Bom dia!

0

Posted by Ciro Bezerra | Posted on quarta-feira, 31 de outubro de 2007


Que dia é hoje?

Hoje é quarta-feira, dia 31 de outubro de 2007. É dia das Bruxas, do Protestante, da Reforma Protestante, de Sabá de Beltrane, Mundial do Comissário de Vôo, Mundial e Internacional da Economia, Mundial da Poupança.

Pra você refletir

"O problema não é inventar. É ser inventado hora após hora e nunca ficar pronta nossa edição convincente."
Carlos Drummond de Andrade

Os fatos marcantes

1517
O teólogo alemão Martinho Lutero pendurou nas portas do palácio de Wittenberg suas 95 teses, consideradas o marco do início da reforme protestante na Europa.

1952
A primeira bomba de hidrogênio foi detonada pelos Estados Unidos nas ilhas Marshall, no atol Eniwetok, região do Pacífico.

1954
A Frente para a Libertação Nacional da Argélia começou a revolução contra a dominação francesa. A independência só seria conquistada em 1962.

1956
Inglaterra e França mandaram tropas para o Canal de Suez, para retomar o canal, nacionalizado pelo Egito.

1968
O presidente Lyndon Johnson, dos Estados Unidos, ordenou o cessar-fogo no norte do Vietnã, concentrando as tropas no sul do país. A guerra terminaria em 1975.

1974
Os Estados Unidos, a Inglaterra e a França vetaram o pedido de expulsão da África do Sul da Organização das Nações Unidas por causa do apartheid, o regime de segregação racial.

1979
Fernando Gabeira, jornalista, lançou o livro O que é isso, companheiro?, que se tornou filme e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

1982
João Paulo II foi o primeiro papa a visitar a Espanha. Ele condenou o divórcio, o aborto e os métodos contraceptivos artificiais.

1984
Indira Gandhi, a primeira-ministra da Índia, foi assassinada por dois guarda-costas, em represália ao ataque contra um templo sagrado.

1993
Morreu, aos 73 anos, o cineasta italiano Federico Fellini, que dirigiu E la nave va e As noites de Cabíria, entre outros.

1996
Um Fokker 100 da TAM caiu logo após decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, destruindo casas e matando 99 pessoas.

2002
A estudante Suzane Louise von Richthofen matou com golpes de barras de ferro seus pais na casa onde moravam, em São Paulo. Seu namorado e o irmão dele participaram do crime, que foi motivado por uma suposta oposição do casal ao relacionamento da filha.

Abençoados

Hoje o dia é abençoado por São Wolfgang e Santo Afonso Rodriguez

Wolfgang nasceu na Suávia, no ano de 924. Foi professor, monge e bispo, exercendo grande influência na corte dos sacros imperadores romanos. Distribuidor de esmolas, morreu, em 994, na cidade de Puppingen. Durante um culto em sua homenagem, em Regensburg, aconteceram curas milagrosas para problemas estomacais. Afonso Rodriguez nasceu em Palma de Majorca, na Espanha. Jesuíta e confessor, preparou Pedro Claver, que seria o apóstolo dos escravos negros. Morreu em 1617.

Nasceram no dia de hoje

Carlos Drummond de Andrade, escritor (1902), falecido em 17/8/1987
Dunga, jogador de futebol (1963)
Marcelo Duarte, jornalista e escritor (1964)
Nossa amiga Aline Miranda, jornalista da Diretoria de Rádio da Prefeitura do Recife, também está aniversariando hoje e paga tudo no Quintal do Lima, logo mais à noite.

Comments (0)