Ferreira Gullar ganha Jabuti 2007

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quinta-feira, 1 de novembro de 2007


O grande poeta Ferreira Gullar reuniu em “RESMUNGOS”, uma série de crônicas, publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, durante todo o ano de 2005. Com seus belos Resmungos, o resultado não poderia ser diferente: poeta ganhou o premio Jabuti deste ano. Junto com ele os inventores da enciclopédia conteporanea da América Latina e Caribe “ Latinoamericana” (Emir Sader, Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile)


O POETA...

O maranhense José Ribamar Ferreira ou, para os íntimos de sua escrita poética, Ferreira Gullar, nasceu no dia 10 de setembro de 1930. Nascido e criado na capital, São Luis, foi o quarto filho dos onze que dona Alzira Ribeiro Goulart teve com seu Newton Ferreira. O princípio dos estudos foi no Jardim Decroli, 1937. Como todos, o poeta aprendeu errando. Um aluno meio que desgostoso com os estudos acabou fugindo das aulas particulares. Um certo dia uma redação foi pedida pela professora, ele obteve nota 9,5, e só não veio 10 por conta de erros de escrita. Foi nesse momento que Gullar se interessou pelos estudos da gramática. O mesmo texto foi seu primeiro material publicado em um jornal. O amor pela poesia surgiu com uma paixão pela vizinha. Quando descobriu que a amava, Ferreira se exilou ao seu quarto e trancafiou-se com os livros.

Com recursos próprios em 1948 lança seu primeiro livro: "Um pouco acima do chão". O poeta também foi radialista. Perdeu o emprego quando se negou a ler uma nota em que constava a informação que baderneiros e comunistas teriam matado um homem no comício de Adhemar Barros. Ferreira teria presenciado a cena e viu que, nenhum militante comunista, movera uma palha contra o homem. Perde o emprego, mas ingressa na política. Tempos depois teve vários artigos publicados em jornais, revistas, até chegar ao ano de 2005 e publicar seus RESMUSNGOS e levar o JABUTI 2007.


O Prêmio...


O prêmio Jabuti é o concurso mais prestigiado de Literatura no país. Editoras renomadas inscrevem nomes de grandes obras cobiçando a estatueta. O Ano de 2007 marcou a 49° edição do prêmio. Um dos pontos mais interessante do concurso é a sua abrangência: Não só figuras famosas da escrita disputam o prêmio. Participam também grandes colaboradores, tradutores e por fim passando pela ilustração e a capa.

Por Afonso Bezerra

Do Jornal Cultural -PE

Comments (0)