E agora, Guerra?

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on terça-feira, 27 de novembro de 2007

Nesta segunda-feira, o programa “Roda Viva” da TV Cultura entrevistou o senador Sérgio Guerra, novo presidente do PSDB.

. O Conversa Afiada quis saber o que Sergio Guerra achava da declaração racista e preconceituosa do ex-presidente Fernando Henrique sobre o Presidente Lula. (Clique aqui ) para ler o que FHC disse.

. Pergunta original da repórter Daniela Paixão do Conversa Afiada, transmita por telefone à produção do programa “Roda Viva”: “O ex-Presidente Fernando Henrique disse que o Presidente Lula não sabe falar bem o Português e despreza a própria educação. O senhor concorda com essa declaração?

Leia o que foi ao ar no “Roda Viva”:

Paulo Markun – Senador, as perguntas são as mesmas. Daniela Paixão de São Paulo e Marcos da Silva, de Mauá, São Paulo. O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso deu a entender que o atual Presidente Lula não sabe falar bem o Português. O que senhor acha dessa declaração? O senhor concorda? E o Marcos ainda acrescenta que a declaração é preconceituosa e englobaria o fato de o Presidente não ter educação suficiente para governar o país.

Sérgio Guerra – O Presidente Fernando Henrique é um cara moderno, não tem nada de preconceituoso, absolutamente aberto. Que o Presidente não fala um bom Português todos nós sabemos, mas ele é um grande homem público, eu tenho a maior admiração por ele e respeito. Não tem nada a ver.

Paulo Markun – Mas o senhor concorda com a declaração do Presidente (FHC)?

Sérgio Guerra – Ele não disse isso não, mas que o Presidente Lula não fala um bom Português, todos nós concordamos. Não quer dizer que isso o diminui, de forma alguma.

. Quando terminou o programa, Daniela Paixão conseguiu se aproximar do senador Sérgio Guerra, na saída do estúdio, e repetiu a pergunta. A resposta de Sérgio Guerra foi diferente daquela que ele deu ao vivo, minutos antes.


Leia a pergunta e a resposta, no diálogo depois do programa:

Daniela Paixão – Em relação até a uma das perguntas que foi feita para o senhor aí dentro, sobre uma declaração do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso que disse que o Presidente Lula não sabe falar bem o Português e despreza a própria educação. O senhor subscreve o que o ex-Presidente Fernando Henrique falou?

Sérgio Guerra – O Presidente não disse isso, primeiro. Segundo, não disse que o Presidente não sabia falar mal (sic) o Português e nem tampouco (sic) que ele... como é? Despreza...

Daniela Paixão – A própria educação...

Sérgio Guerra – A própria educação. Ele disse que o nosso partido presta atenção à educação, nosso partido cultiva a educação, desenvolve a educação e tem quadros educados e que não faz sentido que ninguém pretenda não prestar atenção à sua própria educação e à educação do seu povo. Enfim, uma atitude geral de um grande estadista que é o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Nada de preconceito, que ele não é disso.

Daniela Paixão – Então o senhor acha que não foi uma maneira de chamar o Presidente Lula de analfabeto?

Sérgio Guerra – O Presidente Lula tem vários defeitos. Não é analfabeto, claro que não é. Ele, evidentemente, não fala um Português brilhante. Esse é outro assunto. Mas ele é um grande líder sul-americano, um grande líder do mundo e um grande líder brasileiro. Eu sei disso e o Presidente Fernando Henrique também.

Conversa afiada

Comments (0)