Com todo o gás

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Hoje faz uma semana que o petebista, José Múcio Monteiro, assumiu o cargo de ministro das relações institucionais do governo Lula. Elogios não faltam. A escolha do presidente Lula, ao optar por Zé Múcio, fez muita gente aplaudir e confirmar: Agora ele acertou! Experiência no ramo, ao escolhido, não falta. José Múcio foi um grande articulador político no congresso, sempre construindo pontes, de forma polida e sempre respeitosa com todos os personagens da Câmara dos Deputados. Oposição e governo são só aplausos.

O histórico do ministro é interessante. Iniciou carreira política na Arena, como vice-prefeito e depois prefeito da cidade de Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco. Foi presidente da Celpe e depois secretário de transportes, no governo de Roberto Magalhães. Sua atuação nessa pasta, em constante contato com os prefeitos de todas as regiões o credenciou para ser o candidato, agora já do PDS, à sucessão do Dr. Roberto com o aval de Marco Maciel e Cia Ltda. A eleição se deu em 1986 e o seu concorrente foi o "mito" Miguel Arraes de Alencar. Era a disputa do novo contra o velho. Pela história política do nosso estado, na época, o novo tinha 70 anos (Dr. Arraes) e o velho 36 anos de idade (Zé Múcio).

Múcio perdeu a eleição, mas ele mesmo reconhece que todos os mandatos que conquistou depois se devem tão somente a sua disputa com Arraes em 1986. Nos anos 90, com a chegada de Jarbas Vasconcelos ao Palácio do Campo das Princesas, foi um dos primeiros a deixar o barco da situação. Saiu do PFL, foi buscar abrigo no PSDB e logo depois filiou-se ao PTB onde está até hoje e, por este partido, tornou-se líder do governo na Câmara e, agora ministro.

Venha ai uma semana de alta exposição do ministro José Múcio. Desta vez serão nas inserções estaduais do programa do PTB. Mas, o que nós pernambucanos esperamos, é uma boa atuação do nosso conterrâneo e que ele tome como impulso essa artilharia de elogios, usando-a para desempenhar um bom papel. Como um bom articulador político, tem tudo em mãos para trazer resultados positivos, com frutos para o bom desenvolvimento da sociedade brasileira e em particular para nossa terra.

Afonso Bezerra

Comments (0)