanto esperavam um posicionamento da Reitoria, eles continuaram ocupando, sem ter resposta. Durante todos esses 20 dias na ocupação aconteceram manifestações culturais e debates sobre os posicionamentos em relação ao REUNI, e o Reitor apenas falava bem do projeto e não fazia discussões, não existia debate. Não tomava uma providencia. Ah, claro! A não ser tentar de qualquer forma "apagar a luz do protesto"

Durante o periodo de ocupação, houve uma tentiva de reintegração de posse, sem êxito. Os estudantes permaneceram. De uma forma muito estranha o sistema de comunicação virtual da universidade deu uma "pane", até então, muito esquisita. Esquisitissima! Funcionários ficaram sem receber, com o argumento de que, a reitoria estava sendo ocupada e, evetualmente, não poderiam receber o salário. E a outra chantagem foi o corte das bolsas-estudantis.
Todas as ações correspondem, simplesmente, à uma forma de colocar contra o protesto um parcela dos estudantes e os funcionários que, até o momento, não entendem o REUNI e nem sabe porque foi votado às escondidas. Um forma de chantegear clara!

Os estudantes decidiram, acharam melhor, desistirem de ocupar, apenas. A luta pelo debate sobre o REUNI ainda continua. Os jovens continuam pelos centros universitários divulgando o que eles tanto defederam, enquanto estavam ocupando a reitoria: organizar o debate sobre a proposta do reitor que, por mais que ele diga que seja perfeita, necessita de um debate preciso.
Necessita ser esclarecido e a comunidade acadêmica precisa também ser ouvida.


Afonso Bezerra

Comments (0)